Itamarandiba participa de encontro do COSEMS e de CIB´s e busca soluções para os problemas da saúde enfrentados pelos municípios da macrorregião

Nos dias 04 e 05 de maio, na cidade de Jenipapo de Minas, aconteceram reuniões dos Gestores da Saúde da Macrorregião de Diamantina. Participaram municípios do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha e representantes da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina (SRS/Dtina); Itamarandiba foi representada em importante encontro pelo secretário Municipal de Saúde, Antônio Afonso Andrade, e técnica de planejamento, Mirian Souza.

O evento fez parte de uma série de reuniões realizadas pelos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e SRS/Dtina que têm por objetivo debater entre os gestores da saúde as demandas e prioridades das ações dos serviços públicos de saúde.

Durante o encontro, o secretário itamarandibano, Antônio Andrade, apresentou sugestões que visam fortalecer o atendimento na urgência e emergência, bem como expôs propostas que objetivam buscar, junto ao Estado, recursos para a sustentação e implementação de programas e ações de saúde pública para os municípios da macrorregião. “Nós gestores estamos sempre na procura por resoluções dos problemas que afligem nossa população! A regulação do sistema SUSFácil, onde reivindicamos sua transferência de Teofilo Otoni para a nossa macro, e a falta de médico na Unidade de Suporte Avançado (USA) fazem parte desses problemas que têm causado transtornos e delongas nas transferências de pacientes graves. Além disso,  os repasses são insuficientes para o custeio dos leitos de UTI’s para a macro. Tais assuntos foram exaustivamente debatidos e levados para o conhecimento das autoridades do Estado.”, explicou.

Ainda dentro do encontro, houve reuniões das Comissões Intergestores Bipartite Microrregionais e Macrorregionais (CIB Micro/Macro), onde os gestores da saúde da região relataram os assuntos e pediram que providências urgentes fossem tomadas para a resolução dos problemas enfrentados pelos municípios do Jequitinhonha.

Ao fim, a Superintendência Regional de Saúde de Diamantina (SRS/Dtina) se colocou à disposição, se comprometeu a apoiar os municípios e assegurou que levará as demandas à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).