Terça, 02 Janeiro 2018 16:38

Prefeitura notifica Copasa e pede esclarecimentos quanto ao fornecimento de água de aparência escura em Itamarandiba

Ofício foi entregue à Copasa no dia 29/12/2017, sexta-feira. Levando-se em consideração o final de semana e o feriado de 1º de janeiro, a Prefeitura, ainda, aguarda resposta.

Nos últimos dias do mês de dezembro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde/departamento das Vigilâncias em Saúde Ambiental e do Trabalhador recebeu inúmeras reclamações quanto a qualidade da água disponibilizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) à população da cidade de Itamarandiba.

Relatos davam conta de que a água fornecida pela Concessionária estava chegando aos consumidores com aparência visivelmente amarelada e enlodada, sendo o fato motivo de debates e grande exposição nas redes sociais e nos veículos de comunicação da região.

Ante as denúncias e constatação da veracidade do exposto, a Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/departamento das Vigilâncias em Saúde Ambiental e do Trabalhador, notificou a Copasa para que esta a apresentasse relatório contendo os resultados de análises diárias da água fornecida na sede do município nos últimos 04 (quatro) dias e, ainda, que informasse sobre as medidas adotadas pela Companhia para correção e/ou regularização da qualidade da água potável utilizada no abastecimento da cidade.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Cledimar Ferreira Alves, coincidentemente desde os primeiros dias da incidência da água de cor turva começar a chegar às casas dos moradores as unidades de saúde de Itamarandiba têm registrado aumento significativo nos casos de diarreia e infecção intestinal. “A situação é extremamente preocupante; haja vista o crescimento no atendimento de pessoas com sintomas que indicam o consumo de algo nocivo a flora intestinal e existem indícios de que isso esteja ligado diretamente à qualidade da água distribuída por essa Companhia de Saneamento. Entretanto, isso é apenas uma suspeita; estamos investigando para saber o real motivo do caso.”, explicou o secretário.

Em consonância a esse argumento, o executivo municipal não tem se omitido na busca de soluções para o problema. O prefeito Luiz Fernando vem acompanhando atentamente a questão do abastecimento de água na cidade; inclusive, em companhia do vice-prefeito, Lete Monteiro, e representantes da Copasa, esteve recentemente na Estação de Tratamento de Água da Estatal onde recebeu informações acerca da situação. “Somos solidários à nossa população e tão qual a ela estamos indignados e preocupados com a qualidade da água disponibilizada pela Copasa nesses últimos dias. Notificamos a Companhia e estamos esperando seu parecer.”, comentou Alves.

Vale destacar que o Ofício foi entregue à Copasa no dia 29/12/2017, sexta-feira.

Lido 1129 vezes Última modificação em Quinta, 25 Janeiro 2018 18:15