Super User

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba, por meio da Administração 2017/2020, torna público os dados de procedimentos consolidados, nos três primeiros meses de 2017, no Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra (H.M.G.F.G).  

  • Atendimentos ambulatoriais: 5.322
  • Partos: 82
  • Procedimentos obstétricos: 119
  • Cirurgias: 62
  • Consultas pré-operatórias e pequenos procedimentos cirúrgicos: 117
  • Procedimentos ambulatoriais: 1.171
  • Exames laboratoriais: 3.794
  • Exames de Raios-X: 1.665
  • Internações: 468
  • Total de procedimentos hospitalares: 12.774

O levantamento foi realizado pelo coordenador de enfermagem do HMGFG, enfermeiro, Edney Carneiro Abreu, e pode ser visualizado na íntegra; para tanto clique AQUI 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Comitiva liderada pelo presidente da AMAJE, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, foi recebida pelo reitor da UFVJM, Sr. Gilciano Saraiva.  Em reunião, discutiu-se a necessidade da criação de um plano de desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha.

 

O reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Sr. Gilciano Saraiva Nogueira, recebeu, na última terça-feira (25/04), na sala de reuniões da instituição, em Diamantina, vários prefeitos ligados à Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE).

A comitiva, liderada pelo presidente da Associação, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves (PTdoB), foi formada pelos prefeitos Orlando Cordeiro (PDT), de Aricanduva;  Carlinhos Barbosa (PTB), de Turmalina; João Dumont (PSDB), de São Gonçalo do Rio Preto; Nivaldo Moraes “Nico” (PSDB), de Carbonita; Gonçalo Valdivino Pereira “Teco” (PT), de Datas; José Marcos Alves Guimarães (PMDB), de Couto de Magalhães de Minas; e Ricardo Rocha (PSDB), de Felício dos Santos. A reunião foi acompanhada, também, pelo Assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais da UFVJM, Sr. Cássio de Jesus Cardoso; responsável pela pasta denominada "Projeto Espaço dos Municípios", organizadora dessa mobilização.

Com objetivo de alavancar possíveis parcerias e debater ações que viabilizem estudos nas áreas da silvicultura, fruticultura, produção leiteira, dentre outras; o encontro serviu para que o reitor, Gilciano Saraiva, apresentasse aos chefes do executivo o projeto de parceria entre a universidade e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) que será lançado em breve.

De acordo com ele, tal parceria fará com que o IFNMG e UFVJM trabalhem de forma organizada, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e a transformação social nas regiões de abrangência das instituições – Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e regiões norte e noroeste de Minas.

Reunião teve por objetivo unir AMAJE e UFVJM. Parceria deve buscar alternativas que viabilizem estudos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social dos municípios jequitinhonhenses.

 

Para tanto, o reitor defendeu que os municípios façam projetos traçando um plano de desenvolvimento de abrangência regional e completou: “A partir de demandas geradas pelos municípios, as instituições trabalharão para integrar as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão, a fim de potencializar os recursos para atendê-las.”, diz. 

O presidente da AMAJE, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, realçou o compromisso da instituição na busca constante pela valorização do Vale do Jequitinhonha no cenário político e reiterou que a união dos prefeitos é primordial para que os municípios jequitinhonhenses possam colher grandes benefícios. “A verdade é que precisamos unir forças para cobrar dos nossos deputados e dos Governos Estadual e Federal mais atenção às demandas da nossa região. Ao propor nos ajudar na área da pesquisa e outras mais, a UFVJM está fazendo a parte dela. Caberá a nós levarmos os tais estudos e mostrarmos aos deputados e governantes as nossas potencialidades. No entanto, para isso é preciso entender que não há força política sem união.”, argumentou o presidente.   

Presidente da AMAJE, prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando, alertou quanto à importância da união dos municípios. Para ele, o Vale do Jequitinhonha merece e precisa ter maior atenção dos Governos Estadual e Federal.

