A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o resultado do Chamamento Público de Nº 002/2018 já se encontra disponível para visualização.

Foram ofertadas vagas para Auxiliar de Saúde Bucal, Enfermagem nível superior, Enfermagem nível técnico, Farmacêutico e Odontólogo.

Para conferir a lista dos aprovados clique AQUI

 

PUBLICADO POR: DÓRIANN JOSÉ DAMON ALVES DE ABREU

PREFEITURA DE ITAMARANDIBA

 

 

O prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves, assinou no dia de hoje, 11 de junho, o Decreto de nº 4237/2018 que estabelece como ponto facultativo em dias úteis que houver partida oficial da Seleção Brasileira de Futebol em razão da Copa do Mundo FIFA 2018.

O documento institui que o ponto facultativo, nas repartições internas e externas da Prefeitura Municipal, seja da seguinte maneira:

  • Nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira de Futebol ocorrerem no período da manhã, o ponto facultativo incidirá o dia todo.
  • Nos dias em que os jogos da Seleção Brasileira de Futebol ocorrerem no período da tarde, haverá expediente normal das 08:00 às 12:00 horas. Incidindo o ponto facultativo no período da tarde.

 

O Decreto é de abrangência à esfera da administração, autarquias e fundações municipais. Entretanto, a determinação não se aplica aos órgãos que desenvolvem atividades que, por sua natureza ou em razão do serviço público, tornam indispensável a sua continuidade, a exemplo coleta de lixo urbano e setores da área da saúde e educação.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Durante reunião, o prefeito Luiz Fernando afirmou ter dado ordem de serviço para implantação de rede pluvial no bairro. A obra é reivindicação antiga da população e será custeada com recurso próprio.

 

Na noite de ontem, 05/06, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, esteve no bairro São Sebastião para apresentar aos moradores locais as melhorias realizadas em prol da comunidade, bem como para explanar os benefícios que estão por chegar ao bairro.

Realizado na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, o encontro contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, na sua maioria moradores locais. Representantes de classes, vereadores e secretários municipais, também, participaram; inclusive sugerindo ao poder executivo ações que vão de encontro aos anseios dos habitantes do lugar.   

O prefeito Luiz Fernando iniciou a reunião agradecendo o comparecimento maciço da população do bairro e esclarecendo que os encontros com as comunidades, sendo elas da sede municipal ou do interior do município, têm sido uma constância na atual gestão municipal. “Ouvir, trocar experiência, entender e atender as necessidades da população é o que nos permite fazer e trazer o melhor para Itamarandiba. Fico feliz em ver que vocês moradores entendem, também, dessa forma; prova disso é testemunhar esse recinto cheio de homens, mulheres, jovens e adultos.”, diz.

Moradores do bairro São Sebastião compareceram em massa e demonstraram grande contentamento com o anúncio das obras a serem executadas na comunidade.

 

Lembrando que, recentemente, a Prefeitura Municipal realizou o aterramento de uma enorme cratera na Rua Chacrinha, problema este sanado com a utilização de cerca de 400 caminhões de terra, o chefe do executivo municipal informou ter dado a ordem de serviço para construção da rede pluvial na Rua Maria José Souza Barbosa e Rua Reduzino Afonso. Ao valor de 100 mil reais, a obra será custeada com recurso próprio e será iniciada nos próximos dias.

Além disso, o prefeito Luiz Fernando explicou que foi autorizado e concluído o projeto de pavimentação (em bloquetes) de algumas vias do bairro; entretanto, segundo ele, para este serviço a Prefeitura aguarda a liberação de 300 mil reais provenientes de emenda parlamentar. “Assumimos o compromisso e vamos realizar no bairro São Sebastião obras de infraestrutura que terão grande impacto na vida dos moradores. Uma delas é a tão sonhada construção da rede pluvial nas Ruas Maria José Souza Barbosa e Reduzino Afonso, e outra é a pavimentação de ruas da região. A 1ª faremos em 2018 com recursos da própria Prefeitura. Já a 2ª pretendemos realizar no ano 2019 pois, a verba será angariada junto ao governo e/ou algum deputado parceiro. Caso isso não seja possível, estudaremos outra solução.”, afirmou Alves.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

23 caminhoneiros e agentes ligados ao transporte demonstraram desejo em serem cooperados. O segmento luta há mais de 20 anos pela implantação da cooperativa no município itamarandibano.

