Programa da Prefeitura de Itamarandiba abre portas e jovem consegue primeiro emprego com carteira assinada

DSC010166

Secretária Iolanda Meira, ex-bolsista do PTC, Dayane Gomes, e diretor administrativo do CSMM, Ernani de Sousa.

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SMDAS), mantém junto a suas ações o Programa Trabalho e Cidadania (PTC), o qual visa proporcionar ocupação, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho para pessoas a partir dos 16 anos. Os participantes são inseridos ao mercado de trabalho e recebem bolsa no valor de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais).

O PTC possui parceiros como Centro Social Mali Martin (CSMM), APAE. Asilo, Fórum, Polícias Civil e Militar, dentre outros, que ofertam vagas de ocupação a esses participantes; os quais podem permanecer nas atividades mediante avaliação da equipe técnica do programa.

A jovem Dayane Bianka Gomes, 20 anos, é exemplo de como o Programa é fonte de oportunidades. Moradora do bairro São Geraldo, onde reside com a mãe e 04 irmãos, ela ingressou no PTC, em 2019, como bolsista e desde o início prestou serviços no CSMM. No espaço, além de trabalhar como auxiliar administrativa, a jovem abraçou as chances apresentadas e participou de inúmeros cursos que a instituição oferece, dentre eles: informática e capacitação de sistema de monitoramento.

A desenvoltura, comprometimento e postura ética de Dayane Gomes chamaram atenção da coordenação do Centro Social Mali Martin que viram nela pessoa ideal para fazer parte do quadro de funcionários da instituição.  A jovem foi contratada e os 240 reais ofertados pelo PTC deram lugar a remuneração de 01 salário mínimo, vale alimentação e direitos trabalhistas assegurados com a assinatura da carteira de trabalho. “Dayane conhece a verdadeira missão do Centro Social Mali Martin. Ela é parte integrante da nossa história! Comprovou ser ética, prestativa e dedicada. Com muita alegria a admitimos no nosso quadro de colaboradores.”, comentou o diretor administrativo do CSMM, Ernani Geovani de Sousa.

Por entender que a conquista de um emprego é sinônimo de autonomia e dignidade, Dayane se mostrou emocionada e orgulhosa ao ver sua carteira de trabalho assinada pela primeira vez. “Sou extremamente grata às pessoas que conduzem o PTC em Itamarandiba e ao Mali Martin. Graças a eles vou trabalhar de carteira assinada! Eu amo esse lugar e poder trabalhar aqui é algo muito gratificante e honroso. Conheço a instituição desde os meus 06 anos quando aqui ingressei participando das oficinas. Voltei como bolsista e hoje ser funcionária é motivo de muito orgulho. Espero retribuir tudo que fizeram por mim colaborando na formação cidadã destes jovens que hoje aqui estão.”, contou.

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de Itamarandiba. Sra. Iolanda Meira, explicou que o programa é direcionado aos usuários do Sistema de Assistência Social pertencentes ao Cadastro Único e em situação de vulnerabilidade e risco social. Estes devem ser encaminhados para o programa através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e/ou Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). “O PTC é vitrine para as oportunidades! Ele faz a diferença para quem quer e a Dayane provou querer. Ela se dedicou, se especializou e não se apegou apenas aos 240 reais ofertados... Correu atrás e hoje está com a carteira de trabalho assinada; e isso é motivo de orgulho para nossa equipe.”, comemorou  Meira.

O diretor administrativo do CSMM, Ernani de Sousa, creditou o sucesso do Programa ao entrosamento existente entre SMDAS e demais parceiros. Ele classificou o modelo como rede fortalecida, onde a instituição oferece a vaga de ocupação e o PTC oferta o custo. “Temos que elogiar como é conduzido o Programa Trabalho e Cidadania no nosso município. É uma rede que tem trazido resultados e o caso da Dayane é um bom exemplo disso. A rede, aqui representada pelo Conselho Tutelar, detectou o problema, o levou para a Secretaria Social, esta nos trouxe e hoje a jovem tem emprego com carteira assinada.”, explicou.

Vale destacar que além de ser ferramenta de integração ao mercado de trabalho, o PTC tem por finalidade reforçar o papel fundamental na transformação social; propondo ações que visam minimizar as desigualdades sociais, e a formação de cidadãos cada vez mais solidários, que respeitem os direitos humanos e valorizem a tolerância.