 

Todos os prefeitos participantes tiveram a oportunidade de se expressarem e contribuíram com o sucesso do encontro. Ao final foi proposto que os municípios criem grupos de trabalhos, estes auxiliados por pesquisadores da universidade, para que se faça levantamento de demandas, estudos de viabilidade e potencial da região. Com data a ser definida, o próximo encontro contará com a participação de professores e pesquisadores da UFVJM.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem a público informar que em Itamarandiba já se deu início à 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza. A meta do programa é vacinar 95% dos grupos alvo; tendo prioridade:

 

  • GESTANTES, EM QUALQUER IDADE GESTACIONAL;
  • PUÉRPERAS, ATÉ 45 DIAS APÓS O PARTO;
  • CRIANÇAS, DE 6 MESES A MENORES DE 5 ANOS;
  • TRABALHADORES DE SAÚDE;
  • IDOSOS;
  • PROFESSORES;
  • PRIVADOS DE LIBERDADE;
  • PROFISSIONAIS DO SISTEMA PRISIONAL.

 

A Vigilância Epidemiológica de Itamarandiba informa, ainda, que pacientes com doenças crônicas serão vacinados no dia 13 de maio, Dia “D” de mobilização para a campanha. É importante lembrar que os pacientes com doenças crônicas que fazem atendimento pelo SUS devem procurar as unidades de saúde de seus bairros, caso contrário, devem ter prescrição médica da Vacina Influenza.

 

A meta do município de Itamarandiba é vacinar 8.411 indivíduos até o dia 30 de maio.

Na zona rural a campanha terá início no dia 02 de maio, tendo uma equipe de enfermagem volante, a qual percorrerá todos os pontos estratégicos, de acordo com o cronograma já conhecido pelos agentes de saúde. (Veja o cronograma completo clicando AQUI)

“Vale lembrar que a melhor maneira de evitar propagação de vírus é a lavagem constante das mãos com água e sabão”.

 

No período de 1º a 6 de maio, 54 escolas, representando vinte e quatro municípios da região, competem nas modalidades de basquete, futsal, handebol,  vôlei e xadrez. Os municípios participantes da etapa microrregional em Itamarandiba são: Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Monjolos, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serra Azul de Minas, Serro e Turmalina.

O Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado.  Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros. A segunda etapa dos Jogos Escolares é a microrregional. São cerca de 2000 escolas e 35.000 alunos-atletas participantes. A competição acontece em 49 sedes de várias regiões de Minas Gerais. Itamarandiba é uma delas.

As modalidades disponíveis no JEMG/2017 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.

Em Itamarandiba as disputas serão nas modalidades: Futsal, voleibol, basquetebol, handebol e xadrez.

A tabela com horários e locais das partidas você visualiza no link:

http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/wp-content/uploads/2013/01/Tabela-de-Jogos-Itamarandiba.pdf

Fonte: http://www.feemg.com.br/

Poliesportivo Municipal e quadras das Escolas Estaduais São João Batista, Mestra Bezinha Gandra e Teodorinho Fernandes estão recebendo reparos emergenciais e novas pinturas.

 

Itamarandiba está na contagem regressiva para a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), edição 2017, marcados para acontecer no período de 01 a 07 de maio. A dez dias da abertura oficial do evento, a Prefeitura Municipal, por intermédio das Secretarias de Esportes e de Obras, e as Escolas Estaduais Mestra Bezinha Gandra, São João Batista e Teodorinho Fernandes; instituições que receberão competições em suas dependências, têm intensificado os trabalhos que vão garantir a infraestrutura e sucesso da competição que será realizada pela primeira vez na cidade itamarandibana.

No Poliesportivo Municipal acontecerá boa parte dos 200 jogos programados para a competição. Pensando nisso, a Prefeitura, com o objetivo de executar trabalhos em tempo hábil no espaço, contratou equipe de mão de obra especializada e esta tem feito a pintura do piso, arquibancadas e da área externa, reparos na parte hidráulica e elétrica, reformado o alambrado e assentado novas portas e trancas. Além disso, a Prefeitura já deu início às melhorias no Estádio Municipal Niquinho Gandra; palco da festa de abertura do evento.

Restauração do Estádio Municipal Niquinho Gandra. O espaço será palco da abertura da etapa microrregional do JEMG/2017. Evento reunirá 25 municípios em Itamarandiba.