 

Conhecida como Capital Brasileira do Eucalipto, Itamarandiba tem na silvicultura importante atividade econômica; sendo assim, é compreensível a necessidade e importância de se criar uma cooperativa que possa ir de encontro aos interesses dos transportadores de carvão, madeira e demais derivados do eucalipto. E é nessa tônica que, na tarde da última sexta-feira (01/06), caminhoneiros autônomos e o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, se reuniram, no plenário da Câmara Municipal, para debater a criação da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Itamarandiba e Região.

Durante a reunião todos os presentes tiveram a oportunidade de darem seus depoimentos e sugestões. O prefeito, Luiz Fernando, por exemplo, lembrou que há mais de 20 anos o segmento luta pela implantação da cooperativa e reafirmou o compromisso da Prefeitura itamarandibana em apoiar a criação desta que, segundo ele, será um divisor de águas na vida de muitos caminhoneiros da região. “É com união que se chega ao sucesso! Esse encontro é apenas o embrião de algo muito grande e importante para vocês e motoristas dos municípios circunvizinhos. Vejo que estamos no caminho certo e é por isso que acredito e aposto na criação da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Itamarandiba e Região. Coloco a gestão municipal à disposição para que esse sonho de 02 décadas se concretize o quanto antes.”, diz.

Durante reunião, caminhoneiros autônomos explicaram a importância e necessidade de se criar uma cooperativa na região. Fizeram-se presentes ao encontro representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, Promotoria de Justiça e de entidades de classe.   

 

23 pessoas, sendo elas caminhoneiros e agentes ligados ao transporte, manifestaram interesse em participar da cooperativa. Entretanto, em comum acordo entre os participantes ficou definido que o momento, ainda, não era o apropriado para se formar chapas que concorreriam ao pleito de formação da diretoria. Sendo assim, também por decisão unânime, foi decidido que 05 representantes da classe iriam estudar e discutir o estatuto, previamente formulado, para que estes façam suas considerações e/ou complementações; as quais serão apresentadas no dia 15 de junho, data escolhida para assembleia de constituição.

Além do prefeito Luiz Fernando e caminhoneiros autônomos, fizeram-se presentes ao encontro: o promotor de justiça da comarca itamarandibana, Dr. Júlio César de Oliveira Miranda, vereadores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itamarandiba, da Associação dos Moradores do Bairro Bom Jesus (AMBJE) e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itamarandiba (ACIAI).

 

Os 23 primeiros colaboradores da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Itamarandiba e Região são:

Ednaldo Afonso Fernandes, Leandro Aparecido Bispo, Carlos Rodrigues Pinto, Vandei Antunes da Cruz, Denilson Pimenta, Alex Alves Cirilo, Cláudio Afonso Fernandes, Marcos Demétrius Moreira, Carlos Henrique Alves Meira, Leonardo Alves Vieira, Antônio Maria de Oliveira, Marlucio Fernandes Braga, Jardel César Santos Reis, Jerry Adriano Cordeiro, Adriano José da Cruz, Aurélio Cícero Fernandes, Lucimar Fernandes Braga, Sinésio Meira Sobrinho, Paulo Sérgio Ferreira de Quadros, Robson Leoner Meira Leal, Adriano Oliveira Santos, Diego Fernandes Oliveira e Solimar Justino da Silva.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Além do expressivo avanço na disponibilização de procedimentos, o balancete enumerou, ainda, as recentes contratações de profissionais ligados à área da saúde. Dentre eles, médicos, farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta e odontólogo.

