HernaneF

Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de Itamarandiba promoverá palestras que visam conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos.

 

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, morrem pelo menos 800 mil pessoas vítimas de suicídio; sendo que no Brasil este é a quarta causa de mortes entre a população na faixa etária dos 15 a 29 anos. Com intuito de levar à população mais conhecimento acerca de preocupante tema, a Prefeitura de Itamarandiba, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento e Assistência Social, em consonância ao “Setembro Amarelo”, que alerta para a “prevenção do suicídio”, promoverá, ao longo do mês, uma série de ações que buscam mobilizar e despertar na sociedade a necessidade de debater acerca do autoextermínio. Dentre as atividades estão palestras que terão como público alvo os jovens itamarandibanos; para tanto, haverá encontros nas Escolas Estaduais: Mestre João Silvério (dias 14/09 às 10:00 horas e 18/09 às 15:30 horas), Mestra Bezinha Gandra (dias: 17/09 às 15:30 horas e 21/09 às 10:00 horas) e Maria Raimunda Andrade Neves, distrito de Santa Joana (dia 21/09 às 15:30 horas).

Os trabalhos já começaram e no último dia 11, por exemplo, cerca de 150 alunos da Escola Estadual São João Batista participaram, no Plenário da Câmara Municipal, da palestra “Setembro Amarelo: Uma campanha pela valorização da vida e prevenção do suicídio.”, ministrada pelo psicólogo, Nilberto Antônio Gonçalves.

Abordando o assunto de maneira direta e segura, o psicólogo reforçou ser extremamente necessário debater o tema suicídio, o qual, segundo ele, é um tabu a ser quebrado. Gonçalves destacou, ainda, que o suicídio não é uma escolha individual do sujeito, visto que ninguém escolhe morrer porque acha legal. “O autoextermínio é um recurso que o sujeito encontra por não suportar mais viver em meio a tanto sofrimento. Sendo que esta angústia está associada a alguma doença mental, sendo a depressão a mais comum. É preciso discutir sobre isso, romper com os preconceitos e assim evitar situações extremas que interrompem a vida de tantas pessoas todos os dias.”, explicou.

Alunos da Escola Estadual São João Batista foram os primeiros a participarem de uma série de palestras voltadas ao público jovem. A meta é atingir mais de 2.000 estudantes da Rede Estadual de Ensino.

 

O movimento “Setembro Amarelo” é de abrangência mundial e acontece no Brasil desde 2014. Em Itamarandiba, além de palestras, outras ações que buscam a conscientização acerca de relevante problema serão desenvolvidas e contarão com o apoio do CAPS, CRAS’s, CREAS, NASF, ACS’s, Escolas Estaduais e de profissionais especializados.

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba   

 

Em quatro dias de exposição o projeto itinerante trouxe aos itamarandibanos e vizinhos ciência, conhecimento e cultura.

 

Itamarandiba recebeu nos dias 05, 06, 07 e 08 de setembro, o projeto cultural “Ciência Móvel: Arte e Ciência sobre Rodas”. Ofertado gratuitamente pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a vinda do projeto à Itamarandiba foi possível graças a total contribuição da Prefeitura que através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio e Turismo disponibilizou todo o apoio logístico como: segurança, energia, internet, hospedagem, alimentação, transporte interno e outros.

 

A carreta, cujo baú vira sala para exibição de vídeos de ciências, percorre os Estados disseminando conhecimento e cultura aos brasileiros.

 

Com o objetivo de proporcionar momentos de diversão, descobertas e aprendizagem, o “Arte e Ciência sobre Rodas” desembarcou em Itamarandiba com 01 caminhão/carreta móvel equipado com salas de vídeos nas quais foram exibidos documentários educativos e exposições temáticas de multimídias e de jogos com módulos Vocação Educacional.  Entretanto, as apresentações não ficaram restritas ao veículo, visto que a mostra ocupou, também, as dependências do Ginásio Poliesportivo Municipal. No local a equipe da Fiocruz armou espaços interativos que facilitaram na percepção e envolvimento dos visitantes com a apresentação de eixos temáticos voltados ao corpo humano, saúde, energia e movimento.  

 

Alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Itamarandiba, Frei Lagonegro e Senador Modestino Gonçalves prestigiaram a exposição que teve como eixo temático o corpo humano, saúde, energia e movimento.  

