O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, usando da competência privativa que lhe confere o art. 66, VI da Lei Orgânica Municipal e demais dispositivos legais aplicáveis a espécie, assinou o decreto de Nº4305/2018, no qual divulgou-se os feriados do decorrer de 2019 e estabeleceu os pontos facultativos na esfera municipal para o mesmo período.

 

Nesse sentido, a Prefeitura de Itamarandiba informa a todos que nos próximos dias 20, 21 e 24 de junho não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Entenda-se:

  • Dia 20/06, quinta-feira = Feriado de Corpus Christi
  • Dia 21/06, sexta-feira = Ponto facultativo
  • Dia 24/06, segunda-feira = Aniversário de Itamarandiba

 

Entretanto, o decreto esclarece, também, que a ordem não se aplica aos serviços e as atividades consideradas de natureza essencial, especialmente na área da saúde, educação e coleta de lixo urbano.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

 

Dia 24 de junho Itamarandiba comemora 344 anos de fundação. Para celebrar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, vai promover uma série de atividades culturais e entretenimento.

 

As comemorações começarão na manhã de sábado, 22, na Praça do Mercado Velho, e se estenderão até a tarde de segunda-feira, dia 24. Nos 03 dias de festa a Prefeitura ofertará aos itamarandibanos e amigos: roda de viola, café cultural, apresentações folclóricas, quadrilha “junina”, shows musicais (Zé Cocada & Banda, DJ Residente, DJ Ygor, Grupo Beco do Samba) competições esportivas (Corrida de Rua e Trilhão), apresentação da Corporação Musical São João batista, Missa em Ação de Graças, Tarde de Louvor e muito mais.

 

Confira a programação completa:

 

Dia 22 de junho (Sábado) – Praça do Mercado Velho

  • 08h00min – Roda de Viola, Café Cultural, Som Mecânico
  • 20h30min – Apresentação Folclórica, Quadrilha com os fiéis da Paróquia São Sebastião
  • 23h30min – Show com Zé Cocada e Banda

 

Dia 23 de junho (Domingo) -

  • 08h00min – Maratona / Corrida de Rua
  • 09h00min – Missa em Ação de Graças
  • 11h00min – Benção aos Trilheiros
  • 11h30min – Trilhão (saída Ginásio Poilesportivo)
  • 13h00min – Show DJ Residente
  • 14h30min – Show com a Banda Beco do Samba
  • 17h00min – DJ Ygor

 

Dia 24 de junho (Segunda-feira) – Praça do Mercado Velho

 

  • 09h00min – Show com DJ Residente
  • 09h30min – Café Cultural com participação especial da Corporação Musical São João Batista
  • 15h00min – Tarde de Louvor

 

Venha, traga sua família! Vocês fazem parte dessa história.   

 

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Jornal/site Itamarandiba Hoje promoverão o Concurso Rainha do Rodeio – Expoita 2019. As inscrições já se encontram abertas e irão até 31 de maio.

Ao contrário de edições passadas, este ano a eleição será em duas etapas; sendo que na 1ª fase a votação será aberta ao público; que escolherá sua candidata preferida via internet. Já na 2ª fase a votação será feita por um corpo de jurados que, levando em consideração uma série de requisitos, dará notas de 00 a 10 (sem frações) para as 05 candidatas melhores colocadas na fase 01.

Vejam o novo regulamento para participação e eleição da Rainha do Rodeio – Expoita 2019:

O Concurso é uma iniciativa de caráter cultural da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, e do Jornal/site Itamarandiba Hoje, sendo aberto a mulheres de idade mínima de 16 anos, completados até 10 de julho de 2019, e que sejam residentes do município de Itamarandiba no mínimo há 06 meses. Para participar do concurso, as candidatas devem estar dispostas a demonstrar sua afinidade com a festa que chega a sua 26ª edição. O objetivo final é eleger 03 garotas que serão coroadas Rainha, Princesa e Madrinha da Expoita 2019. 

 

DAS ETAPAS CLASSIFICATÓRIAS

 

O Concurso Rainha do Rodeio – Expoita 2019 acontecerá no período de 23 de maio a 05 de julho de 2019 – contando da abertura do período de inscrições até a data final com divulgação do resultado.

 

A disputa é realizada em etapas:

  • Período de inscrição (23 a 31 de maio)
  • Votação Internet (10 a 30 de junho)*
  • Votação do corpo de jurados (01 a 04 de julho)**
  • Divulgação do resultado (05 de julho)


*Na votação aberta ao público, via internet, as 05 (cinco) candidatas mais votadas passarão à próxima etapa. As classificadas entrarão na fase seguinte com pontos extras, levando em consideração a colocação final de cada uma.

