Super User

Ao longo de uma década cinco redes pluviais, localizadas no principal Trevo de acesso à Itamarandiba, ficaram obstruídas. Com o entupimento das galerias enxurradas e lama desciam para a cidade, causando assim grandes transtornos à população.

 

A Prefeitura de Itamarandiba e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com fundamental apoio da Copasa, realizaram no dia 24 e 25 de maio a desobstrução de cinco galerias de contenção de enxurradas no trevo entroncamento das MG’s 117, 451 e 214; chegadas dos municípios de Coluna, Carbonita e Senador Modestino Gonçalves.

O prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves, em companhia do engenheiro da Prefeitura, Otávio Augusto Menezes Della Testa, esteve no local acompanhando de perto os trabalhos de limpeza das redes pluviais que, segundo informações, estavam entupidas há cerca de 10 anos. Ele argumentou que a expurgação dos bueiros irá amenizar os transtornos causados com as enxurradas e lama que descem para dentro da cidade. “Contando com a parceria do DER/MG e Copasa, órgãos aos quais agradecemos, conseguimos retirar das cinco galerias quantidade considerável de lixo e lama que devido ao tempo que ali estavam já tinham petrificado; o que dificultou na conclusão dos trabalhos. Agora com a retirada do material sólido e volumoso que obstruíam as galerias o fluxo da água não será direcionado para os bairros próximos; evitando assim, os alagamentos que tanto prejudicam o cidadão.”, assegura Alves.

A desobstrução de redes pluviais é apenas uma das ações de contenção de enxurradas e lamas; o descarte do lixo deve ser feito com muito cuidado pela população; pois o despejo de rejeites em vias públicas ou em locais inadequados contribui para grandes transtornos que coloca em risco a saúde pública.

Ernane Frois

Ascom : Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Para a admissão, os aprovados no Processo Seletivo devem preencher, dentre outros requisitos, idade mínima de 16 anos, haver concluído ao menos 20% de seu curso e ter frequência escolar mínima de 75%, além da existência de convênio vigente entre a instituição de ensino e a Prefeitura Municipal de Itamarandiba.

 

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba divulgou, na tarde desta terça-feira (23/05), o resultado final dos aprovados no processo seletivo do Programa de Promoção ao Estágio de Estudantes (PPEE). No total 240 pessoas se candidataram para concorrerem às 58 vagas disponíveis nos níveis de ensino superior, médio e da educação profissional técnica de nível médio.

As provas foram aplicadas no dia 13 de maio do corrente ano e a lista dos aprovados pode ser acessada no site oficial do município; CLIQUE AQUI

De acordo com o advogado da Prefeitura, Dr. Pedro Afonso, os aprovados deverão aguardar o ato de convocação; sendo que, a admissão observará as regras estabelecidas no Edital de Seleção de Estagiários Nº 001/2017 - Programa de Promoção ao Estágio de Estudantes (PPEE).

Ernane Frois

Ascom - Prefeitura Municipal de Itamarandiba

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Coordenadoria da Atenção Primária, divulgou, na 1ª quinzena de maio, o balanço de atendimentos realizados nas Unidades de Saúde; tanto da sede municipal quanto na zona rural de Itamarandiba. No total, nas 11 unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município, 27.521 procedimentos foram realizados.   

Responsável pelo levantamento, a coordenadora da atenção primária da municipalidade, Luciana Piovezan Fernandes, informou que os dados são referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2017. Segundo ela, os números mostram os atendimentos feitos por médicos e enfermeiros em cada Estratégia de Saúde da Família; sendo eles detalhados da seguinte maneira:

  • ESF Central = 2.131 atendimentos;
  • ESF 1º de Maio = 3.144 atendimentos;
  • ESF Dr. José Pavie = 4.037 atendimentos;
  • ESF São Geraldo = 3.140 atendimentos;
  • ESF Dr. Sebastião Gusmão = 2.619 atendimentos;
  • ESF Fazendinha = 2.409 atendimentos;
  • ESF Contrato = 927 atendimentos;
  • ESF Santa Joana = 1.120 atendimentos;
  • ESF Penha de França = 1360 atendimentos;
  • ESF José de Sena Neto (Padre João Afonso) = 1.497 atendimentos;
  • ESF Homem do Campo = 5.137 atendimentos.

 

Em tempo: A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

A Prefeitura de Itamarandiba e a Secretaria Municipal de Educação tornam público o GABARITO OFICIAL da prova do processo de seleção de estagiário Nº 001/2017; Programa de Promoção ao Estágio de Estudantes (PPEE). A avaliação foi realizada no último sábado (13/05) no município de Itamarandiba. No total 240 pessoas se candidataram para as 58 vagas nos níveis de ensino superior, médio e da educação profissional técnica de nível médio.

