Novo decreto dispõe sobre o uso de máscaras e atualiza medidas no Município de Itamarandiba

A Prefeitura de Itamarandiba publicou hoje, 24 de março, o decreto de Nº 5002/2022 que atualiza as medidas sanitárias relativas ao enfrentamento da pandemia no Município. A partir de hoje fica facultado o uso de máscaras em ambientes completamente abertos. A obrigatoriedade do uso em ambientes fechados, porém, mantém-se vigente até que o Município alcance maiores índices de vacinação.

Neste sentido, o Município observa as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes fechados. De acordo a SES, o uso poderá ser liberado, em cenário controlado, apenas quando o Município alcançar o percentual de 80% de aplicação D2 (segunda dose) e 70% de aplicação da dose de reforço. Atualmente Itamarandiba conta com 76,28% de segunda dose e 34,70% de dose de reforço.

A obrigatoriedade do uso de máscaras ainda é mantida para quem com comorbidades, pacientes sintomáticos, positivos e ou contato de caso positivo.

O decreto publicado hoje também traz flexibilizações, tendo em vista o cenário epidemiológico controlado. Assim, várias medidas foram revogadas, mantendo-se a obrigatoriedade de se observar as medidas básicas de prevenção, no comércio e nas instituições de uma forma geral, como uso de máscaras em recintos fechados, a higienização das mãos, a disponibilização de álcool em gel, distanciamento social e a manutenção dos ambientes sempre bem arejados e ventilados, além da recomendação para a imunização.

Os eventos também poderão ser retomados no Município com limite de público até 500 pessoas em ambientes fechados e de até 1000 pessoas em ambientes abertos. Para a realização dos eventos, os promotores devem obter autorização da vigilância sanitária e observar as medidas básicas de prevenção.

As ações de monitoramento da pandemia passam a ser acompanhadas, agora, por meio de Comitê Interno de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.

Ressalte-se assim a importância da vacinação para que se possa avançar na adoção de novas medidas de flexibilização, lembrando-se que nos ambientes fechados o uso da máscara continua obrigatório até o alcance de maior índice de imunização, ao passo que a população deve manter os cuidados básicos para prevenção da doença.

Para visualizar e/ou baixar o Decreto 5002/22 clique AQUI