Quinta, 04 Maio 2017 19:28

Secretaria de Saúde de Itamarandiba promove encontros de apoio no combate ao tabagismo

Fumantes de Itamarandiba têm na Secretaria Municipal de Saúde grande aliada na luta contra o vício do cigarro. Reuniões com grupos de dependentes do tabaco acontecem semanalmente na Câmara Municipal.

Com intuito de prevenir e apoiar os fumantes no combate ao tabagismo, a Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na segunda quinzena de abril, encontros com grupos de dependentes do tabaco, principal substância encontrada no cigarro.

As reuniões, promovidas por todas as unidades de saúde do município, possuem 04 sessões, uma em cada semana; posteriormente acontecerão, com os participantes que se mantêm assíduos desde o início do programa, encontros de manutenção quinzenalmente. Todas as reuniões acontecem às 18:00 horas na Câmara Municipal de Itamarandiba; o interessado em participar dos próximos grupos deve procurar a unidade de saúde de sua comunidade e manifestar a vontade de parar de fumar. Feito isso, será feita uma avaliação que possibilite o conhecimento do grau de dependência e demais patologias de cada participante.

Enfatizando que dois encontros já foram realizados e que os próximos serão nos dias 10 e 17 de maio (quarta-feira), a coordenadora do projeto, enfermeira Luciana Piovezan Fernandes, explicou ser de extrema importância que o paciente tenha uma presença assídua nas reuniões e que siga fielmente as orientações dadas pelos profissionais de saúde. “Atualmente está acontecendo o primeiro grupo antitabagismo do ano. O tratamento baseia-se em reuniões semanais com diversos profissionais, sendo enfermeiras, psicólogos, nutricionistas entre outros. Os medicamentos são disponibilizados para os pacientes que estão inscritos no programa antitabagismo e que frequenta todas as reuniões.”, explicou a coordenadora Luciana.

Saiba mais:

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta sejam fumantes.

Está comprovado que o tabagismo é responsável por 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer no pulmão, 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral) e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia).

Outras doenças que podem ter seu risco de ocorrência aumentado em decorrência do tabagismo destacam-se: hipertensão, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, entre outras. (Fonte portalsaude)

Última modificação em Quarta, 17 Maio 2017 14:40
  • Image
  • Text