OBS: Conforme previsão do Edital,  o candidato poderá interpor recurso até o dia 16 de maio de 2017 junto à Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Tiradentes, 169, centro. Baixe o formulário de recurso AQUI

Para acessar o gabarito clique nos links a seguir:

NÍVEL ENSINO MÉDIO

NÍVEL ENSINO SUPERIOR

O secretário de saúde de Itamarandiba, Cledimar Alves, e a coordenadora da atenção primária, Luciana Piovezan, receberam com alegria e entusiasmo os novos médicos, Dr. Juan José e Dra. Betsy Leon.

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu recentemente 02 (dois) novos profissionais pelo “Programa Mais Médicos”, do Governo Federal. Os clínicos gerais Dr. Juan José Godoy Soares e Dra. Betsy Leon Loriga já estão em Itamarandiba atendendo a população nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Os dois são naturais de Cuba e foram recepcionados pelo secretário municipal de saúde, Cledimar Alves, e pela coordenadora da atenção primária, Luciana Piovezan Fernandes.

A chegada dos dois médicos tem por objetivo suprir a demanda de tais profissionais na área da saúde, bem como preencher a lacuna criada com a saída dos outros doutores cubanos; os quais, com o vencimento de seus contratos, se viram na obrigação de retornarem ao país de origem. “Ao propormos ofertar aos cidadãos uma saúde de qualidade temos a plena convicção da importância dos médicos neste processo. Sendo assim, a Prefeitura se mobilizou e conseguiu que Dr. Juan José e Dra. Betsy Leon fossem designados para Itamarandiba em um tempo recorde. Ao mesmo tempo em que reconhecemos e agradecemos os outros médicos cubanos pelo excelente trabalho desempenhado junto ao nosso povo; damos boas-vindas aos seus conterrâneos Dr. Juan e Dra. Betsy.”, disse o secretário Cledimar.  

A exemplo de seus compatriotas, os médicos cubanos, Dr. Juan José e Dra. Betsy Leon, prestarão relevantes serviços à população de Itamarandiba.  

 

A chegada de mais dois médicos reforça o comprometimento da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde para com a área da saúde no município. Em março passado, a Prefeitura já havia contratado 01 pediatra e 01 ortopedista; aumentando assim consideravelmente o número de médicos, de diferentes especialidades, em Itamarandiba.

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Sexta, 01 Janeiro 2016 01:43

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Fumantes de Itamarandiba têm na Secretaria Municipal de Saúde grande aliada na luta contra o vício do cigarro. Reuniões com grupos de dependentes do tabaco acontecem semanalmente na Câmara Municipal.

 

Com intuito de prevenir e apoiar os fumantes no combate ao tabagismo, a Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, na segunda quinzena de abril, encontros com grupos de dependentes do tabaco, principal substância encontrada no cigarro.

As reuniões, promovidas por todas as unidades de saúde do município, possuem 04 sessões, uma em cada semana; posteriormente acontecerão, com os participantes que se mantêm assíduos desde o início do programa, encontros de manutenção quinzenalmente. Todas as reuniões acontecem às 18:00 horas na Câmara Municipal de Itamarandiba; o interessado em participar dos próximos grupos deve procurar a unidade de saúde de sua comunidade e manifestar a vontade de parar de fumar. Feito isso, será feita uma avaliação que possibilite o conhecimento do grau de dependência e demais patologias de cada participante.

Enfatizando que dois encontros já foram realizados e que os próximos serão nos dias 10 e 17 de maio (quarta-feira), a coordenadora do projeto, enfermeira Luciana Piovezan Fernandes, explicou ser de extrema importância que o paciente tenha uma presença assídua nas reuniões e que siga fielmente as orientações dadas pelos profissionais de saúde. “Atualmente está acontecendo o primeiro grupo antitabagismo do ano. O tratamento baseia-se em reuniões semanais com diversos profissionais, sendo enfermeiras, psicólogos, nutricionistas entre outros. Os medicamentos são disponibilizados para os pacientes que estão inscritos no programa antitabagismo e que frequenta todas as reuniões.”, explicou a coordenadora Luciana.  

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Saiba mais:

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta sejam fumantes.

Está comprovado que o tabagismo é responsável por 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer no pulmão, 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral) e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia).

Outras doenças que podem ter seu risco de ocorrência aumentado em decorrência do tabagismo destacam-se: hipertensão, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, entre outras. (Fonte portalsaude)

Acontece em Itamarandiba, de 01 a 07 de maio, a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), edição 2017. Diariamente são divulgados boletins com informações quanto a resultados, classificação e penalidades aplicadas às equipes e delegações. Para acessar clique  nos links a seguir.

