Quarta, 27 Março 2019 19:02

Programa de Combate ao Tabagismo é retomado pela Secretaria de Saúde de Itamarandiba

As reuniões são conduzidas por profissionais ligados a área da saúde; tais como: médicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos.

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), reiniciou, na segunda quinzena de março, as reuniões voltadas a apoiar fumantes itamarandibanos que queiram combater e/ou reduzir o consumo de tabaco e seus derivados.

Em Itamarandiba, o Programa de Combate ao Tabagismo é coordenado por profissionais ligados à área da saúde; estes desenvolvem ações que permitem resultados satisfatórios ao fim do processo. Fazem parte da metodologia de trabalho: consulta médica com apoio medicamentoso, avaliação e atendimento odontológico, avaliação com enfermeira e apoio psicológico.

Os encontros terão 08 sessões com duração de 01 hora e serão realizados todas as quintas-feiras no Polo UAB, a partir das 18 horas.

As reuniões acontecem todas as quintas-feiras, às 18:00 horas, no Polo UAB, e são abertas a todos os tabagistas que desejam parar de fumar ou que possuem indicação médica. Ao todo são realizadas oito (08) sessões, de uma hora cada, as quais são ministradas por uma equipe multidisciplinar composta pelos profissionais: o médico, Henrique Marski, enfermeira, Priscila Lemos, psicóloga, Joyce Oliveira, nutricionista, Olga Araújo, fisioterapeuta, Anelisa Alves, dentista, Vanessa Resende, e a educadora física, Daniela Barroso.

Os grupos, formados por até 20 pessoas de diferentes idades e de ambos os sexos, são criados a cada seis (06) meses; sendo que, o primeiro grupo já se encontra em andamento. Interessados em participar do Programa de Combate ao Tabagismo devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e preencher a ficha de cadastro. Isto feito basta aguardar; pois tão logo haja vagas o interessado será contatado.

Última modificação em Segunda, 08 Abril 2019 15:12
  • Image
  • Text
  • Additional info