 

Aberto ao público e sem restrição de idade, o “Ciência Móvel” recebeu a visita de itamarandibanos e de moradores da região; a exemplo alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Itamarandiba, Frei Lagonegro e Senador Modestino Gonçalves. A grande procura pela visitação foi destacada pela gerente municipal de cultura de Itamarandiba, Sra. Leda Rabelo, que não poupou elogios ao projeto e fez questão de agradecer a equipe Fiocruz pela parceria. “O projeto fala por si só! Ciência, ensinamentos e cultura. Foram 04 dias de muito aprendizado onde o público tornou-se um multiplicador do conhecimento. Os visitantes interagiram com expositores de microscopia, insetos, modelos anatômicos, sistemas vitais, anamorfose, ilusão de óptica, percepção auditiva, energia elétrica e mecânica.”, diz Rabelo.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

O Ministério da Cultura, Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio e Turismo, vai trazer aos itamarandibanos e população circunvizinha, nos dias 05, 06, 07 e 08 de setembro, o Projeto Cultural “Ciência Móvel: Arte e Ciência sobre Rodas”; o qual tem por objetivo levar conhecimento e aguçar nos jovens o interesse pela ciência.

O projeto, que tem visitação aberta ao público em geral, terá a participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas de Itamarandiba, Frei Lagonegro e Senador Modestino Gonçalves.

O “Arte e Ciência sobre Rodas” conta com 02 caminhões/carreta móvel equipado com salas de vídeos nas quais serão exibidos documentários educativos, exposições temáticas de multimídias e de jogos com módulos Vocação Educacional.  Os estudantes serão acompanhados pelo corpo docente de cada instituição que respeitando a planilha de trabalho visitarão a exposição que estará no Ginásio Poliesportivo Municipal, bairro São João Batista, de 8:00 às 16:00 horas.

Venha prestigie! O programa é enriquecedor e é para toda a família.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Sexta, 31 Agosto 2018 14:19

Campeonato Municipal de Futebol 2018

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, realizará, a partir de setembro, o Campeonato Municipal de Futebol/2018 (séries A, B e Juvenil).

A competição contará com a participação das melhores agremiações da sede municipal e do interior do município itamarandibano. Ao todo serão disputadas mais de 60 partidas com o envolvimento de 28 equipes e mais de 700 atletas.

A abertura oficial do torneio será dia 15 de setembro, às 17:00 horas, no Estádio Municipal Niquinho Gandra, e colocará frente a frente as equipes River e Campo Grande.

Venha! Traga sua família, torça, vibre, agite... Seu time é mais forte com você!

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Atenção pais e/ou responsáveis! Campanha contra a pólio e o sarampo terá segundo 'Dia D' neste sábado (01 de setembro)

Locais: Unidades Básicas de Saúde e tenda na Praça dos Agricultores

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, informa aos pais e responsáveis que próximo sábado, 01 de setembro, acontecerá o segundo Dia D – Vacinação contra a poliomielite e sarampo. Todas as crianças de 01 a menores de 05 anos de idade devem tomar a vacina; mesmo aquelas que já foram vacinadas (exceto as imunizadas nos últimos 30 dias). 

Visando vacinar o maior número possível de crianças, em Itamarandiba todas as Unidades Básicas de Saúde irão funcionar das 8:00 às 16:00 horas. Além disso, na Praça dos Agricultores, região central da cidade, profissionais da saúde estarão a postos, das 08:00 às 14:00 horas, para, também, aplicarem a vacina. Pais e/ou responsáveis; não se esqueçam de levar o cartão de vacinação da criança.

 

Prefeitura de Itamarandiba e Secretaria Municipal de Saúde protegendo nossa gente!

 

Além da doação das vestimentas, a Prefeitura itamarandibana tem dado suporte para que o projeto continue a desenvolver belíssimo trabalho social junto aos infantojuvenis de Itamarandiba. Hoje mais de 100 crianças são assistidas pelo projeto.

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou, na segunda quinzena de agosto, a doação de 50 coletes esportivos ao projeto “Bom de Bola, Craque na Escola e Fiel na Igreja”.

A entrega, feita no Ginásio Poliesportivo Municipal, foi realizada pelo gerente de esportes de Itamarandiba, Vinícius Mota, ao coordenador/fundador do projeto, Sr. Célio Aparecido de Menezes; o popular Célio Goiano.

Além da doação das vestimentas, o gerente de esportes, Vinícius Mota, ressaltou que a Prefeitura tem ofertado apoio necessário para que o projeto continue sendo referência de trabalho social na região. Ao exemplificar sua fala, Mota comentou que o Ginásio Poliesportivo Municipal e demais quadras esportivas possuem horário especial para atender e ofertar as melhores condições de uso ao projeto que acolhe mais de cem (100) infantojuvenis da cidade; os quais têm na prática esportiva a esperança de um futuro melhor e/ou mais promissor.  “Somos testemunhas do excepcional e relevante trabalho social que o Sr. Célio Goiano desenvolve em beneficio de dezenas de crianças itamarandibanas. Nossa gratidão vem com reconhecimento, colaboração, doações e disponibilização de espaço físico para o desenvolvimento das atividades e de transportes quando necessário.”, afirmou Mota.

