Durante encontro, o prefeito anunciou que 42 famílias da região de Mandingueiro, cerca de 150 pessoas, serão beneficiadas com o Plano Municipal de Abastecimento de Água.

 

Ontem, 13 de novembro, membros do Comitê de Assuntos Estratégicos da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Mandingueiro e Adjacências (APRUMAN) estiveram no gabinete da Prefeitura Municipal para reunião com o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves.

O encontro serviu para que representantes da Associação levassem ao poder executivo as demandas da região de Mandingueiro, em especial reivindicar a implantação de um sistema de abastecimento de água na comunidade; a qual, segundo a presidente da APRUMAN, Sra. Marivone Nerci Chaves, tem sofrido com este problema há mais de duas décadas. “Nós precisamos e muito que o poder municipal olhe com carinho para nossa região; principalmente quanto a situação do abastecimento de água que há mais ou menos 20 anos é o que mais incomoda a população. Sabemos que existe esforço por parte da Atual Administração e temos a esperança de que alguns entraves serão sanados.”, argumentou ela.

Atento aos pedidos, o prefeito Luiz Fernando se mostrou solícito às reivindicações e se comprometeu a solucionar o problema, inclusive, já colocando Mandingueiro no Plano Municipal de Abastecimento; projeto este que tem por objetivo ofertar a população, em especial da zona rural, mecanismos que amenizam os transtornos causados com a falta de água. “Pedimos e foi feito um levantamento junto aos moradores da região de Mandingueiro. São 42 famílias, 152 pessoas para ser mais exato, que sofrem com a escassez de água nas imediações dessa comunidade. E para levarmos água a cada um deles vamos fazer aproximadamente 4 quilômetros de rede de distribuição. Trabalho este que pedimos a cooperação da Associação e de seus membros.”, diz Alves.   

O prefeito lembrou, ainda, que para implantar o Plano Municipal de Abastecimento a Prefeitura já adquiriu, com recurso próprio, 13.200 unidades de canos, de diferentes espessuras, e 20 caixas d’águas, de 5 e 10 mil litros.

Além do prefeito Luiz Fernando e representantes da APRUMAN, participaram, também, da reunião o gestor municipal de agropecuária, Herculano Campos Gusmão, a presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, Lourdes Gomes Vieira e os vereadores Márcio Morais, Vicentinho Mecânico, Claudinei Fernandes e Heli Nunes,

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Além de lideranças políticas de Itamarandiba, encontro, realizado em Belo Horizonte, contou com a participação de centenas de prefeitos e vereadores, vice-prefeitos, deputados federais e estaduais. Os três senadores mineiros não compareceram.

 

Na última segunda-feira, 06 de novembro, mais de 300 prefeitos mineiros estiveram em Belo Horizonte onde participaram de encontro com a bancada mineira do Congresso Nacional para discutirem a situação financeira dos municípios do Estado de Minas Gerais. Participaram do encontro 301 prefeitos, 211 vereadores, 17 vice-prefeitos, 13 deputados federais e seis deputados estaduais. Os três senadores mineiros não compareceram.

Itamarandiba se fez presente com uma comitiva, liderada pelo prefeito Luiz Fernando Alves, composta pelos vereadores Lourdes Gomes, Claudinei Fernandes, Heli Nunes, Delei do Contrato, Juvenal Pedreiro, Vicentinho Mecânico, Valdir Bispo, Márcio Morais, Eduardo Moreira, Douglas Gandra e Mauro Gaspar.

Realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o principal objetivo da reunião é a cobrança, junto aos parlamentares, para que o presidente da república, Michel Temer, edite uma Medida Provisória destinando emergencialmente um Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) na ordem de 4 bilhões de reais. De acordo com o prefeito Luiz Fernando, isso constituiria um aumento de receita de aproximadamente 1 milhão de reais para Itamarandiba. “Esses valores, se realmente forem conseguidos, vão ajudar no pagamento do 13º salário e quitação de fornecedores. Em 2016 Itamarandiba recebeu mais de 2 milhões de reais da Repatriação de Recursos e esse ano recebemos apenas 54 mil reais. Isso significa que em 2016 o município recebeu mais recursos próprios do que em 2017.”, desabafou Alves.