 

A Prefeitura de Itamarandiba apresentou, na 1ª semana de junho, levantamento que aponta expressivo aumento no número de ofertas de procedimentos médicos, exames e consultas ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde à população itamarandibana.  

Tendo como base inicial o dia 1º de fevereiro de 2018, a avaliação mostrou que, em determinados serviços, foi ampliado em 40, 67, 100, 167, 300 e até 400% a quantidade de procedimentos disponibilizados em Itamarandiba e nas instituições conveniadas instaladas na cidade de Diamantina.

O secretário municipal de saúde, Antônio Andrade, Toninho da Farmácia, argumentou que além do expressivo avanço; nos últimos meses a Prefeitura admitiu ao seu quadro de servidores 01 farmacêutico, 01 psicólogo, 01 fisioterapeuta, 02 médicos (01 cardiologista e 01 endocrinologista) e 01 odontólogo. Tais profissionais atendem a população nas Unidades de Saúde das zonas urbana e rural.

O secretário comentou, ainda, a importância do repasse dessas informações aos itamarandibanos e aproveitou para reconhecer o empenho dos servidores que fazem parte do setor da saúde do município de Itamarandiba. “Nosso trabalho não para! Estamos diariamente buscando promover uma saúde cada vez melhor para nosso povo. Os desafios são muitos, mas, graças a confiança e dedicação da equipe da área da saúde temos alcançado resultados satisfatórios no que tange a quantidade e qualidade dos serviços prestados.”, diz.

A recém-contratada cardiologista, Dra. Isabela Abdala, secretário de saúde, Toninho da Farmácia, e enfermeira, Jussara Silva. As duas profissionais prestam relevantes serviços na ESF Homem do Campo.

 

De acordo com os dados apresentados, nos últimos 04 meses a Secretaria de Saúde de Itamarandiba passou a disponibilizar mensalmente, por exemplo, 135 consultas de cardiologia, 42 de endocrinologia e 234 de ortopedia; 180 exames de ultrassonografia, 22 ecocardiogramas, e, ainda, diversas cirurgias nas áreas ginecológica, oftalmológica e outras. Veja o resumo do balanço:

Número de consultas ofertadas mensalmente (Itamarandiba/Diamantina):

  • Cardiologia: 115 em Itamarandiba e 20 em Diamantina = Total 135;
  • Endocrinologia: 35 em Itamarandiba e 08 em Diamantina = Total 43;
  • Ortopedia: Em Itamarandiba ofertava-se 150 e passou para 210 (aumento de 40%) e em Diamantina são disponibilizadas mais 24. Total 234;
  • Pneumologia: Em Diamantina ofertava-se 03 e passou para 06 (aumento de 100%);
  • Oftalmologia: 156 em Itamarandiba (sem contabilizar mutirão realizado em março, o qual contemplou 800 pessoas);
  • Otorrinolaringologia: 20 em Diamantina;
  • Urologia: 14 em Diamantina;
  • Dermatologia: 14 em Diamantina;
  • Reumatologia: 03 em Diamantina;
  • Psiquiatria: 08 em Diamantina;
  • Neurocirurgia: 12 em Diamantina;
  • Angiologia: 05 em Diamantina.

 

Número de cirurgias ofertadas mensalmente:

  • Cirurgia Geral: Ofertava-se 06, passou para 16 (aumento de 167%);
  • Cirurgia ginecológica: Ofertava-se 06, passou para 10 (aumento de 67%);
  • Cirurgia de catarata: Oferta-se 14 em Itamarandiba;

 

Número de exames ofertados mensalmente (Itamarandiba/Diamantina):