BOLETIM 01

BOLETIM 02 - RESULTADOS 1º DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA)

BOLETIM 03 - RESULTADOS 02 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)

BOLETIM 04 - RESULTADOS 03 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)

BOLETIM 05 - RESULTADOS 04 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)

BOLETIM 06 - RESULTADOS 05 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)

BOLETIM 07 - RESULTADOS 06 DE MAIO (SÁBADO)

BOLETIM XADREZ 01

BOLETIM XADREZ 02

CLASSIFICADOS PARA ETAPA REGIONAL

 

 

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba, por meio da Administração 2017/2020, torna público os dados de procedimentos consolidados, nos três primeiros meses de 2017, no Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra (H.M.G.F.G).  

  • Atendimentos ambulatoriais: 5.322
  • Partos: 82
  • Procedimentos obstétricos: 119
  • Cirurgias: 62
  • Consultas pré-operatórias e pequenos procedimentos cirúrgicos: 117
  • Procedimentos ambulatoriais: 1.171
  • Exames laboratoriais: 3.794
  • Exames de Raios-X: 1.665
  • Internações: 468
  • Total de procedimentos hospitalares: 12.774

O levantamento foi realizado pelo coordenador de enfermagem do HMGFG, enfermeiro, Edney Carneiro Abreu, e pode ser visualizado na íntegra; para tanto clique AQUI 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Comitiva liderada pelo presidente da AMAJE, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, foi recebida pelo reitor da UFVJM, Sr. Gilciano Saraiva.  Em reunião, discutiu-se a necessidade da criação de um plano de desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha.

 

O reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Sr. Gilciano Saraiva Nogueira, recebeu, na última terça-feira (25/04), na sala de reuniões da instituição, em Diamantina, vários prefeitos ligados à Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE).

A comitiva, liderada pelo presidente da Associação, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves (PTdoB), foi formada pelos prefeitos Orlando Cordeiro (PDT), de Aricanduva;  Carlinhos Barbosa (PTB), de Turmalina; João Dumont (PSDB), de São Gonçalo do Rio Preto; Nivaldo Moraes “Nico” (PSDB), de Carbonita; Gonçalo Valdivino Pereira “Teco” (PT), de Datas; José Marcos Alves Guimarães (PMDB), de Couto de Magalhães de Minas; e Ricardo Rocha (PSDB), de Felício dos Santos. A reunião foi acompanhada, também, pelo Assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais da UFVJM, Sr. Cássio de Jesus Cardoso; responsável pela pasta denominada "Projeto Espaço dos Municípios", organizadora dessa mobilização.

Com objetivo de alavancar possíveis parcerias e debater ações que viabilizem estudos nas áreas da silvicultura, fruticultura, produção leiteira, dentre outras; o encontro serviu para que o reitor, Gilciano Saraiva, apresentasse aos chefes do executivo o projeto de parceria entre a universidade e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) que será lançado em breve.

De acordo com ele, tal parceria fará com que o IFNMG e UFVJM trabalhem de forma organizada, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e a transformação social nas regiões de abrangência das instituições – Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e regiões norte e noroeste de Minas.

Reunião teve por objetivo unir AMAJE e UFVJM. Parceria deve buscar alternativas que viabilizem estudos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos municípios jequitinhonhenses.

 

Para tanto, o reitor defendeu que os municípios façam projetos traçando um plano de desenvolvimento de abrangência regional e completou: “A partir de demandas geradas pelos municípios, as instituições trabalharão para integrar as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão, a fim de potencializar os recursos para atendê-las.”, diz. 

O presidente da AMAJE, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, realçou o compromisso da instituição na busca constante pela valorização do Vale do Jequitinhonha no cenário político e reiterou que a união dos prefeitos é primordial para que os municípios jequitinhonhenses possam colher grandes benefícios. “A verdade é que precisamos unir forças para cobrar dos nossos deputados e dos Governos Estadual e Federal mais atenção às demandas da nossa região. Ao propor nos ajudar na área da pesquisa e outras mais, a UFVJM está fazendo a parte dela. Caberá a nós levarmos os tais estudos e mostrarmos aos deputados e governantes as nossas potencialidades. No entanto, para isso é preciso entender que não há força política sem união.”, argumentou o presidente.   

Presidente da AMAJE, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, alertou quanto à importância da união dos municípios. Para ele, o Vale do Jequitinhonha merece e precisa ter maior atenção dos Governos Estadual e Federal.

 

Todos os prefeitos participantes tiveram a oportunidade de se expressarem e contribuíram com o sucesso do encontro. Ao final foi proposto que os municípios criem grupos de trabalhos, estes auxiliados por pesquisadores da universidade, para que se faça levantamento de demandas, estudos de viabilidade e potencial da região. Com data a ser definida, o próximo encontro contará com a participação de professores e pesquisadores da UFVJM.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Pagina 1 de 9

Endereço

Rede Social