Mais de 70% dos 853 municípios mineiros não vão conseguir arcar com o 13º salário dos funcionários. A solução seria o pagamento, por parte do Governo Federal, de um Auxílio Financeiro aos Municípios no valor de 4 bilhões de reais.

 

Ainda foram discutidos assuntos relacionados aos débitos dos governos Estadual e Federal com os municípios. Segundo a AMM, o Governo do Estado deve aos municípios parcelas do ICMS, do Transporte Escolar e de convênios da saúde; tais repasses somam quase 2 bilhões de reais de dívidas junto às municipalidades mineiras. Já o Governo Federal não atualiza os programas federais há anos, gerando prejuízos principalmente nos segmentos da Saúde, Educação e Assistência Social, uma vez que as Prefeituras não conseguem suprir a demanda com os poucos recursos recebidos.

Outra preocupação levantada pelos prefeitos presentes ao evento é quanto ao pagamento do 13º salário do funcionalismo público municipal. Muitos garantem estar à beira de um colapso financeiro e não sabem como vão pagar o salário extra. “Levantamentos recentes apontam que mais de 70% dos municípios mineiros tem dificuldades para o pagamento de salários e fornecedores. Em alguns municípios temos atrasos de dois a três meses de salários, e o índice de gastos com pessoal supera a 60%.”, relatou um dos prefeitos participantes.

Ainda dentro das reivindicações de socorro às cidades mineiras, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoverá no dia 22 de novembro, em Brasília, uma mobilização nacional de prefeitos, o qual visa pressionar o Governo de Michel Temer a atender o pleito municipalista.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba  

Vencimento com 50% de desconto seria para o final de outubro. Agora, o pagamento pode ser feito até o dia 30 de novembro.

 

O prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Itamarandiba, ano 2017, foi prorrogado. A medida adotada pela Prefeitura visa incentivar e proporcionar maior economia para os moradores itamarandibanos. A parcela com desconto de 50% pode ser quitada até o dia 30 de novembro, do corrente ano. O vencimento, com tal desconto, seria até, terça-feira, 31 de outubro.

As guias de pagamento podem ser retiradas no Departamento de Tributos do Município, das 07:00 às 16:00 horas, situado à Rua Tabelião Andrade, 205; imóvel da Prefeitura Municipal.

IPTU 2017, você contribui a cidade cresce!

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Itamarandiba foi representada por nove profissionais da educação. Todos eles integrantes do Curso de Capacitação: “A prática pedagógica nos municípios mineiros do Alto Vale do Jequitinhonha”.

 

Na segunda quinzena de outubro, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino de Itamarandiba estiveram em Diamantina para participarem do 1º Congresso Nacional em Educação. Promovido pela primeira vez no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, o evento de tema “A Escola e suas Múltiplas Interfaces”, teve por objetivo refletir sobre a educação nacional e suas várias interfaces e divulgar análises e estudos do Programa PPGED – formação de professor da educação básica - Mestrado profissional.

A presença de profissionais da Educação de Itamarandiba no evento só foi possível graças a parceria existente entre Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Prefeitura. A coordenadora, Eliane Pires, uma das integrantes da comitiva itamarandibana no Congresso, enalteceu o encontro e destacou a postura da Secretaria Municipal de Educação que, segunda ela, demonstra reconhecer a importância do envolvimento de seus servidores em ações que permitem a evolução e desenvolvimento educacional da rede de ensino de Itamarandiba. “Foi um grande aprendizado! Discutimos vários assuntos; dentre eles, as novas políticas públicas e as tendências pedagógicas inovadoras como a inclusão digital, letramento e outros mais. Tenho a plena convicção que o evento nos proporcionou conhecimentos que serão aplicados na comunidade escolar do nosso município.”, relatou Pires.

Palestras acerca da educação nacional e suas várias interfaces nortearam o Congresso realizado pela UFVJM e PPGED.

 

Realizado pela UFVJM e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), o 1º Congresso Nacional em Educação contou com a participação de municípios de todo o território brasileiro, incluindo Itamarandiba, que enviou nove profissionais da educação; os quais são integrantes do Curso de Capacitação: “A prática pedagógica nos municípios mineiros do Alto Vale do Jequitinhonha”.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Encontros a serem realizados nos dias 06 e 22 de novembro, em Belo Horizonte e Brasília; respectivamente, dominaram a pauta de reunião entre prefeito Luiz Fernando e lideranças da Confederação Nacional de Municípios e Associação Mineira de Municípios.

 

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, recebeu, no dia 25 de outubro, no Gabinete da Prefeitura Municipal, a visita do ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), hoje consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Sr. Ângelo Roncalli que juntamente com o controlador interno da AMM, Sr. Rodrigo Lázaro, e o relações públicas da CNM, Sr. Marciley Araújo, vieram ao município para uma reunião de cordialidade e cumprimento de agenda.

Durante a visita, prefeito e representantes das instituições discutiram as prioridades do município itamarandibano que serão apresentadas durante encontro com os deputados federais e senadores da bancada mineira no dia 06 de novembro, em Belo Horizonte. Além disso, discutiram acerca da mobilização pela pauta prioritária municipalista preparada para acontecer no dia 22 de novembro, em Brasília.

Segundo o consultor da CNM, Ângelo Roncalli, o ato a ser realizado na capital do Brasil tem a finalidade de pressionar o Congresso Nacional e os Governos Estadual e Federal a reverem algumas ações que vão ao encontro aos interesses dos municípios brasileiros. Nesse sentido, o prefeito Luiz Fernando, argumentou ser extremamente necessário e importante que gestores municipais e demais lideranças de entidades estaduais e regionais municipalistas estejam engajados nessa luta. “Temos muito o que pleitear no encontro com a bancada mineira, bem como reivindicar, junto à União, Governo do Estado e Congresso Nacional, ações que possam amenizar os problemas das municipalidades do país. Levantamos a bandeira, sabemos dos desafios mas, não iremos desistir da causa que dentre as reivindicações estão: o pagamento da parcela do FPM, adequação dos custos reais dos programas federais que acabam por sobrecarregar os municípios, aprovação da PEC 212/2016 – precatórios, aprovação do novo valor dos royalties da mineração, pagamento da dívida do transporte escolar, regularização dos pagamentos do ICMS e FUNDEB, adequação  a cobrança do ISS e melhorias na arrecadação.”, ressaltou o prefeito.

 

Ernane Frois

Ascom - Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Com recursos do próprio município, a pavimentação da Avenida Dois, bairro São Geraldo, começará nos próximos dias e beneficiará cerca de 300 moradores.

 

A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Obras, vai iniciar, nos próximos dias, os trabalhos para pavimentação asfáltica na Avenida Dois, situada no bairro São Geraldo. A excelente notícia foi confirmada pelo prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves, durante reunião realizada com os moradores locais na tarde de quarta-feira, 18 de outubro. Além do prefeito, participaram do encontro o vice-prefeito, Lete Monteiro, secretários municipais, vereadores e moradores das imediações.

A obra, que consistirá na execução de serviços de limpeza, cascalhamento, compactação e consequentemente de procedimentos para o asfaltamento e assentamento dos meios-fios e concretagem da sarjeta, terá aproximadamente 1.600 m² de área executada ao longo de 400 metros de via.   

