35 anos, Parabéns Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra!

HMGFG, fundado em 1986, tornou-se referência regional no cuidado de média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra (HMGFG) comemora hoje, quinta-feira, 35 anos de atividades. Desde sua fundação, em 18 de fevereiro de 1986, a instituição passou por transformações e obteve grandes conquistas para a população de Itamarandiba, tornando-se, inclusive, referência para os municípios circunvizinhos; tais como: Coluna, Frei Lagonegro, Carbonita, Veredinha e Senador Modestino Gonçalves.

Celebrar mais de três décadas é motivo de orgulho e de agradecimentos; nesse sentido a direção do Hospital convidou os Padres Matusalém e Rogério, respectivamente das Paróquias São Sebastião e São João Batista, para realizarem a benção da instituição. O momento contou com a presença do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, secretário municipal de saúde, Antonio Andrade, diretora administrativa do HMGFG, Alda Bié, médico Dr. Jairo Macedo, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros funcionários da instituição.

Na oportunidade, o prefeito Luiz Fernando lembrou que a história do Hospital Municipal é marcada por desafios e que a instituição, gerida pela Prefeitura, nos seus 35 anos de serviços prestados passou por mudanças físicas e assistenciais que o credenciaram a ser referência regional no cuidado de média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS).  “O Hospital Municipal surgiu da necessidade de atender a população mais carente; iniciativa muito louvável e que merece nosso reconhecimento. Agora cabe a nós aperfeiçoarmos os trabalhos e crescermos com a oferta dos serviços prestados. Por isso, pretendemos estruturar cada vez mais a instituição! Dentre as ações almejadas existe o projeto de criação de um novo ambulatório que ficará anexo ao hospital e além do plantão de urgência e emergência passar a termos plantões presenciais com 05 especialidades médicas. Tais conquistas trarão mais conforto e segurança para a população da nossa municipalidade e dos municípios adjacentes.”, diz.

Pde. Matusalém, diretora administrativa, Alda Bié, prefeito Luiz Fernando, secretário de saúde de Itamarandiba, Antonio Andrade, Pde. Rogério e médico Dr. Jairo Macedo em ato comemorativo aos 35 anos do HMGFG.

Além de reconhecer o importante papel daqueles que contribuíram na criação do HMGFG, o chefe do executivo municipal lembrou, ainda, de todos que colaboraram diretamente para que a instituição chegasse a uma data tão expressiva e completou: “Temos aqui uma equipe de servidores fantástica! São profissionais comprometidos que merecem reconhecimento e agradecimento... por isso, a cada médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, auxiliar de serviços gerais e demais; meu muito obrigado!”.

Porta de entrada para urgência e emergência do município de Itamarandiba e região, o Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra presta atendimento hospitalar nas clínicas médica, pediatria, cirúrgica e obstetrícia e atendimento ambulatorial eletivo em ortopedia, cirurgia geral e ginecologia/obstetrícia.

- Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra em números:

Quadro de funcionários:

• 48 técnicos de enfermagem
  • 08 enfermeiros
  • 03 técnicos de radiologia
  • 30 auxiliares de serviços gerais
  • 09 recepcionistas
  • 01 nutricionista
  • 11 setor administrativo
  • 04 auxiliares farmácia
  • 05 farmacêuticos/bioquímicos

Total de servidores: 119