NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público prestar esclarecimentos à população e repudiar a veiculação de informações que buscam, de forma sutil, desacreditar a atuação das equipes de enfrentamento da pandemia de Covid-19 em nosso meio e disseminar orientações de saúde desautorizadas, inclusive por quem não detém legitimidade e nem qualificação profissional para fazê-lo, em prejuízo das ações estatais de enfrentamento da doença.

Neste 20/12/2020 (domingo), foi postado áudio de cerca de 6 (seis)minutos na rede social WhatsApp com narrativa unilateral de atendimento médico prestado a paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus no âmbito do Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra. O áudio desabona o atendimento asseverando fatos com afirmações falsas e, com maior gravidade, induzindo a população a agir contrariamente aos protocolos estabelecidos no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS. Os quais vêm sendo exaustivamente repassados à população por meio da orientação social de prevenção em atenção às estratégias de enfrentamento e contingenciamento da pandemia, razão porque o Município lamenta e manifesta total repúdio ante este ato de irresponsabilidade.

Esclarecemos à população que o paciente foi devidamente atendido no Hospital Municipal no dia 16/12, tendo relatado fraqueza por haver tido diarreia um dia antes. Não tinha queixas respiratórias, sendo que a ausculta pulmorar e o raio x estavam normais, sendo assim prescrita hidratação com soro, vitaminas e analgésicos. Após seu restabelecimento foi liberado para o isolamento domiciliar com medição sintomática, vez que não existe medicação específica para a Covid.

O paciente foi ainda orientado a buscar o atendimento hospitalar em eventual piora do quadro. Passadas 24h, ele buscou o atendimento com queixa de febre de difícil controle e falta de apetite, porém com boa saturação e, por isso mesmo, sem dificuldades para respirar. A ausculta pulmonar mantinha-se normal e foi novamente medicado e hidratado.

Ainda no hospital municipal, a família foi informada do quadro do paciente por meio de familiar próximo (irmã) e que uma reavaliação de seu quadro seria realizada após rigorosa hidratação e inclusive seria internado acaso apresentasse algum desconforto pulmonar. Adiante, o paciente não apresentou febre, nem queixa respiratória, porém sua saturação baixou, momento em que foi comunicado à família que seria internado com pedido de encaminhamento a Diamantina, com sua inclusão imediata no sistema para liberação de vaga, cuja transferência foi prontamente feita tão logo que liberada.

Assim sendo, ressaltamos que sobrevindo a necessidade de transferência ao centro de referência na região, o paciente foi assim transferido a Diamantina para isolamento hospitalar, exclusivamente a juízo médico e tempestivo da equipe do Hospital Municipal,  onde lá recebe os devidos cuidados; sendo que já em Diamantina permaneceu com o apoio de oxigênio por dois dias até apresentar necessidade de internação em CTI.

Importante esclarecer assim que, em momento algum, o paciente deixou de ser transferido por suposto fundamento de ocupação dos leitos de Covid-19 em Diamantina, tratando-se de informação inverídica propalada pela autora do áudio.

É compreensível que familiares apresentem apreensão em face do contágio, sobretudo porque não há medicação específica e aprovada para o tratamento da doença, sendo público e notório a letalidade da Covid-19 e a necessidade, nos casos graves, do suporte de aparatos mecânicos para garantir a respiração e restabelecimento da saúde do paciente.

Entretanto, não se pode a pretexto dessa apreensão prestar desinformações com potencial de alarde à população e com descrédito gratuito à atuação técnica e aplicação dos protocolos vigentes por parte de nossos profissionais, sob pena de se causar embaraços e tumultos ao serviço público de saúde.

Já nos basta o enfrentamento da pandemia, razão porque condenamos a ação irresponsável de quem presta desinformação que só causa confusão à população, especialmente quanto à forma e fluxos de atendimento do serviço médico.

Por fim, aproveitamos a oportunidade para reforçar a orientação à população para que diante de sintomas suspeitos da doença não esperarem e procurarem de imediato atendimento médico, conforme orientações oficiais já divulgadas.

Itamarandiba-MG, 20 de dezembro de 2020.

Antônio Afonso Andrade

Secretário Municipal de Saúde