O prefeito Luiz Fernando fez questão de levar a boa nova aos moradores da Avenida Dois. Ele informou, ainda, que outras Ruas das imediações, também, receberão pavimentação.

 

De acordo com o prefeito Luiz Fernando, a pavimentação da Avenida Dois será executada com recursos do próprio município e vai beneficiar cerca de 100 famílias que há anos sofrem com a falta de infraestrutura no local. Em sua fala, Alves informou que a Prefeitura já projeta levar pavimentação a outras Ruas do bairro e destacou o empenho da equipe de governo e do apoio dos vereadores da base para que serviços, como o da Avenida Dois, possam sair do papel para se transformarem em realidade. “Em menos de 01 ano de governo já executamos ações que fizeram e fazem toda diferença na vida da população. E o trabalho bem feito só é possível quando encontramos apoio e gente dedicada em fazer o melhor; sendo assim, agradeço o envolvimento dos nossos vereadores e equipe de governo que tem trabalhado com afinco para levar dignidade à nossa gente.”, reconheceu o prefeito.

Durante reunião, que contou com a presença do prefeito, vereadores e secretários municipais, moradores relataram os problemas enfrentados com a falta de infraestrutura na Avenida Dois.

 

O anúncio do calçamento da Avenida Dois foi recebido com muita alegria pelos moradores que, durante a reunião, expuseram os transtornos causados com a falta de infraestrutura do lugar. “Temos que reconhecer e agradecer o prefeito pela benfeitoria que está trazendo pra nós. Certa vez jogaram um pinche, mas, não deram prosseguimento na obra. Agora estamos certos que a poeira, na época da seca, e as grandes valas causadas pelas fortes enxurradas, no período chuvoso, ficarão no passado.”, comemorou um dos moradores presentes na reunião.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

A data de lançamento do Programa Energia Cidadã foi decidida após reunião entre prefeito, vereadores, secretários municipais e representantes da Cemig. O Programa, que prevê a substituição, de graça, de lâmpadas e geladeiras nos domicílios de famílias carentes de Itamarandiba, será apresentado à população no dia 27 de outubro (sexta-feira), às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo Municipal.

 

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com incondicional apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, vai trazer ao município de Itamarandiba o Projeto Energia Cidadã. O Programa que tem por objetivo aproximar a Cemig das comunidades de baixa renda será lançado oficialmente no dia 27 de outubro (sexta-feira), às 18 horas, no Ginásio Poliesportivo; como ficou decidido em recente reunião realizada na Câmara Municipal.

O evento será aberto ao público e além de levar informações sobre o uso seguro e correto da energia elétrica, servirá para esclarecer os procedimentos de seleção das famílias beneficiadas pelo Projeto que visa substituir, de forma gratuita, lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, que consomem menos energia elétrica, e prevê a troca de 108 geladeiras em todo o município.

“Este projeto vai beneficiar inúmeras famílias itamarandibanas. Para tanto, nossa Secretaria e a Cemig realizarão visitas técnicas nas residências dos usuários inscritos no Programa Bolsa Família onde será possível averiguar a real situação das lâmpadas e geladeiras. Uma vez constatada a necessidade, a Cemig fará a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED e trocará geladeiras precárias por novas e mais econômicas. Esse trabalho se estenderá a todo o município.”, explicou o secretário municipal de desenvolvimento e assistência social, Alexandre Milton de Andrade.

Ao trazer o Projeto Energia Cidadã para Itamarandiba, a Cemig almeja proporcionar aos moradores uma redução considerável no consumo de energia elétrica, o que resultará em uma boa economia no orçamento doméstico.

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, assinou, na data de 09/10/2017, o Decreto de nº 4147 que determina ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 13 de outubro de 2017, próxima sexta-feira. A medida leva em consideração o feriado nacional do dia 12 de outubro, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal torna público que tanto no dia 12 quanto no dia 13 de outubro, do corrente ano, não haverá expediente por parte da instituição. Conforme reza o documento, a medida visa conter despesas com bens e serviços; entretanto a determinação não se aplica aos órgãos que desenvolvem atividades que, por sua natureza ou em razão do serviço público, tornam indispensável a sua continuidade, a exemplo coleta de lixo urbano e setores da área da saúde e educação.