  • Endoscopia: Não se ofertava, passou a disponibilizar 70;
  • Duplex Scan venoso: Realizava-se 02, passou a ofertar 04 (aumento de 100%);
  • Mapeamento cerebral: Não se realizava, passou a ofertar 03 (aumento de 300%);
  • Ultrassonografia de carótidas: Não se ofertava, passou a disponibilizar 04 (aumento de 400%);
  • Ultrassonografia: Realizava-se 100, passou a ofertar 200 (aumento de 100%);
  • Ultrassonografia transretal com biópsia: Oferta-se 02;
  • Ecocardiograma: Realiza-se 12 em Itamarandiba e 10 em Diamantina = Total 22
  • Holter 24 horas: Realiza-se 05 em Itamarandiba e 03 em Diamantina = Total 08;
  • Mapa: Realiza-se 03 em Itamarandiba e 02 em Diamantina = Total 05;
  • Tomografia: Oferta-se 15 em Itamarandiba;
  • Telemetria (Marca-passo): Oferta-se 03 em Diamantina;
  • Ressonância: Oferta-se 02 em Diamantina;
  • Espirometria: Oferta-se 02 em Diamantina.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

O Prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, usando da competência privativa que lhe confere o art. 66, VI da Lei Orgânica Municipal e demais dispositivos legais aplicáveis a espécie, assinou o decreto de Nº4187/2018 no qual estabeleceu como feriado o dia 31 de maio (Corpus Christi) e ponto facultativo no dia 01 de junho.

Nesse sentido, a Prefeitura de Itamarandiba informa a todos que na próxima quinta e sexta-feira, 31/05 e 01/06, não haverá expediente nas repartições públicas municipais.

Entretanto, o decreto esclarece, também, que a ordem não se aplica aos serviços e as atividades consideradas de natureza essencial, especialmente na área da saúde, educação e coleta de lixo urbano.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde; Departamento Vigilância Ambiental, dará início, dia 04 de junho, segunda-feira, à vacinação antirrábica de cães e gatos na zona urbana do município itamarandibano.

A ação, que visa imunizar caninos e felinos a partir dos 03 (três) meses de idade, foi dividida por bairros e será realizada no período matutino e vespertino até o dia 08 de junho. Para maior agilidade e rapidez na prestação dos trabalhos, a Vigilância Ambiental vai disponibilizar duas equipes de vacinação; estando elas no mesmo horário em locais diferentes.

Dias, horários e locais ficaram definidos da seguinte maneira:

 

  • 04/06/2018 – SEGUNDA-FEIRA = BAIRRO FAZENDINHA:

8:30 às 11:30 horas = Rua Fazendinha (em frente ao Laticínio São Jorge)

8:30 às 11:30 horas = Rua Fazendinha (em frente à Caixa d’água da Copasa)

13:30 às 16:30 horas = Praça do Fazendinha

13:30 às 16:30 = Rua do Neca (em frente à Academia Popular)

 

  • 05/06/2018 – TERÇA-FEIRA = BAIRRO SÃO GERALDO

8:30 às 11:30 horas = Rua Amazonas (em frente ao cemitério)

8:30 às 11:30 horas = Praça Manoel Geraldo

13:30 às 16:30 horas = Rua São Geraldo (em frente ao Cruzeiro São Geraldo)

13:30 às 15:00 horas = Rua Carbonita (em frente à Creche Municipal)

15:00 às 16:30 horas = Praça Tancredo Neves

                                                           

  • 06/06/2018 – QUARTA-FEIRA = BAIRROS CAPÃO HELENA/ 1º DE MAIO

8:30 às 10:00 horas = Avenida do Rodeio (em frente  ao Parque de Exposições)

8:30 às 10:00 horas = Avenida do Rodeio (em frente ao Ginásio Poliesportivo)

10:00 às 11:30 horas = Trevo do Zé Crente

10:00 às 11:30 = Rua Sr. Franklin (em frente ao Ranchão do Celso)

13:30 às 14:30 = Rua São João Evangelista

13:30 às 14:30 = Praça da Criança (em frente à quadra 1º de Maio)

                                                           

  • 07/06/2018 – QUINTA-FEIRA = BAIRROS LARANJEIRAS/ SERRA NEGRA/ COLINAS E BOM JESUS

8:30 às 10:00 horas = Praça das Nações

8:30 às 10:00 horas = Quadra do Bom Jesus

10:30 às 11:30 horas = Rua Dr. Mario (em frente à Igreja Ebenezer)

