Sexta, 31 Março 2017 19:39

Meninos já podem receber vacina contra HPV em Itamarandiba

O Ministério da Saúde promoveu, nesse ano, mudanças significativas no calendário nacional de vacinação. Dentre as novidades para 2017 está a inclusão da imunização de adolescentes do sexo masculino contra o vírus HPV. Antes somente meninas eram vacinadas. O esquema compõe-se de duas doses, aplicadas em um intervalo de 06 meses.

Em Itamarandiba, os meninos de 12 e 13 anos já podem receber a vacina que está disponível nas unidades de saúde de todo o município. Entretanto, apesar de nesse momento o foco da vacinação estar direcionado aos meninos, é extremamente importante e necessário que meninas de 09 a 11 anos, também, procurem os postos de saúde e se vacinem; como alertou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Itamarandiba, Sra. Eliane de Paula, que aproveitou, ainda, para lembrar aos pais e jovens que a Meningocócica C é outra vacina disponível aos adolescentes itamarandibanos.  “Os rapazes são integrantes de um grupo que até então não fazia parte da imunização contra o HPV; por isso estamos com campanhas específicas a eles, porém as meninas com idade de 09, 10 e 11 anos devem ser vacinadas. Além disso, jovens de 12 e 13 anos podem receber, em nossas unidades de saúde, a dose da Meningocócica C. Lembrando que prevenir é sempre o melhor caminho.”.

De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária para a imunização de jovens masculinos contra o vírus HPV será modificada gradativamente até o ano de 2020, quando a vacina passará a ser disponibilizada para meninos de idade compreendida entre 09 e 13 anos. A estratégia visa reforçar a proteção aos homens contra os cânceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais, além de contribuir para redução do câncer de colo de útero entre as mulheres.

Última modificação em Quarta, 19 Abril 2017 17:59
  • Image
  • Text
  • Additional info