Prefeitura de Itamarandiba entrega sementes aos produtores rurais do município

Mais de 700 produtores rurais de Itamarandiba serão beneficiados com o Programa Sementes Presentes. Além de distribuição de grãos, o projeto prevê a liberação de kit’s horta.

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e imprescindível apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), deu início a distribuição de 790 kg de feijão, 150 kg de sorgo e de 2.500 kg de milho para 359 famílias de produtores rurais do município.

Adquiridos pela Prefeitura e Emater-MG, por meio do Programa Sementes Presentes, junto à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), a entrega dos grãos começou a ser realizada na segunda quinzena de novembro e os primeiros a recebê-los foram os produtores rurais das regiões de Ribeirão de Areia, Amaros, Santa Joana e Penedo. Ao todo foram entregues nessas comunidades 800 quilos de sementes para cerca de 80 famílias.

Produtores rurais das regiões de Santa Joana e Penedo foram um dos primeiros contemplados com o Programa Sementes Presentes. Dos 3.440 quilos de sementes disponíveis aos agricultores itamarandibanos 800 quilos já foram entregues.

Ao ressaltar os benefícios da aquisição para o agricultor familiar; dentre elas a garantia da segurança alimentar e geração de trabalho e renda no campo, o gestor municipal de agropecuária do município de Itamarandiba, Herculano Campos Gusmão, enfatizou a consolidada parceria existente entre Prefeitura de Itamarandiba e Emater-MG, a qual, segundo ele, tem proporcionado grandes conquistas ao homem do campo.

Gusmão esclareceu, ainda, que os beneficiados foram selecionados levando-se em consideração o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que além da distribuição de grãos, o Programa Sementes Presentes prevê a liberação do kit horta. “Estamos disponibilizando 3.440 quilos de sementes de feijão, sorgo e milho para quase 360 famílias residentes na zona rural do nosso município. Entretanto, este projeto vai viabilizar, também, o kit horta, composto por diferentes sementes de hortaliças, o qual faremos a entrega nos primeiros meses de 2018. Ao final iremos beneficiar 710 famílias em todo o território itamarandibano.”, explicou Gusmão.

Por meio da Prefeitura e Emater/MG mais de 3 toneladas de milho, sorgo e feijão serão direcionadas à agricultura familiar. Os grãos, disponibilizados pelo Governo de Minas, garantirão alimento e reforço na renda do produtor rural.

Representando a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Ribeirão de Areia e Adjacências, o presidente da instituição, Sr. Vandeil Geraldo Rodrigues, reconheceu o empenho da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater–MG na aquisição das sementes. Ao agradecer o apoio, Rodrigues fez questão de ressaltar que tal conquista irá reforçar a produção e comercialização para os agricultores familiares; os quais, segundo ele, muitas das vezes são invisíveis aos olhos do poder público. “Nossa Associação é muita unida; contudo, só nossa luta não é suficiente para alcançar os objetivos e os interesses da coletividade. É preciso que os órgãos públicos nos dêem sustentação e hoje vejo que estamos tendo o apoio almejado. Toda e qualquer ajuda sempre será bem-vinda.”, diz.

O Programa Sementes Presentes, do Governo do Estado de Minas Gerais, visa o enfrentamento da pobreza no campo e pretende abranger, até o ano que vem, 229 municípios em cinco territórios - Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Vale do Rio Doce.

Última modificação em Terça, 28 Novembro 2017 17:08