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Os coordenadores do grupo, Murilo Francilino e Valdeci Damasceno, receberam das mãos da gerente municipal de cultura, Leda Rabelo, sapatos e uniformes que serão usados pelo grupo nas apresentações realizadas na cidade e nas comunidades do interior do município.

 

A pedido do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, a gerente municipal de cultura, Leda Rabelo, esteve, no último sábado (07/10), no bairro Fazendinha para repassar ao grupo “Marujada Nossa Senhora do Rosário” uniformes doados pela Prefeitura Municipal e calçados sociais que foram arrecadados por meio de campanha solidária promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Participante assíduo das apresentações realizadas pelo grupo em festas culturais, tanto na sede municipal quanto nas comunidades do interior do município; o servidor público, Valdeci Damasceno, é um dos atuais coordenadores da “Marujada Nossa Senhora do Rosário”. Ao receber a doação, ele afirmou que a chegada das vestimentas projetará, ainda mais, o ânimo dos membros do grupo que possui mais de 30 anos de existência e tradição.  “São três décadas de muita dedicação, fé e lutas para mantermos vivas nossas raízes. Tudo que aqui chega, quando doado de coração, é motivo de alegria e nos dá a sensação de que vale a pena persistir. Somos gratos ao prefeito Luiz e sua equipe de trabalho que se mostraram antenados às nossas necessidades e nos doou esse kit que será de grande utilidade para cada um de nós.”, reconheceu Damasceno.   

A Marujada Nossa Senhora do Rosário foi fundada há 30 anos e manter viva a tradição e os costumes têm sido uma das marcas do grupo.

A gerente de cultura, Leda Rabelo, por sua vez, comentou que valorizar as tradições culturais de Itamarandiba é um dever que tem sido levado a sério pela Atual Administração Municipal. Nesse sentido, Rabelo reafirmou o compromisso da Prefeitura em apoiar todos os grupos que resguardam a memória cultural do município itamarandibano. "A Nova Gestão tem atenção especial voltada às questões culturais da nossa municipalidade. Buscamos incentivar e demonstrar às pessoas a importância de valorizar e preservar o que temos de belo, como os grupos folclóricos e as tradições itamarandibanas. Entendemos que assim a participação da comunidade possa ocorrer por meio da sensibilização e mobilização.”, diz.

Formada por crianças, jovens e adultos; sendo sua maioria moradores do bairro Fazendinha, a Marujada Nossa Senhora do Rosário ajuda a escrever a rica história cultural do povo itamarandibano.

 

A cada peça oferecida o contentamento reluzia na face dos marujos. Ao terminar a entrega a “Marujada Nossa Senhora do Rosário” fez questão de promover uma apresentação que demonstrava toda a gratidão do grupo pela doação recebida.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Com a chegada de mais uma ambulância o SAMU – Base Itamarandiba passará a contar com dois veículos para realizar o atendimento de urgência e emergência no município.

 

A Prefeitura de Itamarandiba recebeu, na manhã do dia 06 de outubro, uma nova ambulância para o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município.  Com mais essa ambulância, o SAMU – Base Itamarandiba passa a contar com dois veículos que facilitarão na condução de pacientes e ofertarão melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde que prestam socorro.

O veículo foi entregue pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência Macro Nordeste/Jequitinhonha (Cisnorje), prefeito de Cachoeira do Pajeú,  Humberto Tolentino Pereira, ao prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, que no decorrer da solenidade, realizada na Câmara Municipal, ressaltou o relevante trabalho desenvolvido pela equipe do SAMU e fez questão de parabenizar, em especial, a equipe lotada na Base Itamarandiba.