 

Tão qual no Poliesportivo, nas Escolas Estaduais as obras, realizadas pelas próprias instituições, estão em ritmo acelerado e sendo executadas dentro do tempo previsto. As quadras do São João Batista, Teodorinho Fernandes e Mestra Bezinha Gandra estão recebendo reparos emergenciais e novas pinturas no piso, traves e arquibancadas. O Centro Social Mali Martin também receberá jogos da etapa microrregional do JEMG/2017, contudo suas quadras estão em perfeitas condições e não precisarão passar por reparos.

Durante a semana de competições são esperados em Itamarandiba mais de 1.000 jovens/atletas de 25 municípios integrados à Superintendência Regional de Ensino de Diamantina (SER/Diamantina). As delegações, que contarão, ainda, com professores, dirigentes e responsáveis legais, começarão a chegar à Itamarandiba no domingo, 30 de abril.  Nesse contexto é fácil entender que na primeira semana de maio Itamarandiba se tornará uma grande geradora de intercâmbio cultural.   

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, Polo Avançado/Itamarandiba-IFNMG, recuperaram em Itamarandiba mais de 10 áreas contendo matas ciliares e áreas de degradação ambiental.

 

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, Polo Avançado/Itamarandiba do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), desenvolveram, de 22 de março a 08 de abril, relevante projeto de revitalização e recuperação de matas ciliares no município de Itamarandiba.

A atividade, que faz parte da grade curricular e finalização do III Módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente, foi supervisionada pelo tutor presencial Leonardo Costa e teve como grandes parceiros empresas e órgãos ligados às áreas ambientais, tais como: Instituto Estadual de Florestas (IEF), Parque Estadual da Serra Negra e Aperam Bioenergia. Essa parceria resultou na aquisição de 1.000 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica e Cerrado; as quais foram plantadas em diferentes localidades do município de Itamarandiba.

Divididos em grupos, os alunos foram deslocados para as regiões dos distritos de Santa Joana, Contrato e Santa Luzia, comunidades do Areão e Ponte Santana, bem como para os bairros e praças púbicas da sede municipal; ao final da prática profissional supervisionada foram recuperadas mais de 10 áreas contendo matas ciliares e áreas de degradação ambiental, beneficiando assim muitas famílias que convivem nesses lugares.

Projeto de restauração e revitalização beneficiou localidades do interior do município,  bem como bairros e praças públicas da cidade.  

 

O resultado positivo mereceu o reconhecimento do tutor Leonardo Costa que fez questão de enaltecer o comprometimento de seus alunos em participarem de projeto tão importante para a preservação do ecossistema existente no extenso território itamarandibano. “Este foi mais um dos inúmeros projetos desenvolvidos pela turma do Curso Técnico em Meio Ambiente; projetos estes voltados a promover benefícios ao meio ambiente da nossa região. Mesclar teoria e prática é essencial para o aprimoramento do conhecimento e nesse contexto nossos cursistas estão de parabéns pela dedicação demonstrada na aplicação da forma prática aos ensinamentos aprendidos durante o decorrer do curso.”, diz.

O IFNMG, Prefeitura de Itamarandiba e Secretária Municipal de Educação mantém consolidada parceria. Essa união e imprescindível apoio têm sido fundamentais para que a atual turma do curso Técnico em Meio Ambiente seja referência de qualidade dentre as demais ministradas pelo Instituto Federal de Montes Claros na modalidade ensino a distância (EaD).  

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba divulgou hoje, 13 de abril, o primeiro edital de seleção do Programa de Promoção ao Estágio de Estudantes (PPEE). Serão disponibilizadas 58 vagas mais a formação de cadastro de reserva para os diferentes níveis de ensino. No nível superior, há vagas para estagiários de administração, ciências contábeis, educação física, letras, pedagogia, serviço social e curso superior na área ambiental. 

Com carga horária de 06 diárias/30 horas semanais, o estágio, não obrigatório, terá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) para estagiários de nível médio e da educação profissional técnica de nível médio. Já para estagiários de nível superior a remuneração será de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Além da bolsa, o estagiário contará com mais R$ 70,00 (setenta reais) de auxílio transporte.