13:30 às 15:30 horas = Rua Aricanduva (em frente ao Galpão da Maurisa)

13:30 às 15:30 horas = Rua Laranjeiras (entrada do bairro Serra Negra)

15:30 às 16:30 horas = Quebra Tigela

15:30 às 16:30 horas = Praça Luiz Vale

 

  • 08/06/2018 – SEXTA-FEIRA = BAIRRO CENTRO, FLORESTAL-NOVA ITAMARANDIBA

8:30 às 10:30 horas = Nova Itamarandiba (em frente à Academia Popular)

8:30 às 10:30 horas = Praça do Eucalipto

14:00 às 15:30 horas = Rua do Espigão (em frente ao cemitério)

14:00 às 15:30 horas = Praça dos Agricultores (em frente ao Mercado Municipal)

 

Para mais informações procure o Departamento de Vigilância Ambiental, situado à Rua Cel. Gentil Fernandes, 108, Centro; ou ligue: (38)3521-3188

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

O prefeito municipal de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, assinou, na tarde de hoje (24/05), o Decreto de Nº 4230 que declara Situação de Emergência Pública no município itamarandibano em razão da situação de anormalidade ocasionada pela paralisação dos caminhoneiros em mobilização contra a política de reajuste de preços dos combustíveis. Protesto este que teve massiva adesão dos caminhoneiros de Itamarandiba.

 

O documento explica que a paralisação afetou drasticamente o transporte e o fornecimento dos postos de combustíveis do município, consequentemente comprometeu o abastecimento da frota de veículos da Prefeitura Municipal para o atendimento dos serviços essenciais nas áreas da saúde, educação, segurança e limpeza pública. Sendo assim, a instituição se viu na obrigação de suspender, até que se normalize a situação, todos os serviços públicos municipais que necessitam do uso de veículos e maquinários para a sua realização,

 

Entretanto, o Decreto garante priorizar o atendimento aos serviços essenciais de saúde, principalmente nos casos de urgências e emergências e que o serviço de coleta de lixo será realizado em dias alternados.

 

Quanto ao Transporte Escolar, o Decreto explica que haverá a paralisação gradativa do serviço devido a falta de combustível; ficando, a partir de amanhã, sexta-feira (25/05), suspensas as aulas nas escolas da rede pública municipal de ensino localizadas na zona rural do município. Contudo, vale destacar que tal decisão será avaliada pela Secretaria Municipal de Educação. Visualize o Decreto na íntegra clicando AQUI

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Quarta, 23 Maio 2018 14:50

25ª EXPOITA - Ingressos à venda -

Escrito por

 

Está chegando a hora da “Maior e melhor festa de rodeio show do Vale do Jequitinhonha”. Não fique de fora!  Pacotes promocionais PISTA começam a ser vendidos nesta quinta-feira, 24 de maio, das 09 às 16:00 horas . Corra e adquira já o seu!

Ponto de vendas, saguão do Banco do Brasil, Rua Cel. Gentil Fernandes, 49, no centro da cidade.

Valores:

  • 1º lote = R$ 70,00 (setenta reais)
  • 2º lote = R$ 80,00 (oitenta reais)
  • 3º lote = R$ 90,00 (noventa reais)
  • Ingresso individual “inteira” = R$ 50,00 (cinquenta reais)
  • Ingresso individual “meia-entrada” (estudantes e demais que possuem esse direito) = R$ 25,00 (vinte e cinco reais)
  • Passaporte servidor público municipal = R$ 60,00 (sessenta reais)

 

OBS 01: Funcionários da Prefeitura Municipal de Itamarandiba poderão adquirir pacotes para a 25ª Expoita ao valor de R$ 60,00 (sessenta reais). Para usufruir do desconto, é necessário que o servidor municipal apresente, no momento da compra do ingresso, documento original com foto. Cada servidor terá direito a aquisição de 01 pacote. A promoção voltada aos funcionários da Prefeitura começa dia 24 de maio (quinta-feira) e tem validade até dia 08 de junho (sexta-feira).

