Atenção:

Moradores dos bairros: Florestal, Nova Itamarandiba e Centro

De 11 à 22 de setembro

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, comunica a população que o cadastramento e recadastramento do Cadastro Único (Bolsa Família), para as famílias residentes nos Bairros Florestal, Nova Itamarandiba e Centro, começam hoje, segunda-feira (11/09) e vai até o próximo dia 22, sexta-feira. As senhas estão sendo entregues no Setor de Cadastro Único; situado à Rua Primeiro de Maio, n° 16, Centro, próximo à Rodoviária.

Vale lembrar que no ato do cadastro e/ou recadastramento é obrigatório a apresentação do CPF de todos os membros da família.

 

O Governo do Estado de Minas Gerais divulgou a programação geral do Circuito dos Fóruns Regionais do Governo de Minas - Território Alto Jequitinhonha -, a ser realizado em Itamarandiba amanhã, quinta-feira (31/08).

O encontro será aberto ao público e contará com diversas ações de prestação de contas e disponibilização de serviços, como emissão de Carteira de Identidade, distribuição de lâmpadas e outros.  Além disso, o evento terá a ilustre presença do Governador de Minas, Sr. Fernando Pimentel, Secretários de Estado e lideranças políticas de 24 municípios do Território Alto Jequitinhonha. Na ocasião acontecerá a transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para a cidade de Itamarandiba.

Confira a programação oficial clicando AQUI  

A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Educação, informa aos interessados que o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) divulgou o Edital de Nº 278 - SELEÇÃO DE ALUNOS PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA - POLOS UAB. Para o município itamarandibano foram disponibilizadas 40 vagas para o curso de Pedagogia e 50 vagas para Bacharelado em Administração; totalizando assim 90 possibilidades de egressos.

As inscrições serão abertas amanhã (18/08) e poderão ser feitas até o dia 24 de agosto. Elas são GRATUITAS e realizadas exclusivamente mediante o preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado na página do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFNMG (CEAD). Link: http://ead.ifnmg.edu.br/processo_seletivo/view/158

Prefeitura Municipal de Itamarandiba e IFNMG: Parceria que oferta conhecimento à nossa gente!

O evento, a ser realizado de 24 a 26 de agosto, desenvolverá atividades que visam despertar o olhar, o interesse e o engajamento da população para a preservação do patrimônio material e imaterial de Minas Gerais.

 

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG), tem realizado, durante todo o mês de agosto, a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Aproximadamente 640 municípios mineiros participam do evento; dentre eles Itamarandiba que receberá a “Jornada” nos dias 24, 25 e 26 de agosto.

Com vasta programação e atividades que acontecem em todos os territórios regionais, a 6ª Jornada reúne exposições, feiras, apresentações musicais e de teatro, seminários, encontros de grupos e culturas populares, visitas guiadas, publicações e, ainda, ações que se relacionam com a preservação do patrimônio cultural de cada municipalidade participante. Nesse sentido, na cidade itamarandibana foi proposto à realização da 1ª Semana Cultural do Município de Itamarandiba que contará com palestras acerca da Preservação do Patrimônio Público, exposição fotográfica do Patrimônio Histórico de Itamarandiba, roda de viola e apresentações culturais com a participação de escolas e comunidades.

O tema proposto pelos organizadores é "Outros olhares sobre o Patrimônio Cultural" e o objetivo é despertar o olhar, o interesse e o engajamento da população para a preservação do patrimônio material e imaterial de Minas Gerais.

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, é grande parceira do projeto e não tem medido esforços para que o município seja exemplo de valorização, respeito e disseminação do patrimônio cultural e artístico.

Para a gerente de cultura, turismo e patrimônio de Itamarandiba, Leda Aguiar Rabelo, a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, bem como a 1ª Semana Cultural do Município de Itamarandiba são eventos que darão aos itamarandibanos e visitantes a oportunidade de conhecerem a riquíssima diversidade cultural e patrimonial existente na região. “Valorizar a memória cultural local, através das mostras culturais e suas representações na formação da cidadania é fazer valer a nossa identidade.”, disse a gerente.

Vale destacar que as Prefeituras Municipais que aderiram a Jornada e que comprovarem a realização das ações conforme a Deliberação Normativa do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP) terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

A Jornada

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso na França foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.

Nas últimas quatro edições realizadas, 1.500 proponentes promoveram cerca de 3.500 ações abordando diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 500 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural. O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que valoriza as ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.      

