Quinta, 12 Janeiro 2017 00:00

Secretaria Municipal de Saúde dá início à imunização contra Febre Amarela nas comunidades rurais de Itamarandiba

- As vacinas estarão disponíveis, em um primeiro momento, nas Unidades de Saúde da zona rural. -

Levando em consideração o alerta divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em decorrência dos casos investigados de febre amarela em regiões de Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Saúde de Itamarandiba, através da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica, começou hoje, 12 de janeiro, a disponibilizar, no município itamarandibano, a vacina contra a febre amarela.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Cledimar Ferreira Alves, em um primeiro momento a vacinação será realizada em comunidades da zona rural do município. “Devido a maior probabilidade de incidência da doença na região de Padre João Afonso, daremos início à imunização nesse distrito e de comunidades vizinhas através da ESF’s do lugar.”, argumentou.

Contudo, o Secretário faz questão de tranquilizar a população de Itamarandiba e assegura que no município não há caso positivo notificado para febre amarela há mais de 10 anos. “É importante salientar que nosso município não tem casos da doença. O procedimento de vacinação é de prevenção uma vez que, nos últimos dias, 23 casos suspeitos da febre amarela silvestre foram notificados em cidades mineiras.”, afirmou Cledimar.

A Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica possui 600 doses da vacina e nos próximos dias a vacinação se estenderá às demais localidades do município. Para ser vacinado o cidadão deve comparecer às Unidades de Saúde portando cartão de vacina e cartão do SUS. Vale ressaltar que quem tem mais de duas doses não precisa vacinar e quem tem mais de 60 anos é importante que se faça avaliação médica.

Última modificação em Segunda, 23 Janeiro 2017 13:48
  • Image
  • Text
  • Additional info