Nesse contexto, o prefeito itamarandibano argumentou que a chegada de mais uma ambulância ao município vai aprimorar a estrutura já existente beneficiando assim, um atendimento mais rápido e qualificado; como tem que ser por se tratar de uma situação de urgência e emergência. “A partir de hoje teremos não uma, mas duas ambulâncias atendendo o SAMU de Itamarandiba. Esse benefício é de importância considerável, visto que o atendimento ao cidadão do nosso município será mais ágil.”, diz.

Prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, e membro da equipe do SAMU/Itamarandiba recebem das mãos do presidente do Cisnorje, Humberto Tolentino, as chaves da nova ambulância.

 

O chefe do executivo observou, ainda, que a conquista de mais uma ambulância é promessa cumprida pelo governador Pimentel, que ao visitar o município em ocasião dos Fóruns Regionais de Governo de Minas, havia comunicado a vinda de tal automóvel para suprir a demanda da região. “A realização do 11° encontro dos Fóruns Regionais em nossa cidade já nos oferta alguns frutos. A prova está na chegada de mais essa ambulância que será instrumento de salvação de vidas e de amenização de dor.”, analisou.

Já o presidente do Cisnorje, Humberto Tolentino, argumentou que o consórcio tem se esforçado para garantir à população norte e jequitinhonhense um atendimento digno e eficaz. Lembrando que o Governo do Estado e as Prefeituras têm sido parceiros fiéis, ele aproveitou para comunicar que o Cisnorje possui ambicioso projeto que visa a conquista de uma aeronave para a base geral do SAMU, instalada em Teófilo Otoni. “Estou muito feliz em entregar essa ambulância para o SAMU – Base Itamarandiba. Esse veículo, tenho certeza, será de grande valia para que a equipe possa estar mais próxima e ajudando cada vez mais as pessoas. Lembrando que ela atenderá a população daqui e de outros municípios que fazem parte da Base Itamarandiba.”, afirmou.   

A solenidade de entrega da nova ambulância aconteceu na Câmara Municipal de Itamarandiba e contou com a presença de autoridades políticas, servidores municipais e sociedade civil.

 

Além do prefeito itamarandibano e do presidente do Cisnorje; fizeram-se presente, também, à solenidade o vice-prefeito de Itamarandiba, Lete Monteiro, deputado estadual, Durval Ângelo, presidente da Câmara Municipal, Lourdes Gomes, secretário municipal de saúde, Cledimar Alves, secretária executiva do Cisnorje, Maflávia Ferreira, vereadores, secretários municipais, servidores ligados à área da saúde, equipe do SAMU – Base Itamarandiba e sociedade civil.      

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Depois de 30 anos, Sr. Geraldo de Oliveira vê pela primeira vez um trator realizando serviço gratuito em suas terras. A Prefeitura de Itamarandiba custeou a metade dos gastos com a aração dos aproximadamente 1,5 hectares do terreno.

 

A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Agropecuária e Meio Ambiente, elaborou e colocou em prática importante projeto de aração de terras que tem por finalidade beneficiar cerca de 2.000 (duas mil) famílias de produtores rurais do município; as quais irão receber apoio do governo municipal para cultivar as propriedades, tornando-as mais produtivas. 

Com a Prefeitura pagando 50% do serviço contratado, o Programa Municipal de Aração de Terras prevê a disponibilização de 2.000 horas de trator de pneus com grade a serem usadas na preparação de terreno para o plantio de lavoura branca (feijão, milho, arroz, cana, etc), e, ainda, a concessão de 500 horas de retroescavadeira para se construir e limpar bacias de contenções e barraginhas.

Com objetivo de atender cerca de 2 mil famílias de agricultores, a patrulha agrícola é formada por 10 tratores e 01 retroescavadeira. O maquinário atenderá o homem do campo respeitando um cronograma preestabelecido.

