Segunda, 20 Março 2017 18:58

Prefeitura de Itamarandiba inicia mutirão de limpeza nos bairros de Itamarandiba

A Prefeitura de Itamarandiba deu início, nesta segunda-feira (20/03), o mutirão de limpeza pelos bairros da cidade. A força-tarefa, liderada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Obras, Viação e Serviços Urbanos, começou pelo bairro São Geraldo e tem por objetivo combater a proliferação do Aedes Aegypti; mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, bem como erradicar animais peçonhentos e roedores tais como: escorpiões, aranha, cobras, ratos e etc.

Lembrando que a megaoperação de limpeza será realizada por bairro, começando pelo São Geraldo, da Rua Carbonita pra cima, que corresponde a área de abrangência do ESF Dr. Sebastião Gusmão, para em seguida ser feita as ruas Florianópolis pra baixo, que corresponde ao ESF São Geraldo, o secretário municipal de obras, viação e serviços urbanos, Eurípedes Mendes, o popular Coco, alertou a população para que fique atenda quanto ao calendário de execução dos trabalhos e pediu: “Ao finalizarmos o bairro São Geraldo vamos deslocar toda a equipe para o bairro Fazendinha. Os demais bairros serão avisados com antecedência, sendo assim pedimos aos moradores para não colocarem entulhos nas ruas até que seja anunciado o cronograma de cada bairro/rua.”, diz.

Para que o mutirão alcance o resultado desejado, a Prefeitura vai disponibilizar caçambas que, respeitando um cronograma preestabelecido, irão recolher os resíduos em todos os bairros. Entretanto, apesar do empenho da equipe dos servidores municipais, é importante salientar que o êxodo da ação depende da participação e envolvimento dos moradores de toda a cidade; os quais deverão retirar de seus quintais todos os recipientes que possam acumular água e remover entulhos e sujeiras que servem de esconderijo para aracnídeos e permitem a propagação de animais perigosos.

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, esteve no bairro São Geraldo acompanhando de perto os trabalhos dos servidores municipais nessa megaoperação e aproveitou para ajudar na distribuição do informativo intitulado “Cartilha do Cidadão”. Dentre outros relevantes assuntos, o livreto traz orientações quanto à limpeza de lotes, coleta de lixo e entulhos, como ajudar a preservar o verde e a usar de forma correta as calçadas. “Os agentes de saúde estão passando nas residências orientando a população e entregando essa cartilha explicativa contendo várias informações. Já servidores e maquinários do setor de Obras estão recolhendo os entulhos pelas ruas da cidade.”, comentou o prefeito.

Essa megaoperação servirá, também, para elucidar aos cidadãos quanto a necessidade e importância de uma ação rápida quanto a sujeira que se encontra na cidade e, ainda, esclarecer ao cidadão que após essa varredura, a Prefeitura Municipal fechará o cerco a todos aqueles que descumprirem as Leis do Código de Postura do Município de Itamarandiba. O fiscal de posturas fiscalizará e todas as penalidades previstas em Lei serão aplicadas.

Última modificação em Quinta, 06 Abril 2017 13:03