Escolas, Municipal e Estadual, se unem e promovem 1º Torneio da Amizade no distrito de Padre João Afonso

Com grande apoio da Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Gerência Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Educação, profissionais da Escola Estadual Padre João Afonso (E.E.P.J.A) e Escola Municipal Criança Feliz (E.M.C.F), esta instalada na cidade itamarandibana, realizaram, no último sábado, 17/08, no distrito de Padre João Afonso, o 1º Torneio da Amizade.

A competição, disputada no Ginásio Poliesportivo da comunidade afonsense, contou com a participação de alunos das duas instituições e estudantes da Escola Estadual Teodomiro Caldeira Leão (E.E.T.C.L), do município de Aricanduva, e da Escola Municipal Núcleo Padre João Afonso (E.M.N.P.J.A); estas cordialmente convidadas para fazerem parte deste momento de alegria e confraternização.

De acordo com os organizadores, o 1º Torneio da Amizade teve como objetivo promover a interação da comunidade escolar, bem como fomentar nos alunos/atletas a importância do competir com união, lealdade e respeito. Para tanto, a organização do evento formalizou a competição nas modalidades: futsal masculino e feminino, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Sendo que no módulo I participaram estudantes de 12 a 14 anos e no módulo II, de 15 a 18 anos.

As disputas do 1º Torneio da Amizade aconteceram no Ginásio Poliesportivo do distrito de Padre João Afonso. Ao todo 04 instituições participaram da competição.

O diretor da E.E.P.J.A, Cristiano Afonso Teixeira Fernandes, fez questão de expor o apoio recebido por parte da Prefeitura de Itamarandiba e suas pastas, as quais, segundo ele, disponibilizaram toda logística de transporte e ofertaram troféus e medalhas para os competidores do 1º Torneio da Amizade. Fernandes lembrou, ainda, do envolvimento dos servidores das escolas participantes e completou: “nossa ideia era promover lazer através da integração! Mas, para que tudo se tornasse possível foi primordial contar com a ajuda externa e do corpo docente dos educandários participantes. A cada amigo colaborador fica nosso reconhecimento e gratidão. Agradecimento especial ao professor Marlone Paranhos, de Aricanduva, que mesmo não fazendo mais parte da equipe Padre João Afonso prestou assistência até o final dos jogos e contagiou a todos com sua disposição e companheirismo.”.

Além das grandes jogadas e toda demonstração de competitividade das equipes dentro de quadra, o evento ficou marcado, também, pela reverência e vibração das torcidas; em especial a da Escola Municipal Núcleo Padre João Afonso que, entre pompons verdes e muita alegria, gritavam e agitavam sem parar nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo.

Os incentivos às equipes partiram das arquibancadas que ficaram tomadas de torcedores. A cada lance, o entusiasmo e a vibração da torcida tornavam-se contagiantes.

Vale destacar que a Escola Estadual Teodomiro Caldeira Leão competiu somente no módulo I feminino e a Escola Municipal Núcleo Padre João Afonso no módulo I masculino. Já a Escola Municipal Criança Feliz, módulos I e II masculino, e módulo II feminino. A Escola Estadual Padre João Afonso disputou em todas as categorias propostas.

Coorganizadora do 1º Torneio da Amizade, a diretora da Escola Municipal Criança Feliz, Iolanda Meira, ressaltou a contribuição que os eventos esportivos exercem na formação dos infantojuvenis. Nesse sentido, ela demonstrou todo seu desejo de a competição se repetir por inúmeras vezes na comunidade onde ela viveu por muitos anos e pela qual nutre grande carinho. “Transformamos uma manhã inteirinha em atividades esportivas e essa interação fortalece o vínculo entre as pessoas! Compartilhamos da ideia de que momentos assim são muito importantes e mesmo em meio aos desafios os pontos positivos são maiores. Minha vontade é que esse seja só um dos muitos que virão!”, afirmou a diretora.

A equipe feminina, módulo II,  foi uma das representantes da escola anfitriã no 1º Torneio da Amizade.

Ao apito final da última partida do Torneio foi servido, aos alunos/atletas e demais presentes, um delicioso almoço feito pelas cantineiras. O cardápio? Arroz, farofa de carne, feijão tropeiro, salada de alface e suco refrescante.