Aprovado em março deste ano pela Lei Municipal nº 2171/2017, o Programa é voltado a contemplar estudantes de nível médio, da educação profissional técnica de nível médio e de nível superior. Sendo assim, para admissão ao programa, o estagiário aprovado deve preencher, dentre outros requisitos, idade mínima de 16 anos, haver concluído ao menos 20% de seu curso e ter frequência escolar mínima de 75%, além da existência de convênio vigente entre a instituição de ensino e a Prefeitura Municipal de Itamarandiba.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 17 de abril e vão até o dia 28 de abril e podem ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Tiradentes, 169, no centro da cidade. Vale destacar que no momento da inscrição é necessário que o candidato apresente cópia da identidade, CPF, comprovante de matrícula e atestado de frequência expedido pela instituição de ensino, além do comprovante de depósito original da taxa de inscrição que é de R$ 15,00 para os candidatos de nível superior e R$10,00 para os demais candidatos. A isenção da taxa de inscrição será deferida aos candidatos inscritos no cadastro único de programas sociais do Governo Federal. 

As provas estão agendadas para o dia 13 de maio na sede do Pólo do IFNMG de Itamarandiba na Avenida Jequitinhonha, 298, no bairro Florestal.

Para mais informações acesse o edital clicando AQUI

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

JEMG 2017: Reunião com representantes da SRE/Diamantina teve por objetivo orientar Escolas, Prefeitura e Secretarias quanto a estrutura e logística necessárias durante a semana de atividades da etapa microrregional do JEMG em Itamarandiba.

 

Representantes da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina (SRE/Dtina), Prefeitura, Câmara, Secretarias Municipais e das Escolas Públicas do município de Itamarandiba reuniram-se na tarde do dia 11 de abril para discutirem estratégias de segurança, procedimentos de abertura e toda logística de instalações para a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), edição 2017, a ser realizada em Itamarandiba no período de 01 a 07 de maio.

Promovida na Câmara de Vereadores, essa é a primeira reunião do grupo que contou com a participação dos coordenadores representantes da SRE/Dtina, Sr. Alex Vinícios Baldoino e as Sras. Marinalva Aparecida Correiro e Rosarinha de Fátima Santos Coelho. Além deles, fizeram-se presentes ao encontro o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, secretário municipal de esportes, lazer e cultura, Walber de Miranda, diretores escolares, professores de educação física, alguns vereadores e representantes das Secretarias Municipais, em especial das pastas da Saúde, Educação, Obras e Transportes.

Lembrando ser a primeira vez que Itamarandiba sediará a etapa microrregional do JEMG, o secretário Walber de Miranda, relatou a importância do evento que vai reunir na cidade 26 municípios e mais de 1.000 jovens/atletas. Nesse sentido, ele se diz entendedor da obrigação e responsabilidade assumida pelos gestores municipais e escolas do município; por isso mesmo, é extremamente importante que todos se unam e se envolvam para que a anfitriã Itamarandiba torne-se referência e modelo para outras municipalidades. “Nós que aqui estamos abraçamos uma enorme responsabilidade e essa reunião tem por finalidade traçar estratégias que possam amenizar problemas passíveis de acontecerem antes e durante os jogos.”, diz.

Segundo a coordenadora Marinalva Correiro, Itamarandiba possui estrutura e condições plenas para promover os jogos com a maior qualidade, por isso mesmo espera um evento sensacional e se arrisca a dizer que a festa surpreenderá a todos. Correiro ratificou, ainda, que em termos de cronograma de ação tudo está dentro do prazo previsto e completou: “Espero que o povo de Itamarandiba abrace esse momento especial para a cidade. Uma ocasião prazerosa, de reflexão e respeito para com cada convidado. O JEMG é ocasião para refletir sobre o significado do esporte para nossos jovens, estudantes e nossa cidade.”.

No encontro foram discutidos procedimentos relacionados à segurança, saúde, alimentação, transporte, identificação das delegações, abertura do evento, estrutura e manutenção dos alojamentos.

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba  

Cerca de 180 pessoas estiveram nas dependências do CSMM para participarem de justa homenagem aos serventes escolares da rede municipal de ensino de Itamarandiba.  

 

A Secretaria Municipal de Educação, com incondicional apoio da equipe da repartição, diretores, vice-diretores, supervisores, fonoaudiólogos e nutricionistas das Escolas Municipais, realizou no sábado, 08 de abril, belíssima e merecedora homenagem aos serventes escolares de Itamarandiba. O evento foi promovido em alusão ao Dia do Servente Escolar; comemorado em nosso município no dia 03 de abril.

