Prefeitura inicia 1ª etapa de construção do Centro de Zoonoses de Itamarandiba

A Prefeitura itamarandibana, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou, na segunda quinzena de março, a construção do Centro de Zoonoses de Itamarandiba. O complexo, que contará com clínica veterinária, canil, gatil e espaço de apoio administrativo, está sendo erguido usando como base a estrutura onde seria construído o abatedouro municipal. O local está passando por grandes transformações e toda a construção respeitará as normas estabelecidas pelos órgãos ligados ao bem estar dos animais.

A 1ª etapa da obra consiste na edificação da clínica veterinária que comportará sala de triagem, sala de preparo, sala de assepsia, sala cirúrgica, central de materiais esterilizados, banheiros, recepção e área de serviço. Para construir o Centro de Zoonoses a Prefeitura de Itamarandiba fará investimento próprio na ordem de 500 mil reais; sendo que somente a construção da clínica terá custo aproximado de 240 mil.

De acordo com o prefeito Luiz Fernando Alves, a construção de um canil sempre foi motivo de debates e de reivindicações por parte de veterinários, defensores da causa animal e população em geral; entretanto ele ressaltou que a Atual Gestão Municipal vai construir algo muito mais abrangente ao almejado. “Nunca deixamos de nos preocupar com a situação dos animais que ficam nas ruas da cidade. O Centro de Zoonoses será um complexo com clínica veterinária, canil e gatil, tudo moderno e funcional! As castrações serão facilitadas e ações de prevenção de doenças e controle populacional animal serão intensificadas em todo o nosso município.”, diz.

A obra foi licitada em fevereiro, iniciada em março e possui previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano.