HernaneF

 

A ação, que tem por objetivo destinar até 3% do Imposto de Renda para o Fundo Municipal  dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itamarandiba, pode  ser aderida por pessoas de qualquer parte do Brasil.   

 

 

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba, por intermédio do Departamento de Controladoria Interna, promoveu, na manhã do dia 25 de março, o lançamento da Campanha Leão Amigo; projeto que visa enviar parte do Imposto de Renda para o “Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itamarandiba” (FMDCA), ao invés de destiná-lo ao Tesouro Nacional.

 

Um dos coordenadores da Campanha em Itamarandiba, o controlador interno municipal, Sr. Gilliard Soares Oliveira, ressaltou que a ação é adotada em vários municípios brasileiros e interfere diretamente na realidade social de acolhidos em projetos voltados aos infantojuvenis. Ele lembrou que o montante arrecadado é investido em ações relevantes à formação do ser humano e à redução da violência nas municipalidades. Na oportunidade, Oliveira explicou que até o prazo final de entrega da declaração, em 30 de abril, as pessoas físicas podem destinar até 3% do Imposto de Renda ao FMDCA. “Vale lembrar que o contribuinte não pagará mais imposto por isso e nem terá sua restituição diminuída. Ele apenas permitirá que parte do seu imposto devido seja destinado diretamente para um Fundo que o investirá em atividades educacionais, culturais e artísticas. Ou seja: é uma ação efetiva de cidadania.”, afirmou.   

 

Para realizar a destinação é fácil! Basta o contribuinte acessar o programa de ajuste da DIRPF, selecionar a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”, clicar em “novo”. Isso feito, o contribuinte deverá optar pelo “Tipo de Fundo”, que pode ser Federal, Estadual ou Municipal. Para destinar para o “FMDCA de Itamarandiba” deve-se selecionar a opção “Municipal”, “Estado de Minas Gerais”, e no campo Município informar Itamarandiba. O próprio programa já dirá o valor máximo para doação.

 

O controlador interno, Gilliard Oliveira, fez questão de enfatizar que ao destinar parte do Imposto devido para ao FMDCA de Itamarandiba o contribuinte promove uma atitude simples e ao mesmo tempo poderosa; pois, segundo ele, tal ação tem o poder de mudar o futuro de muitas crianças e jovens. “Faço um convite aos itamarandibanos e demais cidadãos que possuem um carinho por nossa amada cidade. Esteja onde estiver neste País! Ao fazer sua Declaração de Imposto de Renda ou ao contratar algum profissional para tal, manifeste seu interesse em contribuir com o Fundo da Criança e do Adolescente de Itamarandiba. Em resumo: Faça do leão um amigo dos jovens de Itamarandiba.”. 

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Como forma de incentivo, a Prefeitura de Itamarandiba adquiriu sementes, produziu mudas no viveiro municipal e doou mais de 22 mil mudas aos interessados no cultivo do urucum.

 

O urucum já é um “ouro vermelho”, sendo demandado principalmente pela indústria alimentícia, cosmética, farmacêutica e têxtil. Atualmente os estados de São Paulo, Rondônia e Bahia lideram a produção nacional. Entretanto, resultados do Censo Agro, do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), realizado no ano de 2017, confirmaram a crescente vocação da região de Itamarandiba na produção de urucum. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto em 2018, a nova microrregião produtora reúne, ao menos, 10 municipalidades que já lideram a produção em Minas Gerais; sendo Felício dos Santos, município limítrofe à Itamarandiba, o maior produtor do estado.

 

Com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem acompanhado e estimulado de perto o incremento do cultivo no município, a produção em Itamarandiba já alcança mais de duas (02) toneladas de sementes. “Estamos a incentivar nossos produtores com o plantio de mudas de qualidade para que despertem para essa nova cultura que já se revela promissora na região. Temos tudo para converter o município em um grande produtor, o clima contribui e nossos produtores já abraçaram a ideia. Itamarandiba já é o décimo município em número de propriedades com o cultivo de urucum no estado e nossa meta é avançar gradativamente com a distribuição de mudas e consolidar essa vocação.”, explicou o gerente municipal de agricultura, engenheiro ambiental, Herculano Gusmão.