Serviço:

Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

Quando: 1º a 31 de agosto de 2017

Onde: em mais de 600 municípios mineiros

Com informações: Agência Minas - http://www.agenciaminas.mg.gov.br/

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba informa que a empresa EXAME AUDITORES & CONSULTORES divulgou, no dia 14 de agosto, o resultado geral (em ordem alfabética) PROCESSO SELETIVO - EDITAL Nº 01/2017.

Para saber se és um dos aprovados clique AQUI

O resultado final (em ordem de classificação) será divulgado até as 14:00 horas do dia 22/08/2017; próxima terça-feira. Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, acesse o Edital normativo, disponível no site http://exameconsultores.com.br/v3/

O Prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, usando da competência privativa que lhe confere o art. 66, VI da Lei Orgânica Municipal e demais dispositivos legais aplicáveis a espécie, considerando que no dia 15 de agosto é feriado em alusão ao “Dia da Assunção de Nossa Senhora, assinou o decreto de Nº4069/2017 que estabelece como ponto facultativo, nas repartições públicas municipais, o dia 14 de agosto.

Sendo assim, a Prefeitura Municipal torna público que nos dias 14 (segunda-feira) e 15 (terça-feira) de agosto de 2017 não haverá expediente por parte da instituição, ressalvados os serviços e as atividades consideradas de natureza essencial, especialmente na área da saúde, educação e coleta de lixo urbano.

 

101 estudantes foram diplomados em Letras Português, Ciências Sociais e Geografia. A cerimônia contou com a presença de autoridades, comunidade acadêmica e familiares dos graduandos.

 

Na noite de quinta-feira (10/08), aconteceu em Itamarandiba a cerimônia de colação de grau de 03 cursos da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) ofertados no Polo UAB/Itamarandiba; no total foram graduados 101 novos profissionais nas áreas de Ciências Sociais, Geografia e Letras Português.

Na solenidade, realizada no Poliesportivo Municipal, familiares e amigos dos alunos lotaram o espaço que contou, ainda, com a presença do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, secretária de educação do município, Érica Canuto Pires, diretor do Centro de Educação a Distância da UNIMONTES, professor Fernando Guilherme Veloso, coordenadora do Polo UAB de Itamarandiba, Glaucia Santos Nunes,  coordenadora do curso de Ciências Sociais, professora Claudia Regina, e da coordenadora do curso de Geografia, professora Priscilla Caires.

Em seu pronunciamento, o prefeito Luiz Fernando parabenizou os graduandos e enfatizou a importância da parceria firmada entre Prefeitura de Itamarandiba e Unimontes. De acordo com ele, tal união é corresponsável pelo desenvolvimento da região, bem como é peça essencial para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária.  “É com enorme alegria que cumprimento os novos graduados. Essa conquista deve ser comemorada e compartilhada com todos os familiares que são, também, merecedores de nossas felicitaçõe; pois para chegarem a essa vitória tenho certeza que cada formando teve o apoio e a compreensão daqueles que os amam. Quero aproveitar esse momento marcante das nossas vidas para dizer que nossa equipe de Governo está engajada na busca de cursos que fortaleçam a educação do município.”, mencionou o chefe do executivo municipal.  

Em consonância com as palavras do prefeito, a coordenadora do Polo UAB/Itamarandiba, Glaucia Santos, comentou se sentir honrado por fazer parte de momento único e tão especial para uma centena de alunos e seus familiares e completou:  “São 101 formandos que hoje se tornam profissionais das áreas de Ciências Sociais,  Letras  Português e Geografia; tenho certeza que serão verdadeiros agentes transformadores. Agradeço a cada um pelo carinho recebido e dizer que o Polo UAB Unimontes de Itamarandiba estará sempre de portas abertas para  recebê-los.".  

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

O evento, realizado na Câmara Municipal, abordou sobre a Política Estadual de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de proteção e prevenção da Saúde do povo brasileiro.

 

No dia 04 de agosto, aconteceu na Câmara Municipal de Itamarandiba, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde; tema: “Vigilância em Saúde Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. O evento realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, teve por objetivo elaborar propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e buscar reconhecer a realidade municipal no que tange às Vigilâncias.

Para explanar acerca do tema proposto, bem como sobre a Política Estadual de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de proteção e prevenção da Saúde do povo brasileiro; os organizadores convidaram e a Conferência contou com grandes palestrantes e mediadores sendo eles: o médico legista, Dr. Gustavo Cardoso, delegada da Delegacia Regional da Mulher, Dra. Kiria Orlandi, médica veterinária e enfermeira, Dra. Denise Pinho Resille, e a representante da Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, fisioterapeuta Raquel Galiciolli.

