Escolas, Municipal e Estadual, se unem e promovem 1º Torneio da Amizade no distrito de Padre João Afonso

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Com grande apoio da Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Gerência Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Educação, profissionais da Escola Estadual Padre João Afonso (E.E.P.J.A) e Escola Municipal Criança Feliz (E.M.C.F), esta instalada na cidade itamarandibana, realizaram, no último sábado, 17/08, no distrito de Padre João Afonso, o 1º Torneio da Amizade.

A competição, disputada no Ginásio Poliesportivo da comunidade afonsense, contou com a participação de alunos das duas instituições e estudantes da Escola Estadual Teodomiro Caldeira Leão (E.E.T.C.L), do município de Aricanduva, e da Escola Municipal Núcleo Padre João Afonso (E.M.N.P.J.A); estas cordialmente convidadas para fazerem parte deste momento de alegria e confraternização.

De acordo com os organizadores, o 1º Torneio da Amizade teve como objetivo promover a interação da comunidade escolar, bem como fomentar nos alunos/atletas a importância do competir com união, lealdade e respeito. Para tanto, a organização do evento formalizou a competição nas modalidades: futsal masculino e feminino, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Sendo que no módulo I participaram estudantes de 12 a 14 anos e no módulo II, de 15 a 18 anos.

As disputas do 1º Torneio da Amizade aconteceram no Ginásio Poliesportivo do distrito de Padre João Afonso. Ao todo 04 instituições participaram da competição.

O diretor da E.E.P.J.A, Cristiano Afonso Teixeira Fernandes, fez questão de expor o apoio recebido por parte da Prefeitura de Itamarandiba e suas pastas, as quais, segundo ele, disponibilizaram toda logística de transporte e ofertaram troféus e medalhas para os competidores do 1º Torneio da Amizade. Fernandes lembrou, ainda, do envolvimento dos servidores das escolas participantes e completou: “nossa ideia era promover lazer através da integração! Mas, para que tudo se tornasse possível foi primordial contar com a ajuda externa e do corpo docente dos educandários participantes. A cada amigo colaborador fica nosso reconhecimento e gratidão. Agradecimento especial ao professor Marlone Paranhos, de Aricanduva, que mesmo não fazendo mais parte da equipe Padre João Afonso prestou assistência até o final dos jogos e contagiou a todos com sua disposição e companheirismo.”.

Além das grandes jogadas e toda demonstração de competitividade das equipes dentro de quadra, o evento ficou marcado, também, pela reverência e vibração das torcidas; em especial a da Escola Municipal Núcleo Padre João Afonso que, entre pompons verdes e muita alegria, gritavam e agitavam sem parar nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo.

Os incentivos às equipes partiram das arquibancadas que ficaram tomadas de torcedores. A cada lance, o entusiasmo e a vibração da torcida tornavam-se contagiantes.

Vale destacar que a Escola Estadual Teodomiro Caldeira Leão competiu somente no módulo I feminino e a Escola Municipal Núcleo Padre João Afonso no módulo I masculino. Já a Escola Municipal Criança Feliz, módulos I e II masculino, e módulo II feminino. A Escola Estadual Padre João Afonso disputou em todas as categorias propostas.

Coorganizadora do 1º Torneio da Amizade, a diretora da Escola Municipal Criança Feliz, Iolanda Meira, ressaltou a contribuição que os eventos esportivos exercem na formação dos infantojuvenis. Nesse sentido, ela demonstrou todo seu desejo de a competição se repetir por inúmeras vezes na comunidade onde ela viveu por muitos anos e pela qual nutre grande carinho. “Transformamos uma manhã inteirinha em atividades esportivas e essa interação fortalece o vínculo entre as pessoas! Compartilhamos da ideia de que momentos assim são muito importantes e mesmo em meio aos desafios os pontos positivos são maiores. Minha vontade é que esse seja só um dos muitos que virão!”, afirmou a diretora.

A equipe feminina, módulo II,  foi uma das representantes da escola anfitriã no 1º Torneio da Amizade.

Ao apito final da última partida do Torneio foi servido, aos alunos/atletas e demais presentes, um delicioso almoço feito pelas cantineiras. O cardápio? Arroz, farofa de carne, feijão tropeiro, salada de alface e suco refrescante.