** A votação realizada por um corpo de jurados levará em consideração uma série de requisitos. Cada jurado avaliará 04 itens e dará notas de 00 a 10 (sem frações) em cada um deles. Ao fim da votação far-se-á a soma das avaliações (fase 01 + fase 02) para se apontar a ordem classificatória das 03 (três) primeiras colocadas; sendo a 1ª recebendo o título de Rainha, a 2ª de Princesa e a 3ª de Madrinha do Rodeio. 

 

Os itens observados pelo corpo de jurados serão:

1º) Beleza facial e corporal

2º) Afinidade com o tema rodeio

3º) Simpatia

4º) Desenvoltura

 

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser efetuadas no período de 23 a 31 de maio de 2019 e somente serão aceitos os cadastros efetuados através das seguintes ferramentas:

  • E- mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Chat online página Itamarandiba Hoje “Facebook”
  • Devem ser enviadas fotos da candidata, documento oficial com foto e comprovante de residência, além do número de telefone para contato.

OBS: Em caso de haver mais de 10 candidatas inscritas caberá a Comissão Julgadora escolher as 10 participantes que irão para a fase de votação popular/internet.

INFORMAÇÕES:

(38) 3521-1381 ou (38) 99805-9105

 

PREMIAÇÃO:
Por ordem classificatória, as candidatas eleitas receberão como prêmio:

1ª colocada (Rainha) = Faixa alusiva ao título, pacote Camarote Open Bar*, ensaio fotográfico com publicação no Jornal Itamarandiba Hoje.   

2ª colocada (Princesa) = Faixa alusiva ao título, pacote Camarote Open Bar*.

3ª colocada (Madrinha) = Faixa alusiva ao título, pacote Camarote Open Bar *.

4ª colocada = Pacote de ingresso pista para Expoita 2019.

5ª colocada = Pacote pista para Expoita 2019.

 

*Caso as eleitas tenham idade inferior à 18 anos, estas não poderão ter acesso ao espaço Camarote Open Bar.

 

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado será divulgado no dia 05 de julho de 2019 via:

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Equipe da instituição não mediu esforços para realizar evento que fosse da grandeza das homenageadas.

 

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria da Consolação Afonsina Gusmão promoveu, no dia 25 de maio, evento para celebrar o Dia das Mães, comemorado no último dia 12. A homenagem às mamães foi um marco na vida escolar da instituição; isso porque este foi o primeiro evento promovido pelo CEMEI, que fora inaugurado em março de 2019.

A festividade contou com a participação de diretores, coordenadores, professores, funcionários, mães de alunos e principalmente crianças; estas foram os grandes protagonistas do dia. Ao todo cerca de 300 pessoas marcaram presença no evento.  

As apresentações das crianças foram o ponto alto do evento dedicado às mães.

 

Sob a orientação do corpo docente, os alunos fizeram apresentações culturais com danças e canções alusivas ao Dia das Mães. Ao final de cada apresentação, os pequenos eram ovacionados pelo público; o semblante orgulhoso denunciava a emoção e alegria de cada mamãe que ali estava.

Uma das coordenadoras do evento, a diretora do CEMEI “Consola Gusmão”, Cleusa Alaíde Sousa, ressaltou a alegria em presenciar a adesão maciça dos familiares dos alunos nas festividades comemorativas ao Dia das Mães. Sousa fez questão, ainda, de registrar sua gratidão aos membros da instituição que, segundo ela, nunca medem esforços para ajudá-la. “Foi tudo muito lindo! É muito gratificante poder prestar homenagem àquelas que são exemplo de dedicação, carinho e amor. Tivemos um dia de pura magia com a presença de inúmeras pessoas e isso só foi possível graças ao engajamento da nossa equipe. Aos colegas do CEMEI faço um agradecimento especial.”, diz.

Inaugurado em março deste ano, o CEMEI recebeu pela 1ª vez um evento em suas dependências. A festividade contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas.

 

Ao findar das homenagens, todos os participantes foram convidados para um momento de confraternização regado a um delicioso chá da tarde e muita alegria.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

A equipe de agentes de combate à endemias do município de Itamarandiba promove trabalho de grande importância para a comunidade. Entretanto, o êxito do serviço depende e muito da colaboração da população.

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), divulgou na tarde de sexta-feira, 24, relatório que aponta número crescente nos casos prováveis de Dengue e Chikungunya no município de Itamarandiba.

Em comparativo a todo o ano de 2018, até a data de 24 de maio de 2019, houve aumento de 08 para 54 casos prováveis das doenças. O confrontamento das informações mostra um assustador acréscimo de 675% das ocorrências; estas têm atingindo todos os bairros da área urbana e algumas localidades da área rural.

Diante desse cenário, a VSA tem intensificado as ações que visam reforçar o combate à proliferação e eliminação dos focos do Aedes aegypti. Para tanto, toda a equipe do Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) passou recentemente por treinamento e capacitação com profissional qualificado do Ministério da Saúde.

 

                    

Dentre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e departamentos de Vigilância em Saúde estão a divulgação de cartilhas educativas que orientam acerca dos cuidados e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

 

O secretário municipal de saúde, Antônio Afonso Andrade, assegura que a equipe de agentes de combate às endemias tem executado suas funções rotineiramente na tentativa de amenizar o problema. Contudo, ele alerta para a necessidade e relevância da colaboração dos moradores nas ações que permitem potencializar os resultados. Segundo ele, sem a participação da população é impossível que se vença a luta contra o Aedes aegypti. “Nosso desafio é grande e a mobilização de toda a sociedade é imprescindível para que tenhamos êxito na luta contra o mosquito causador da Dengue e Chikungunya. Sendo assim, faço um apelo aos moradores de Itamarandiba! Por favor, mantenham seus quintais e lotes limpos, não façam das vias públicas depósitos de lixo e ferro velhos, evitando assim o acúmulo de água parada e aparecimento de novos criadores do mosquito; e principalmente permitam que os agentes de combate às endemias façam o tratamento focal nos imóveis.”, argumentou o secretário.

A coordenadora da VSA, Juciele Rodrigues, explicou que o agravamento da situação é preocupante e lamentou a ação do Ministério da Saúde em fazer o desabastecimento no estoque nacional do inseticida Malathion EW 44%. “Esse produto é fornecido exclusivamente pelo Governo Federal. Mas, devido ao surto de Dengue em todo o estado de Minas Gerais foi informado que não será disponibilizado. Sendo assim, os cuidados e o combate à proliferação do Aedes aegypti devem ser redobrados.”, diz.

A coordenadora ressaltou, ainda, ser extremamente importante que se busque orientação junto às Unidades de Saúde tão logo haja a percepção aos primeiros sintomas das doenças. “O tratamento da Dengue e Chikungunya vai de encontro às ações desenvolvidas para se combater este mau. É através das notificações da ocorrência que conseguimos mapear as áreas endêmicas no nosso município. Além disso, somente o profissional da saúde poderá indicar o melhor tratamento. Todo o procedimento é gratuito, basta que se procure a UBS mais próxima. Lembrem-se: Dengue é um o problema de todos e a solução também!”, alertou Rodrigues.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

O prefeito municipal de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo artigo 66, incisivos VI e artigo 90 da Lei Orgânica do Município decreta luto oficial de 03 (dias) em sinal de profundo pesar pelo falecimento de GERALDO RODRIGUES ARAUJO; médico obstetra e ginecologista que por anos dedicou sua trajetória profissional ao serviço público de saúde do município de Itamarandiba.

Profissionais da saúde e familiares de portadores de deficiência mental participaram, na tarde de hoje, 17 de maio, de uma passeata alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no Brasil no dia 18 de maio. A mobilização visou fomentar um elo entre pacientes e população, bem como despertar na comunidade a importância de se quebrar o preconceito existente em desfavor das pessoas portadoras de distúrbios mentais. Para tanto, além da passeata, os organizadores promoveram, também, uma blitz com a distribuição de kits educativos.

A manifestação, coordenada pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itamarandiba, com apoio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Associação de Usuários, Familiares e Amigos do CAPS, teve como ponto de partida a Praça Tancredo Neves, bairro São Geraldo, com destino final a Praça dos Agricultores, região central da cidade.

 

Durante todo o percurso, os participantes empunharam faixas, distribuíram panfletos e bradaram pela causa dos portadores de deficiência mental, sobretudo as formas de tratamento ofertadas pelo serviço público de saúde. De acordo com o assistente social do CAPS/Itamarandiba, José Carlos de Paula Araujo, o manifesto é realizado em todo o país e busca garantir atendimento humanizado e digno para as pessoas com transtornos mentais. “Essa luta é na busca pela inclusão e convívio na sociedade. É preciso que todos tenham a plena convicção de que trancar não é tratar, que a liberdade é o melhor cuidado! Evocamos a sociedade para essa luta.”, comentou Araujo.

Para mais informações e/ou apoio procure o CAPS/Itamarandiba, situado à Rua Dona Memeca, 154, centro. Telefone: (38)3521-3256.

 Ernane Frois

ASCOM:Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Com grande apoio do prof. Fábio Alves, o estudante de Escola Pública, Luan Azevedo, sagrou-se campeão de xadrez. A conquista é marco histórico para Itamarandiba e para a vida do jovem que mora na zona rural do município, distante da sede municipal cerca de 40 km.

 

O estudante Luan Azevedo, do 8º Ano da Escola Municipal Joaquim Moreira Pereira (EMJMP), comunidade de Mandingueiro, fez história para o município de Itamarandiba ao ser o grande campeão na modalidade xadrez da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), edição 2019. A competição, realizada na cidade de Diamantina, reuniu cerca de 1.500 alunos/atletas de 60 escolas de 20 municípios pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Diamantina. Tais estudantes competiram nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez.  

Desde o início dos embates, o jovem Luan Azevedo despontou como um dos favoritos na conquista de medalhas. A cada jogada ele demonstrava sua capacidade tática, o que aliada a muita concentração e precisão conseguiu vencer todos os seus concorrentes; garantindo assim a medalha de ouro para Itamarandiba.  

O professor de educação física, Fábio Alves Correia, grande apoiador e incentivador do agora campeão Luan, foi lembrado com carinho pelo aluno que fez questão de ressaltar a importância do docente na conquista. “O mérito da etapa 2019 é fruto do acreditar! No 6º ano nosso professor de educação física nos ensinou a jogar xadrez. Em 2018 participei do JEMG e conquistei o 3º lugar, continuei treinando com colegas e em casa com meu irmão que é um grande medalhista. Com eles compartilho esta conquista e agradeço pela ajuda.”, reconheceu.

Envaidecido com as palavras do jovem campeão, o professor Fabio ressaltou a importância dos jogos lúdicos na vida dos estudantes e a felicidade pela medalha de ouro conquistada por seu discípulo. ”É muito prazeroso ter um aluno como o Luan! Ele é bom não só nessa modalidade, mas basicamente em tudo. É humilde, bom aluno, focado, é um grande ser humano.”, exaltou o professor.

O campeão Luan Azevedo recebeu o carinho e o reconhecimento de toda a comunidade escolar. Neste registro ele aparece rompante ao lado da supervisora, Eliane Fernandes dos Santos, e da diretora, Maria de Lourdes Gomes; ambas  profissionais da EMJMP.

 

A vitória histórica de Luan foi motivo de orgulho para a Rede Municipal de Ensino de Itamarandiba e de festa na Escola Municipal Joaquim Moreira Pereira; a qual homenageou o aluno e o professor Fábio Alves, ambos terão para sempre um cantinho especial na memória da instituição.

Destacando que a conquista de Luan Azevedo é motivo de orgulho para toda Itamarandiba e exemplo de dedicação e perseverança, a Secretaria Municipal de Educação reconheceu e valorizou o mérito do aluno. A coordenadora da pasta, Eliane Pires Rodrigues, lembrou que o jovem estudante enfrentou grandes desafios para se consagrar campeão em competição tão relevante no cenário esportivo do Estado de Minas Gerais. “Infelizmente a modalidade xadrez, ainda, é desconhecida em boa parte da nossa região. Contudo, a vitória de um estudante de Escola Pública, morador de uma localidade distante, veio para nos mostrar que esse tabu pode e deverá ser quebrado; principalmente dentro da comunidade escolar. A medalha de ouro do Luan simboliza muito mais que uma conquista! Ela mostra que todo e qualquer sonho é apto de conquista.”, diz.  

O título de campeão na microrregional credenciou o itamarandibano Luan Azevedo a disputar a etapa regional do JEMG. A competição será realizada em local, ainda, a ser definido.

Participaram da etapa microrregional em Diamantina os municípios de: Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Conceição do Mato Dentro, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Minas Novas, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serra Azul de Minas, Serro e Turmalina.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura municipal de Itamarandiba

Sexta, 10 Mai 2019 19:12

Parabéns MAMÃES!

Escrito por

 

Feliz Dia das Mães!

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba, juntamente com suas Secretarias e Departamentos, tem a imensa alegria de felicitar àquelas que têm AMOR perspicaz, absoluto e eterno. Parabéns a todas as mães, em especial as itamarandibanas!

 

 

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itamarandiba (IMSPI) e a Prefeitura de Itamarandiba informam que no período de 08 de maio a 08 de julho de 2019 será realizado o Censo Cadastral Previdenciário dos Servidores Públicos Municipais.

