Projeto “Melhor idade, Parceiros do Meio Ambiente” promove conscientização ambiental junto aos Assistidos pelo Cras São Geraldo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Projeto contou com envolvimento de 30 pessoas. Elas participaram de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente; dentre elas visitação ao Parque Estadual da Serra Negra.

Percebendo a importância das questões ambientais em todo o planeta, em especial no município de Itamarandiba que tem sofrido com a crise hídrica e agressões ao meio ambiente, a equipe do Centro de Referência de Assistência Social II (CRAS), bairro São Geraldo, idealizou junto a seus assistidos o projeto “Melhor idade, Parceiros do Meio Ambiente”; o qual visa despertar, nos participantes e sociedade, o interesse pela criação de mecanismos ambientais que possam fortalecer ações de proteção, conservação e preservação dos recursos naturais.

Projeto “Melhor idade, Parceiros do Meio Ambiente” promove conscientização ambiental junto aos assitidos pelo Cras São Geraldo.

De acordo com a coordenadora do projeto, pedagoga Patrícia Duarte Meira, o “Melhor idade, Parceiros do Meio Ambiente” contou com o envolvimento de 30 integrantes que participaram de várias atividades relacionadas à preservação do meio ambiente na cidade de Itamarandiba. “Esse projeto só se tornou possível graças à dedicação da equipe técnica do Cras São Geraldo. Ela acompanhou e orientou atividades como a colheita de sementes de plantas frutíferas existentes no cerrado, Praças e quintais das residências dos assistidos; estes foram orientados de como deveria ser feita a colheita, descasca, separação, armazenamento e por fim o plantio das sementes.”, diz.

Idealizado pela equipe técnica do Cras São Geraldo, o projeto oportunizou aos assitidos o conhecimento de colheita, separação descasca, separação e armazenamento das sementes.

O findar do projeto se deu com a realização de uma visita técnica ao viveiro do Instituto Estadual de Florestas (IEF) no Parque Estadual da Serra Negra. A excursão aconteceu no dia 26 de novembro e além de conheceram na prática todo o processo do plantio e as etapas de germinação das plantas, os idosos tiveram a oportunidade de conhecerem as belezas naturais do Parque Estadual da Serra Negra. Ao fim da visitação o IEF presenteou os participantes com mudas de Flamboyant Mirim. A planta servirá para arborizar quintais e praças.

Os idosos estiveram no viveiro de mudas do IEF. No local conheceram todoprocesso do plantio e as etapas de germinação das plantas.

Em tempo: O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba