Quinta, 26 Julho 2018 14:16

Prefeitura de Itamarandiba entrega 81 tablets para Agentes Comunitários de Saúde

Os aparelhos já estão em posse de todos os agentes que atendem a população de Itamarandiba. Além de extinguir fichas de papel, o investimento visa melhorar as condições de trabalho e agilizar o atendimento aos usuários.

A prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na tarde de quarta-feira, 25/07, a entrega de 81 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. A solenidade de oficialização de distribuição dos aparelhos foi realizada no Plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, secretário municipal de saúde, Antônio Andrade, coordenadora da atenção primária, Luciana Piovezan, coordenadora do centro de especialidades municipal, Herícia Lima, gestora de média complexidade da saúde, Alda Alves e vários profissionais ligados à área da saúde de Itamarandiba.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando, os aparelhos agilizarão o atendimento aos usuários e trará aos ACS’s maior confiabilidade na execução dos trabalhos. O prefeito destacou, ainda, a importância que os agentes comunitários possuem dentro de um sistema que visa levar e aprimorar atendimento de qualidade aos cidadãos. “Na saúde a prevenção é o melhor caminho. Nesse sentido, é explicito que vocês desenvolvem um trabalho fundamental, pois estão diariamente no convívio dos lares alertando e cuidando das pessoas. Esse trabalho a médio e longo prazo surte ótimos resultados.”, diz.

Prefeito Luiz Fernando, secretário de saúde de Itamarandiba, Antônio Andrade, e as coordenadoras, Luciana Piovezan e Herícia Lima, marcaram presença na solenidade de entrega dos 81 tablets aos ACS’s do município.

Os tablets foram adquiridos ao custo aproximado de 70 mil reais, valor custeado pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), e foram repassados a todos os agentes que atendem a população da zona urbana e das comunidades do interior do município. O secretário de saúde de Itamarandiba, Antônio Andrade, enfatizou este investimento que, segundo ele, objetiva melhorar as condições de trabalho dos ACS’s e completou: “Na esfera da nossa regional, Itamarandiba foi o primeiro município a comprar os tablets e realizar a implantação do sistema. Este é um ganho para toda a população; pois com o aparelho em mãos o agente comunitário vai colher informações de maneira rápida e eficiente; consequentemente os profissionais da saúde terão uma análise mais completa e real de cada paciente.”, comentou Andrade.

Ressaltando que os aparelhos já estão em posse dos ACS’s há cerca de 30 dias, a coordenadora da atenção primária, Luciana Piovezan, argumentou que, além de facilitar o serviço dos agentes, a nova ferramenta de trabalho aboliu gastos com fichas de papel, bem como aniquilou a perda de tempo com preenchimentos de formulários e transferências de dados para o computador.  Piovezan observou, ainda, que as conquistas vão além dessas aquisições; ela enalteceu, por exemplo, a ampliação de serviços básicos nos ESF’s da sede municipal e dos distritos. “Temos empenhado em promover e ofertar grandes benefícios à população de Itamarandiba. Recentemente implantamos consultório odontológico nos ESF’s Dr. José Pavie e 1º de Maio; e disponibilizamos mais 02 salas de vacinas, uma no ESF Dr. Sebastião Gusmão e outra no ESF São Geraldo. Além disso, estamos trabalhando com muito afinco para implantar, em breve, consultório odontológico no ESF do distrito de Santa Joana e sala de vacina no ESF de Penha de França. Essas são melhorias que fazem diferença na vida de muitos itamarandibanos.”, afirmou.

Uso da tecnologia em benefício do cidadão. Esse é o propósito da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde de Itamarandiba ao distribuírem tablets aos 81 ACS’s do município.

Última modificação em Segunda, 27 Agosto 2018 14:55
  • Image
  • Text
  • Additional info