 

O Censo é obrigatório e deve ser feito por todos os titulares de cargo efetivo, aposentados e pensionistas ligados à Prefeitura, Câmara e IMSPI. Estes devem apresentar, no período de 08/05 a 08/07, documentação pessoal na sede do IMSPI; localizado à Rua Tiradentes, 183, centro.

 

A documentação exigida leva em consideração a situação (efetivo, aposentado, pensionista) do servidor; para saber quais documentos apresentar acesse AQUI o Decreto Nº 4190/2018, o qual regulamenta e estabelece normas para a realização do Censo Previdenciário.

 

Para mais informações ligue: (38)3521-1272 

Ministradas por estudantes de medicina, as palestras visam alertar e apresentar a população itamarandibana as medidas preventivas da DDA.

 

Recentemente os moradores de Itamarandiba foram surpreendidos por um surto de diarréia que acometeu principalmente pessoas residentes nos bairros Fazendinha, 1º de Maio e São Geraldo. No intuito de orientar a população quanto aos males e os cuidados a serem tomados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem promovido ações de educação em saúde que alertam para os cuidados preventivos da Doença Diarréica Aguda (DDA).

 

Objetivando neutralizar e/ou amenizar uma possível proliferação do surto em Itamarandiba, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem, 06 de maio, uma série de palestras que têm como público alvo alunos das Escolas Públicas do município. O projeto, supervisionado pelo setor da Atenção Primária da Saúde, tem como palestrantes os acadêmicos do 11º período de medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Isadora Ramires Bahia e Matheus Brum Rodrigues da Costa. Os dois são estagiários do programa de “Internato de Medicina de Família e Comunidade”; do qual a Prefeitura itamarandibana é parceira.

 

As palestras acontecem no período matutino e vespertino e já foram ministradas na E.E. Cel. Jonas Câmara, E.E. Mestre João Silvério, E.E. Prof. Teodorinho Fernandes, E. M. Criança Feliz, E. M. Gente Pequena, E. M. Paraíso Infantil e nas Creches Municipais Cantinho Feliz, Paraíso Infantil e Tatão Araújo.  Sendo; o CESEC Itamarandiba e as Escolas Estaduais São João Batista e Mestra Bezinha Gandra os próximos a receberem as palestras.

 

O secretário municipal de Saúde, Antônio Andrade e a coordenadora da Atenção Primária, Luciana Piovezan, ladeados pelos palestrantes, acadêmicos de medicina da UFVJM, Isadora Ramires e Matheus Brum.

 

Durante os encontros, Isadora Ramires e Matheus Brum argumentam ser extremamente necessário que as pessoas se atentem às medidas preventivas da DDA. Eles aproveitam o momento para darem algumas dicas. “São sugestões bem simples, mas que trazem grandes resultados. Sugerimos, por exemplo, que as pessoas se preocupem com a higiene pessoal, da casa e do ambiente de trabalho, que tomem água fervida e/ou filtrada, que evitem lixeiras nas cozinhas e que cubram bem os alimentos.”, comentou a discente Isadora.

Além das dicas mencionadas pelos palestrantes; é importante frisar que caso alguém esteja com diarreia ela deve evitar locais com grandes aglomerações de pessoas (escolas, empresas, igrejas, clubes etc.). Além disso, devem se atentar para:

  • Ingerir mais líquido que o normal; evitando assim a desidratação;
  • Manter a alimentação, evitando assim a desnutrição;
  • Lavar as mãos com sabão frequentemente, principalmente antes das refeições, após ir ao banheiro, antes de cozinhar e depois de assuar o nariz;
  • Consumir apenas água potável e lavar bem as frutas e vegetais;
  • Evitar compartilhar toalhas, copos e talheres;
  • Redobrar os cuidados com a higiene, principalmente se houver alguém doente em casa.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Atenção!

SÁBADO (04 DE MAIO) É O DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

 

Local: Todas as Unidades de Saúde do Município

Horário: Das 08 às 16 horas

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a toda população que dia 04 de maio, próximo sábado, será realizada em todo o município itamarandibano o Dia D de vacinação contra a Gripe (Influenza). 

 

Nesta data todas as Unidades de Saúde de Itamarandiba, tanto da sede quanto do interior do município, estarão abertas das 08:00 às 16:00 horas para realizar a imunização no maior número de pessoas possível.  

 

Prefeitura de Itamarandiba e Secretaria Municipal de Saúde protegendo nossa gente!

Página 1 de 15

Endereço

Canal de vídeos

Rede Social