Segunda, 20 Novembro 2017 06:00

Secretaria de Saúde de Itamarandiba adquire equipamentos para Hospital Municipal

Foram investidos aproximadamente 150 mil reais na compra de modernos aparelhos para a unidade hospitalar. Além de mais conforto e segurança aos pacientes, os novos equipamentos garantem melhores condições de trabalho ao corpo clínico do H.M.G.F.G.

Ao valor de R$ 149.700,00, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Luis Tibé, junto ao Fundo Nacional da Saúde, adquiriu 01 monitor multiparâmetros, 01 cardiotocógrafo, 01 ultrassom diagnóstico e 23 poltronas hospitalares. Os novos equipamentos foram repassados ao Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra (H.M.G.F.G) na primeira quinzena de novembro e tem feito grande diferença no momento de a instituição prestar os serviços médico-hospitalares, principalmente nos atendimentos de urgências e emergências.

Além da compra do monitor multiparâmetros, que mostra, simultaneamente, a frequência cardíaca com o traçado de eletrocardiograma, a saturação de oxigênio, a capnografia, a pressão arterial, a temperatura e a frequência respiratória do paciente, a aquisição dos outros aparelhos, também, foi motivo de comemoração por parte do corpo clínico do Hospital Municipal.

Com o cardiotocógrafo, o ginecologista/obstetra, Dr. Geraldo Rodrigues, pode avaliar, com mais tranquilidade, o desempenho pulmonar ou qualquer outro distúrbio respiratório do recém-nascido. O aparelho oferta maior segurança dentro da obstetrícia.

O ginecologista e obstetra, Dr. Geraldo Rodrigues de Araújo, por exemplo, argumentou que a chegada dos aparelhos trouxe tranquilidade e maior segurança aos profissionais que lidam constantemente com as adversidades comuns ao dia a dia do Hospital. O médico enalteceu, principalmente, a compra do cardiotocógrafo; com o qual, segundo ele, já foi possível realizar, em Itamarandiba, alguns partos considerados delicados, visto que o equipamento permite fazer a cardiotocografia anteparto e intraparto; dando assim ao médico a oportunidade de decidir o que fazer com o bebê. “Com o cardiotocógrafo é possível ver se o feto está reativo ou não; se ele tem algum comprometimento cerebral ou não. E isso nos dá 48 horas de tranquilidade, tempo para tentar induzir um parto ou avaliar se pode esperar mais alguma coisa. Graças a chegada desse aparelho houve casos de bebês que já saíram bem daqui, sem precisar que os transferíssemos para Diamantina.”, explicou Dr. Geraldo.

Ao enfatizar que a Prefeitura de Itamarandiba tem trabalhado exaustivamente para garantir serviços de qualidade à população, o secretário municipal de Saúde, Cledimar Ferreira Alves, que juntamente com a direção do H.M.G.F.G se empenhou na compra dos novos equipamentos, ressaltou a importância da aquisição de aparelhos modernos para a unidade hospitalar e fez questão de agradecer o deputado Luis Tibé pela cooperação na ação. “Investimos na compra de equipamentos que além de mais conforto e segurança aos pacientes, garantem melhores condições de trabalho ao corpo clínico do Hospital Municipal. É nesse intuito de buscar sempre o melhor que registro aqui nossa gratidão ao deputado Luis Tibé pela parceria e comprometimento com as causas da saúde de Itamarandiba.”, diz Alves.

O médico, Dr. Elimarcius Lacerda Costa, diretora administrativa do H.M.G.F.G, Alcione Guimarães Moraes e o secretário municipal de Saúde, Cledimar Ferreira Alves, demonstraram grande contentamento com a aquisição de novos aparelhos para o Hospital Municipal.

Última modificação em Quarta, 06 Dezembro 2017 13:58
  • Image
  • Text
  • Additional info