OBS 02: Para exercício do direito à meia-entrada é obrigatória a apresentação, no ato de compra do ingresso e acesso ao Parque de Exposições, de DOCUMENTO OFICIAL que comprove o direito ao benefício, juntamente com documento oficial com foto e que possua validade em todo o território nacional.       

OBS 03: Não foram definidos, ainda, valores e datas para início das vendas acesso ao CAMAROTE OPEN BAR.

Além do tradicional rodeio, concursos e leilões, a grade musical da Expoita 2018 contará com grandes nomes da música brasileira, dentre eles: Gusttavo Lima, Amado Batista, Biquini Cavadão, Maria Cecília & Rodolfo e outros.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Durante o encontro, empresários ligados às atividades de turismo puderam cadastrar seus estabelecimentos no Ministério do Turismo. O registro assegura a legalização da atividade e oferta ajuda no melhoramento do negócio.

 

A Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas (ACITUPP), em parceria com a Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, promoveu, na quinta-feira (17/05), encontro para se debater junto a empresários locais o projeto Rede de Turismo.

A reunião, realizada na Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença do turismólogo responsável técnico da Associação, Bruno de Sá, gerente municipal de cultura e turismo, Leda Rabelo, procurador do município, Pedro Afonso, membros do Conselho Municipal de Turismo, gerente de unidade de conservação do Parque Estadual da Serra Negra, Wanderley Pimenta, e pessoas ligadas às atividades turísticas da região, dentre elas: empresários da rede hoteleira, proprietários de comércios alimentícios e de agentes vinculados ao transporte turístico.   

Reunião contou com a presença de empresários da rede hoteleira, proprietários de comércios alimentícios e de agentes vinculados ao transporte turístico.

 

De acordo com o turismólogo, Bruno Sá, o principal objetivo da reunião era apresentar melhorias na qualidade dos serviços e atrativos turísticos do município de Itamarandiba, bem como estimular a cooperação entre todos aqueles envolvidos com o setor turístico regional.

Na oportunidade, Bruno Sá, lembrou aos participantes que a Lei Nº 11.771/2008 obriga todos os estabelecimentos de hospedagem, agências de turismo e organizadores de eventos a possuírem cadastro junto ao Ministério do Turismo. Nesse sentido, o encontro serviu, também, como oportunidade de conhecimento e de incentivo aos empreendedores itamarandibanos a tal registro. “É com alegria que apresentamos o projeto Rede de Turismo. Com ele, pretendemos realizar um mutirão de cadastramento no Cadastur. Além disso, levantaremos diagnósticos tecnológicos para incentivar a melhoria dos negócios ligados ao setor turístico, capacitações, seminários, palestras, workshops, visitas técnicas, intervenções para a estruturação dos atrativos turísticos do município e formação de uma rede de turismo entre pessoas e os empreendimentos ligados à atividade turística da região.”, afirmou.  

A gerente municipal de cultura e turismo, Leda Rabelo, e o turismólogo responsável técnico da ACITUPP, Bruno de Sá, acreditam veemente no potencial turístico de Itamarandiba.

 

Conhecedora do grande, porém pouco explorado, potencial turístico do município de Itamarandiba, a gerente municipal, Leda Rabelo, mencionou que o projeto Rede de Turismo chega para alinhar os empresários locais à ascensão do turismo na municipalidade. “As belezas de Itamarandiba estão espalhadas aos quatro cantos do município. A rica fauna e flora se ajustam às maravilhosas cachoeiras, pinturas rupestres, cânions, piscinas naturais e casarões em estilo colonial. Infelizmente, todo este potencial ainda é pouco explorado. Entretanto, com parceria e dedicação vamos alavancar e dar novos rumos ao turismo itamarandibano.”, diz.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Página 1 de 10

Endereço

Rede Social