Além dos homenageados e seus convidados, a confraternização, realizada no Centro Social Mali Martin (CSMM), contou com a presença do prefeito Luiz Fernando e secretária municipal de educação, Érica Canuto. No total cerca de 180 pessoas prestigiaram efetivamente a homenagem que contou com brincadeiras, palestras e apresentações culturais; dentre elas de peça teatral alusiva à importância do servente escolar no dia a dia da escola. Ao final das atividades comemorativas foi oferecido aos presentes um delicioso almoço de confraternização.

Desempenhando suas funções com muito amor e carinho, o servente escolar além de ser o responsável pela limpeza das escolas, é o profissional que prepara a alimentação e participa do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, o prefeito Luiz Fernando aproveitou o momento para ressaltar as qualidades e relevância dos serventes escolares e fez questão de agradecer a esses profissionais que fazem do seu trabalho uma busca constante pelo bem estar dos estudantes itamarandibanos. “Registro minha homenagem a essas guerreiras e guerreiros que alimentam nossas crianças da rede pública de ensino. Saibam que a dedicação e trabalho de vocês são motivos de orgulho para o nosso município; sempre dispostos a fazer o melhor para a educação de nossos jovens. Obrigado e parabéns pelo belo trabalho!”, argumentou o prefeito.

A secretária de educação de Itamarandiba, Érica Canuto, por sua vez, se mostrou realizada e privilegiada por fazer parte da equipe que se mobilizou para prestar justa homenagem aos serventes escolares da rede municipal de ensino. Em forma de reconhecimento e agradecimento, ela enalteceu a participação de cada um e lembrou-se da imprescindível colaboração do CSMM, motorista Ricardo Meira e empresários locais; os quais ela fez questão de mencionar. “A ajuda e envolvimento da equipe da nossa Secretaria é motivo de orgulho e merecedora de aplausos. Entretanto, é de suma importância e necessidade ressaltar o apoio do Centro Social Mali Martin e o patrocínio do Hipermercado Macol, Frigorífico e Peixaria Alves, Mercearia Santos, Mercearia São João e Padaria Pão de Mel. Sem a parceria dessas instituições e dedicação da nossa equipe não teríamos como prestar esta justa homenagem a esses profissionais que tanto fazem pela nossa educação.”, agradeceu a secretária Érica.   

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

VEJA AS FOTOS DO EVENTO CLICANDO AQUI

 

JEMG 2017 – Etapa municipal contou com a participação de 09 Escolas da rede pública do município de Itamarandiba e cerca de 400 alunos/atletas.

 

A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Esportes, em parceria com a rede pública de ensino do município, realizou, nos dias 05 e 06 de abril, nas quadras esportivas do Centro Social Mali Martin a etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), edição 2017. A competição serviu de seletiva para que Itamarandiba conhecesse seus representantes na etapa microrregional, fase essa a ser realizada de 01 a 07 de maio e que terá, pela 1ª vez na história, Itamarandiba como cidade sede.

O evento teve abertura oficial no dia 05 e contou com a participação de 09 Escolas Municipais e Estaduais do município itamarandibano o que totalizou o envolvimento de aproximadamente 400 estudantes, com faixa etária compreendida entre 12 e 17 ano; os quais se enfrentaram na categoria futebol de salão masculino e feminino, nos módulos 1 e 2.

Nos dois dias de competição o que não faltou foi emoção e grandes disputas. Ao final sagraram-se campeãs nos módulos 1 e 2 feminino e módulo 1 masculino as equipes da Escola Estadual Mestre João Silvério, já no módulo 2 masculino a vaga ficou com o time da Escola Estadual São João Batista.

Participaram da etapa municipal JEMG 2017 em Itamarandiba: E. M. Criança Feliz (Sede), E.E Mestre João Silvério (Sede), E.E São João Batista (Sede), E.E Coronel Jonas Câmara (Sede), E.E Maria Raimunda (Distrito Santa Joana), E.E Betina Gomes (Distrito Contrato), E.E Alfredo Rabelo (Distrito Santa Luzia de Minas), E.E Professor Campos (Distrito Penha de França), E.E Pe. João Afonso (Distrito Padre João Afonso).

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Pagina 1 de 9

Endereço

Rede Social