 

À frente do projeto de incentivo à produção de urucum na região, Gusmão ressaltou, ainda, que tão logo houve a identificação da expansão do cultivo no território itamarandibano, ainda em 2017, a Prefeitura adquiriu sementes de qualidade da variedade urucum piave e de imediato deu início a formação das mudas no próprio viveiro municipal. “Com esse trabalho, a Prefeitura já distribuiu, gratuitamente, mais de 22 mil mudas do fruto aos pequenos produtores das diversas localidades rurais do município.”, diz.  

 

Já o prefeito itamarandibano, Luiz Fernando Alves, argumentou que Itamarandiba possui base territorial extensa e com diferentes microclimas que permite a aposta em outros cultivos; nesse sentido, ele destaca que incentivar e incrementar métodos que fomentam a agricultura familiar sempre fará parte do plano de governo da atual gestão municipal. “Estamos localizados em uma área que nos permite investir em novas culturas produtivas. O urucum tem sido um exemplo marcante disso; muito embora a produção ainda seja modesta se comparada a de municípios vizinhos. Entretanto, o fato é que Itamarandiba está ao centro de uma microrregião produtora e o estímulo aos produtores rurais na diversificação da produção na pequena propriedade fortalece a agricultura familiar. E é justamente isso que propomos e estamos a fazer.”, enfatizou Alves.

 

Para mais informações quanto ao apoio ofertado pela Prefeitura, bem como ao cultivo do urucum, os pequenos produtores rurais de Itamarandiba podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, situada à Praça Dr. Afonso Pavie, 120, centro, ao lado da Igreja do Rosário.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

Com grande apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura, o Núcleo Orquídofilo do Vale do Rio Doce (NOVARD) promoverá, na segunda quinzena de abril, a 1ª Exposição de Orquídeas de Itamarandiba.

 

Com entrada gratuita, a mostra será realizada nos dias 20 e 21 de abril (sábado e domingo), nas dependências da Escola Estadual Coronel Jonas Câmara, região central da cidade, e ficará aberta das 08 às 18 horas; sendo que no domingo, a partir das 14 horas, a organização promoverá palestra com orientações quanto à produção e cuidados que se deve ter com a planta.

 

Com a finalidade de difundir a arte do cultivo das orquídeas e levar uma mensagem de preservação ambiental, a 1ª Exposição de Orquídeas de Itamarandiba é o destino certo para você que é apaixonado por flores. Venha, prestigie! Chame seus amigos e familiares e descubra o amor, poder, desejo e sedução que as orquídeas possuem.

Vem aí! Mais uma edição da “Maior e melhor festa de rodeio show do Vale do Jequitinhonha” – EXPOITA 2019 – De 11 a 14 de julho

 

A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Cultura e parceria das demais secretarias municipais, vai realizar dias 11, 12, 13 e 14 de julho de 2019, no Parque de Exposições, mais uma edição da Exposição Agropecuária de Itamarandiba (EXPOITA).

Considerada a “Maior e melhor festa de rodeio show do Vale do Jequitinhonha” o evento, que completará 26 anos de existência, ofertará aos itamarandibanos e visitantes grandiosa festa com mega estrutura, rodeio profissional, concurso de marcha, leilão de gado, exposição de produtos da agricultura familiar, boi no rolete, matinê infantil, shows pirotécnicos, camarote Open Bar e atrações musicais com artistas consagrados no cenário nacional; sem deixar de valorizar e conceder espaço aos músicos locais..

 

Confira a programação musical:

  • Dia 11/07 (quinta-feira) = Felipe Araujo e, ainda, Fincadão Mineiro
  • Dia 12/07 (sexta-feira) = Matheus & Kauan e, ainda, Hugo & Cristiano
  • Dia 13/07 (sábado) = Teodoro & Sampaio e, ainda, Neto LX
  • Dia 14/07 (domingo) = Forró Boys, Beco do Samba e, ainda, matinê com show infantil (entrada franca).

