Terça, 24 Abril 2018 18:57

Prefeitura de Itamarandiba e ACIAI aguardam resposta da Aperam BioEnergia quanto a liberação de área para implantação do Distrito Industrial

Prefeito Luiz Fernando e empresários locais estão engajados na implantação do Distrito Industrial de Itamarandiba. Todos acreditam que o empreendimento será alavanca propulsora do desenvolvimento do município itamarandibano.

Sonho antigo de empresários e dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, a criação do Distrito Industrial de Itamarandiba foi tema de mais uma reunião entre o prefeito Luiz Fernando Alves e representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itamarandiba (ACIAI). O encontro aconteceu na segunda-feira (23/04) e dentre os assuntos abordados estava a necessidade de a Aperam BioEnergia se pronunciar, bem como definir os trâmites a serem seguidos na liberação da área para que se dê andamento nas tratativas de implantação do Polo. Pertencente a empresa, a extensão pretendida possui cerca de 80 hectares e está localizada à margem da MG-214, sentido Capelinha.

Informações da ACIAI dão conta de que aproximadamente 60 empresários têm interesse concreto em se instalar no Distrito Industrial; dados esses que reforçam a urgência existente na definição por parte da Aperam BioEnergia, a qual atua no município itamarandibano há mais de 35 anos.

Segundo o prefeito Luiz Fernando, há cerca de 30 dias, durante reunião com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, gerente de patrimônio, Gilvan Coura, e supervisor administrativo, Raimundo Lima, o Poder Executivo Municipal apresentou à empresa o projeto detalhado do empreendimento que visa alavancar o progresso de Itamarandiba. O prefeito ratificou, ainda, que a planta estrutural é de comum acordo com órgãos de fiscalização e empresários que manifestaram interesse em adquirir áreas no Distrito Industrial. “O local avaliado é o único que possui viabilidade de investimento de infraestrutura completa como água, luz, esgoto, pavimentação e drenagem. Contamos com a sensibilização da Aperam BioEnergia para podermos negociar a transferência da área em preços e condições viáveis; viabilizando assim o empreendimento e o desenvolvimento de Itamarandiba.”.

Área de 80 hectares, nas imediações da MG-214, é a mais adequada para receber infraestrutura completa. Em visita ao local, o Prefeito Luiz Fernando apresenta projeto aos representantes da ACIAI.

Em consonância ao dizeres do chefe do executivo municipal, o presidente da ACIAI, Sr. Vagno Gomes, ressaltou que o processo de implantação do Distrito Industrial de Itamarandiba seguirá as normas técnicas estabelecidas pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMIG). Gomes enalteceu o empenho do poder municipal na busca pela instalação do empreendimento que, segundo ele, será marco histórico para a região. “Não podemos pensar em desenvolvimento industrial sem a construção do Distrito Industrial. Muitas pequenas empresas acabam estagnando seu crescimento por falta de estrutura mínima. A implantação desse Distrito é forma, também, de estimular o empreendedorismo em nossa cidade.”, argumentou.

Presidente da ACIAI, Vagno Gomes, e prefeito Luiz Fernando discutem viabilidade e importância da implantação do Distrito Industrial de Itamarandiba. Cerca de 60 empreendedores locais já manifestaram interesse em se instalarem no Polo.

A edificação do Distrito Industrial de Itamarandiba prevê a instalação de cerca de 50 empresas voltadas a expandir o desenvolvimento do município; sendo elas ligadas aos setores madeireiro, construção civil, alimentício, cerâmico, combustível e prestação de serviços de mecânica pesada. Para tanto, a Prefeitura Municipal tem engajado sistematicamente no processo, inclusive, participando efetivamente de negociações que apresentam condições indispensáveis às ações empreendedoras no local.

Lido 1240 vezes Última modificação em Segunda, 21 Maio 2018 15:15