Itamarandiba registra aumento de 450% nos casos de dengue em 2022. Secretaria de Saúde intensifica ações contra o Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Itamarandiba, por meio do setor de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), publicou na 2ª quinzena de abril mais um boletim epidemiológico acerca do enfrentamento junto às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Em comparação ao mesmo período de 2021, os dados trazem triste e preocupante situação com o aumento de 454% dos casos suspeitos e/ou confirmados de dengue em todo o município.

De acordo com o órgão, entre os dias 01 de janeiro e 14 de abril de 2022 foram notificados 72 casos de dengue em todo o território itamarandibano, no ano passado, no mesmo período, foram registrados 13. Com 38 notificações, o distrito de Contrato aparece nas estatísticas como a comunidade com o maior número de casos registrados no quadrimestre de 2022. As outras notificações são referentes aos bairros da área urbana e algumas localidades da área rural.

Ante ao grande número de registros no distrito contratense, a VSA intensificou os trabalhos de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti no lugar. Para tanto, equipes do Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) se deslocaram, por diversas vezes, à comunidade e lá fizeram aplicação de inseticidas e larvicidas e promoveram palestras, orientações domiciliar, vedação de caixas d’água, recolhimento de pneus e eliminação de recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti.

Os agentes de combate às endemias do município têm executado suas funções rotineiramente na tentativa de amenizar o problema. Contudo, é extremamente importante a colaboração dos moradores, visto que sem a participação da população é impossível que se vença a luta contra o Aedes aegypti. Portanto, é preciso:

• Permitir que os agentes de combate às endemias tenham acesso aos imóveis para se fazer o tratamento focal.
  • Manter quintais e lotes limpos.
  • Não depositar lixo e entulhos nas vias públicas.
  • Não transformar vias públicas em depósitos de ferro velhos,
  • Evitar o acúmulo de água parada; evitando assim aparecimento de novos criadores do mosquito.