AMAJE E UFVJM reforçam parceria e discutem estratégias em prol do desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha

Comitiva liderada pelo presidente da AMAJE, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, foi recebida pelo reitor da UFVJM, Sr. Gilciano Saraiva.  Em reunião, discutiu-se a necessidade da criação de um plano de desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha.

O reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Sr. Gilciano Saraiva Nogueira, recebeu, na última terça-feira (25/04), na sala de reuniões da instituição, em Diamantina, vários prefeitos ligados à Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE).

A comitiva, liderada pelo presidente da Associação, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves (PTdoB), foi formada pelos prefeitos Orlando Cordeiro (PDT), de Aricanduva;  Carlinhos Barbosa (PTB), de Turmalina; João Dumont (PSDB), de São Gonçalo do Rio Preto; Nivaldo Moraes “Nico” (PSDB), de Carbonita; Gonçalo Valdivino Pereira “Teco” (PT), de Datas; José Marcos Alves Guimarães (PMDB), de Couto de Magalhães de Minas; e Ricardo Rocha (PSDB), de Felício dos Santos. A reunião foi acompanhada, também, pelo Assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais da UFVJM, Sr. Cássio de Jesus Cardoso; responsável pela pasta denominada "Projeto Espaço dos Municípios", organizadora dessa mobilização.

Com objetivo de alavancar possíveis parcerias e debater ações que viabilizem estudos nas áreas da silvicultura, fruticultura, produção leiteira, dentre outras; o encontro serviu para que o reitor, Gilciano Saraiva, apresentasse aos chefes do executivo o projeto de parceria entre a universidade e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) que será lançado em breve.

De acordo com ele, tal parceria fará com que o IFNMG e UFVJM trabalhem de forma organizada, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e a transformação social nas regiões de abrangência das instituições – Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e regiões norte e noroeste de Minas.

Reunião teve por objetivo unir AMAJE e UFVJM. Parceria deve buscar alternativas que viabilizem estudos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos municípios jequitinhonhenses.

Para tanto, o reitor defendeu que os municípios façam projetos traçando um plano de desenvolvimento de abrangência regional e completou: “A partir de demandas geradas pelos municípios, as instituições trabalharão para integrar as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão, a fim de potencializar os recursos para atendê-las.”, diz.

O presidente da AMAJE, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, realçou o compromisso da instituição na busca constante pela valorização do Vale do Jequitinhonha no cenário político e reiterou que a união dos prefeitos é primordial para que os municípios jequitinhonhenses possam colher grandes benefícios. “A verdade é que precisamos unir forças para cobrar dos nossos deputados e dos Governos Estadual e Federal mais atenção às demandas da nossa região. Ao propor nos ajudar na área da pesquisa e outras mais, a UFVJM está fazendo a parte dela. Caberá a nós levarmos os tais estudos e mostrarmos aos deputados e governantes as nossas potencialidades. No entanto, para isso é preciso entender que não há força política sem união.”, argumentou o presidente.

Presidente da AMAJE, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, alertou quanto à importância da união dos municípios. Para ele, o Vale do Jequitinhonha merece e precisa ter maior atenção dos Governos Estadual e Federal.

Todos os prefeitos participantes tiveram a oportunidade de se expressarem e contribuíram com o sucesso do encontro. Ao final foi proposto que os municípios criem grupos de trabalhos, estes auxiliados por pesquisadores da universidade, para que se faça levantamento de demandas, estudos de viabilidade e potencial da região. Com data a ser definida, o próximo encontro contará com a participação de professores e pesquisadores da UFVJM.

Mais nesta categoria: « Prefeito Municipal Vice-prefeito »