Quinta, 20 Julho 2017 13:33

Aluno da Escola Municipal, comunidade de Mandingueiro, conquista medalha e classificação para etapa estadual do JEMG/2017

Em competição que reuniu cidades das regiões do Vale do Jequitinhonha, Norte e Central de Minas Gerais, Itamarandiba foi representada com brilhantíssimo, na modalidade xadrez, pelos alunos das Escolas: Estadual São João Batista e Municipal Joaquim Moreira Pereira, respectivamente, Sharles Gomes, Higor Nunes e Daniel de Azevedo. Esses jovens são motivo de orgulho para Itamarandiba e toda comunidade escolar do município.  Em competição que reuniu cidades das regiões do Vale do Jequitinhonha, Norte e Central de Minas Gerais, Itamarandiba foi representada com brilhantíssimo, na modalidade xadrez, pelos alunos das Escolas: Estadual São João Batista e Municipal Joaquim Moreira Pereira, respectivamente, Sharles Gomes, Higor Nunes e Daniel de Azevedo. Esses jovens são motivo de orgulho para Itamarandiba e toda comunidade escolar do município.

O aluno-atleta, Daniel de Azevedo, teve no professor, Fábio Alves, grande incentivador. A parceria rendeu ao jovem a medalha de bronze, modalidade xadrez, na etapa regional do JEMG realizada na cidade de Montes Claros. O resultado credenciou Daniel a disputar a etapa estadual da competição.

Após fazerem bonito na modalidade xadrez na etapa microrregional, competição realizada em Itamarandiba no mês de maio, os alunos-atletas Sharles Gomes Ferreira, da Escola Estadual São João Batista (sede municipal), Daniel de Azevedo Cordeiro e Higor Nunes Correia, ambos da Escola Municipal Joaquim Moreira Pereira (comunidade de Mandingueiro), representaram Itamarandiba na etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2017). Tal fase, realizada em Montes Claros no período de 10 a 15 de julho, abrangeu todas as cidades do norte mineiro, algumas da região central e do Vale do Jequitinhonha.

Apesar de a modalidade xadrez ser desconhecida em nossa região, nossos competidores se destacaram na disputa; o aluno Daniel de Azevedo, por exemplo, venceu quatro partidas e perdeu apenas uma, justamente para o campeão de seu módulo. O ótimo desempenho não deu a Daniel o vice-campeonato por conta do critério de pontos obtidos por seu concorrente; entretanto, rendeu a ele a medalha de bronze e consequentemente a classificação para a etapa estadual do JEMG/2017, a ser realizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Os três estudantes estiveram na competição acompanhados pelo professor regente de educação física, Fábio Alves Correia. O docente revelou que a equipe escolar “Joaquim Moreira Pereira” acreditou muito no potencial de seus alunos-atletas e juntamente com toda a comunidade festeja esta grande conquista. “Foi uma vitória magistral que mostrará o quão especiais são os alunos provenientes desta terra e o quanto são dedicados e principalmente o quanto podem ir longe. Nesse momento de alegria não podemos esquecer-nos de agradecer muito a Prefeitura de Itamarandiba pelo apoio concedido a equipe de xadrez.”, diz.

O gerente municipal de esportes de Itamarandiba, Vinicius Mota Lima, fez questão de enaltecer o desempenho dos três itamarandibanos na competição regional e se diz entusiasmado e confiante no sucesso do jovem Daniel na etapa estadual. E para que novas medalhas cheguem à Itamarandiba, Lima assegurou que a Prefeitura, através da Divisão de Esportes, dará o apoio necessário aos membros da delegação que representarão o município na próxima fase da competição. “Estamos empenhados em valorizar o esporte e nossos jovens. Vemos nos Jogos Escolares de Minas Gerais ferramenta essencial nesse projeto de valorização; e foi nesse sentido que trouxemos pela primeira vez na história a etapa microrregional do JEMG ao nosso município, apoiamos e demos suporte aos competidores na etapa regional e com certeza estaremos aptos a ajudar na etapa estadual também.”, afirmou.

Classificação alunos-atletas de Itamarandiba, modalidade xadrez, JEMG/2017, etapa regional Montes Claros:

• Daniel de Azevedo Cordeiro = 3º colocado módulo I (classificado para etapa estadual)
  • Higor Nunes Correia = 11º colocado módulo II
  • Sharles Gomes Ferreira = 13º colocado módulo II