A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde contou com participação maciça dos servidores municipais ligados à área da saúde. No encontro; médicos, enfermeiros e demais servidores debateram e elaboraram propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde.

 

Além dos ilustres palestrantes a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde contou, também, com a presença do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, secretário municipal de saúde, Cledimar Alves, vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Ciderley Cena, vereadores, alunos da rede de ensino do município, representantes de entidades e órgãos públicos e privados instalados na região e, ainda, médicos, enfermeiros e demais servidores ligados à área da saúde.

Veja fotos de relevante evento clicando AQUI

Ernane Frois

Ascom - Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

“Um dia em sua vida pode salvar uma vida inteira. Seja um doador de medula óssea.

 

A Fundação Hemominas, com imprescindível apoio da Prefeitura de Itamarandiba e Secretaria Municipal de Saúde, estará, nos próximos dias, no município itamarandibano para dar continuidade à Campanha “Doação de medula óssea”.

O cadastro de possíveis doadores será feito no dia 18 de agosto (sexta-feira) a partir das 16:00 horas e no dia 19 de agosto (sábado) a partir das 08:00 horas no imóvel do Polo UAB/Itamarandiba, situado à Avenida Jequitinhonha, 298, bairro Florestal.

Vale destacar que em tais dias será realizada a coleta de sangue comum e não a coleta de medula. Tal material será enviado à Fundação Hemominas para análise de compatibilidade para doação de medula.

Para mais informações basta ligar: (38)3521-3208

Seja um doador de vida. Cadastre-se!

Após averiguarem as ações desenvolvidas nas 34 áreas que compõem a vigilância municipal, os técnicos  da SRS/Diamantina avaliaram positivamente os atendimentos prestados pela Vigilância em Saúde de Itamarandiba, legitimando assim, os atos desenvolvidos no município.

 

A Superintendência Regional de Saúde de Diamantina (SRS/Diamantina), através do departamento de Vigilância, realizou, na última semana de julho, a primeira avaliação das ações da Vigilância em Saúde de Itamarandiba, ano 2017.

Participaram da prática os avaliadores técnicos SRS/Diamantina, Senhores Milton Cosme Ribeiro, Gilberto do Socorro de Paulo e Kesley Duarte de Jesus, que na ocasião analisaram as ações conjuntas promovidas pelas 34 áreas que compõem a vigilância municipal; sendo elas: vigilância sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador e ambiental, e ainda, as áreas de vigilância da situação de saúde e promoção da saúde.

Ao final dos afazeres, os 03 agentes da SRS/Diamantina avaliaram positivamente os atendimentos prestados pela Vigilância em Saúde de Itamarandiba, legitimando assim, as ações desenvolvidas no município.

Os trabalhos dos avaliadores técnicos da SRS/Diamantina foram acompanhados de perto pelo secretário de saúde de Itamarandiba, Cledimar Alves, coordenadoras da vigilância, Eliane de Paula, Cida Costa e Bibiana Dumont, bem como pelas servidoras municipais Regilene de Carvalho, Cristiana da Silva, Flávia Aparecida Freitas e Patrícia Rodrigues; todas elas lotadas nas áreas que passaram por avaliações.

O secretário municipal de saúde, Cledimar Alves, e servidores municipais recepcionaram com alegria os agentes da SRS/Diamantina. O bom desempenho alcançado nas avaliações se deu, segundo o secretário, pelo excelente trabalho desenvolvido por toda a equipe da saúde.

 

Ao ressaltar que as ponderações da SRS/Diamantina servirão de indicadores para que o município possa qualificar e aprimorar, ainda mais, o atendimento nos setores da saúde; o secretário, Cledimar Alves, se mostrou muito feliz com o resultado positivo das avaliações e fez questão de destacar o trabalho desenvolvido em equipe; ato esse, segundo ele, ser o responsável por prestarem um serviço de qualidade à população. “É muito prazeroso ver que nossas ações foram ajuizadas positivamente. Entretanto, nessa conquista devemos destacar o trabalho em equipe, onde em grande parte dessas divisões da vigilância atingimos 100% dos indicadores; isso se dá pelo ambiente harmonioso com que toda equipe trabalha. A cada servidor da Vigilância em Saúde de Itamarandiba deixo os meus parabéns e o meu muito obrigado pela dedicação.”, elogiou o secretário.   

A avaliação das ações da Vigilância em Saúde é realizada a cada 04 meses e objetiva acompanhar a execução de indicadores que buscam melhorar o atendimento e resolução de agravos da saúde pública.

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Pagina 1 de 5

Endereço

Rede Social