 

De acordo com o gestor municipal de agropecuária, Herculano Campos Gusmão, a ação é mais uma iniciativa que comprova o quanto a Atual Gestão visa valorizar o homem do campo e busca alternativas que alavancam a produção rural do município itamarandibano. “O programa se estenderá aos quatro cantos da nossa municipalidade e terá custo viável aos produtores rurais, pois, a Prefeitura vai arcar com a metade das horas acordadas. Lembrando que cada produtor poderá contratar até 04 horas de serviços.”, ressaltou Gusmão.

Os trabalhos de aração de terras tiveram início na manhã do dia 03 de outubro, na Fazenda Santa Rita, região do Quebra Coco. Sob um sol escaldante, o Sr. Geraldo de Oliveira, popular Nego do Chicão, 77 anos, observava de perto o trator que arava cerca de 1,5 hectares da sua propriedade. No local o Sr. Geraldo pretende plantar milho e feijão de seca.

Primeiro produtor a ser contemplado com o Programa, Sr. Geraldo comentou ter contratado a máquina e equipamentos por 02 horas ao valor de 100 reais; o que, segundo ele, seria 200 reais, entretanto a Prefeitura arcará com os outros 100 reais. “Em 30 anos essa é a primeira vez que ganho horas de trator para arar um pedaço de terra. O dinheiro economizado vou usar para comprar adubo e, ainda, vai sobrar um pouquinho.”, comemora.

Ao lançar o Programa Municipal de Aração de Terras, a Prefeitura de Itamarandiba se compromete em custear 50% do serviço contratado pelos produtores da zona rural.

 

Para usufruir do benefício é preciso que o produtor, munido de documentos pessoais e de comprovante de posse do imóvel rural, procure a Secretaria Municipal de Agropecuária. No local o produtor será cadastrado e receberá um boleto, já com o desconto de 50% pagos pela Prefeitura, para ser quitado e apresentado no ato em que o maquinário chegar à sua região.

Considerado o maior projeto agrícola da história do município é certo que o Programa Municipal de Aração de Terras vai gerar grande demanda; sendo assim, a Prefeitura de Itamarandiba, através de criterioso processo de licitação, contratou 10 tratores e 01 retroescavadeira. As patrulhas agrícolas já iniciaram os trabalhos; sendo o trajeto 01 saindo da Fazenda Santa Rita sentido Onça passando por São Felipe, Barbados, Terça, Mandassaia e outros. Trajeto 02 saindo da região Fazendinha sentido Padre João Afonso passando por Ponte Santana, Ribeirão Comprido, Ribeirão Vermelho e outros.   

Quer saber como participar do Programa, qual o cronograma de trabalho e/ou obter outras informações? Basta procurar a Secretaria Municipal de Agropecuária à Praça Afonso Pavie, 120, (ao lado da Igreja do Rosário) ou ligar (38)3521-3184.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba 

 

A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, promoverá o 1º Concurso de Confecção de Árvore de Natal entre as associações de bairros, entidades filantrópicas e escolas municipais, estaduais e da rede privada de Itamarandiba.

A iniciativa visa estimular a criatividade dos participantes na confecção de árvores natalinas de materiais recicláveis para exposição em pontos diversos e Praças da sede municipal e do interior do município de Itamarandiba

As inscrições, gratuitas e que deverão ser efetuadas por representante legal da instituição, serão realizadas no período de 28 de setembro a 16 de outubro de 2017, das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Avenida Fernão Dias, nº 298 – 2º Andar (imóvel do Polo IFNMG/UAB). 
Os participantes vencedores serão premiados da seguinte maneira: 1º Lugar R$ 1.000,00 (mil reais), 2º Lugar: R$ 600,00 (seiscentos reais) e 3º Lugar: R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Para mais informações acesse o Edital do Concurso clicando AQUI 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Pagina 1 de 6

Endereço

Rede Social