 

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba tem, na realização da 26ª EXPOITA, imprescindível ajuda dos seguintes apoiadores: Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, Câmara Municipal de Itamarandiba, Circuito Turístico das Pedras Preciosas, IMA, EMATER/MG e Polícias Militar e Civil.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba 

 

 

 

 

Atenção!

Resultado Chamamento Público de Nº 003/2019

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba informa que o resultado do Chamamento Público de 003/2019 já se encontra disponível para visualização.

Foram ofertadas vagas para: Oficial de veículos e máquinas pesadas.

 

Confira a lista classificatória clicando AQUI

A invasão afetou diretamente setores essenciais ao desempenho operacional da administração pública; inclusive impossibilitou a Prefeitura de realizar o pagamento dos servidores da Atenção Básica da Saúde.

 

Os servidores da Prefeitura Municipal de Itamarandiba que chegaram para trabalhar na quarta-feira, pós-feriado de carnaval, depararam com o sistema operacional da área administrativa criptografado, com acesso negado seguido de uma mensagem sugerindo que os responsáveis pela gestão municipal fizessem contato via e-mail e avisando, ainda, que o sistema só seria liberado mediante pagamento em moeda virtual (bitcoins).

De acordo com o departamento de informática da Prefeitura, a invasão ocorreu por volta das 14:00 horas do sábado, 02 de março, e o problema afetou diretamente setores essenciais ao desempenho operacional da administração pública, a exemplo os departamentos de Licitação, Compras,  Recursos Humanos, Tributos, Tesouraria e outros.

O prefeito Luiz Fernando Alves explicou que a situação tem prejudicado os trabalhos internos e que isso pode promover uma reação em cadeia, visto que o problema impossibilita a Prefeitura de realizar compras, pagar fornecedores e honrar a folha de pagamento. “Os hackers bloquearam o trabalho em setores capitais ao funcionamento da máquina pública. Para se ter um ideia, ontem, 07 de março, iríamos pagar os servidores da Atenção Básica da Saúde. O dinheiro está na conta; mas devido o ciberataque não foi possível fazer o pagamento.”, lamentou Alves.

Tão logo o problema foi constatado, técnicos se empenharam nas tentativas para restabelecer o serviço; entretanto, até a tarde de hoje, 08 de março, todo o sistema operacional continuava sem funcionar. Foi lavrado um Boletim de Ocorrência e as investigações sobre o ataque já foram iniciadas.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Para todas as mulheres do mundo, em especial às itamarandibanas, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba deseja um dia pleno de amor e harmonia.

Feliz Dia da Mulher

A Prefeitura de Itamarandiba está disponibilizando para todos os servidores públicos municipais o contracheque on-line. A medida facilita o acesso às informações dos vencimentos e garante maior agilidade e comodidade ao servidor municipal.

 

O site oficial do município (www.itamarandiba.mg.gov.br) já disponibiliza um link que permite o funcionário da Prefeitura consultar e imprimir seu contracheque; para tanto basta digitar o CPF e senha. Em caso de primeiro acesso, no mesmo link aparece um campo que solicitará o cadastro; tudo muito simples e rápido.

 

Em caso de dúvidas o servidor pode contatar o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Itamarandiba pelo telefone (38) 3521-3173 ou, ainda, no endereço: Rua Tabelião Andrade, 205, centro.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba informa que o resultado do Chamamento Público de 001/2019 já se encontra disponível para visualização.

Foram ofertadas vagas para: fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro, médico (clínico geral), odontólogo, técnico em enfermagem, auxiliar de consultório odontológico.

 

Confira a lista classificatória clicando AQUI

 

 

A Prefeitura Municipal de Itamarandiba, por meio do seu Departamento Jurídico, divulgou hoje, terça-feira (29/01), o resultado final dos aprovados no processo seletivo do Programa de Promoção ao Estágio de Estudantes (PPEE).

As provas foram aplicadas no dia 19 de janeiro do corrente ano e a lista dos aprovados pode ser acessada clicando AQUI

 

Ernane Frois

Ascom - Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Página 1 de 11

Endereço

Canal de vídeos

Rede Social