Fundado em agosto de 2014, o “Bom de Bola, Craque na Escola e Fiel na Igreja” a cada ano ganha mais notoriedade em função do trabalho voluntário e social desenvolvido em prol das crianças e adolescentes de Itamarandiba. Nos quatro (04) anos de existência mais de 100 infantojuvenis passaram pelo projeto que dentre suas virtudes está a formação de cidadãos de bem.

Ao falar do projeto, o coordenador/fundador, Célio Goiano, é só entusiasmo e alegria; isto pelo fato de a iniciativa ter começado com apenas 08 crianças e hoje já possuir mais de 100 alunos inscritos. A satisfação de Goiano, também, tem haver com o reconhecimento dos pais e familiares dos alunos, bem como o apoio recebido de instituições e voluntários. “É prazeroso receber o carinho e o agradecimento dos pais. Contudo, a grande alegria está na união e generosidade daqueles que abraçaram a ideia e nos ajuda a tocar o projeto. Contamos hoje com 12 padrinhos fiéis que estão sempre prontos a colaborar. Temos na Prefeitura e Secretaria de Esportes pessoas sérias que nos tem dado apoio; inclusive quero registrar a doação desses 50 coletes que chegaram em ótima hora e que muito nos serão úteis. À todos, sem exceção, fica meu muito obrigado!”, diz.

O projeto “Bom de Bola, Craque na Escola e Fiel na Igreja” é de cunho social sem fins lucrativos. Toda e qualquer ajuda é sempre bem-vinda! Caso queira ser um colaborador basta entrar em contato pelo telefone: (38) 99921-3490 (WhatsApp) ou (38) 99113-9426; falar com Célio Goiano.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

A Praça Senhor Manoel, no bairro São Geraldo, foi o 1º logradouro a receber a equipe de limpeza. O mutirão vai se estender a todos os bairros e tem previsão de acontecer até o dia 11 de outubro de 2018.

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Obras e Serviços Urbanos, iniciou na manhã de hoje, 23 de agosto, o mutirão de limpeza nos bairros da cidade.  A ação conjunta faz parte do Programa Sono Bom que tem como objetivo central combater a proliferação dos pernilongos e do  Aedes Aegypti,  mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Com previsão de duração até o mês de outubro, o mutirão de limpeza começou pelo bairro São Geraldo, área de cobertura do ESF Dr. Sebastião Gusmão, e respeitando o cronograma preestabelecido passará pelos bairros Cidade Jardim, 1º de Maio, Capão da Elena, Fazendinha, Quebra Tigela, Laranjeiras, Bom Jesus, Centro e Florestal.

Além de deixar a cidade mais limpa e bonita, o mutirão vai acabar com locais que servem de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti e pernilongos.

 

A Praça Senhor Manoel foi o 1º logradouro a receber maquinários e homens; os quais já estão promovendo a limpeza e retirada de resíduos no local e suas imediações. O início dos trabalhos foi acompanhado de perto pelos secretários municipais de saúde, obras e serviços urbanos; respectivamente, Antônio Andrade e Eurípedes Victor Mendes, vice-prefeito, Lete Monteiro, Agentes Comunitários de Saúde, vereadores, coordenadoras de departamentos ligados a saúde pública e moradores da região.

De acordo com o secretário de saúde de Itamarandiba, Antônio Andrade, as equipes envolvidas irão promover limpeza, capina e dedetização dos rios, bem como farão o recolhimento, em grande escala, dos resíduos depositados nas vias públicas. Entretanto, o secretário ressalta que o mutirão só surtirá o efeito esperado caso a população seja parceira da ação. “É extremamente importante que o cidadão abrace a causa. Pedimos a colaboração dos moradores para que limpem seus quintais, retirem o lixo e o deposite nas ruas somente na data em que o caminhão irá passar. Para isso existe um cronograma e vamos respeitá-lo fielmente.”, diz.  

O secretário Antônio Andrade explicou que o mutirão de limpeza irá percorrer 10 bairros de Itamarandiba e que a população tem papel fundamental na evolução dos trabalhos.

 

Para mais informações ligue: (38) 3521-3188 (Vigilância em Saúde), (38)3521-3208 (Secretaria Municipal de Saúde), (38) 3521-1128 (Prefeitura Municipal de Itamarandiba)

O cronograma está definido da seguinte maneira:

23/08 a 03/09 = bairro São Geraldo (área de cobertura do PSF Dr. Sebastiao Gusmão);

04 a 11/09 = Continuação do São Geraldo Cidade Jardim (área de cobertura do PSF São Geraldo)

12 a 18/09 = bairro 1º de Maio (área de cobertura do PSF 1º de Maio);

19 e 20/09 = Capão da Elena (área de cobertura do PSF Homem do Campo);

21 a 28/09 = bairro Fazendinha (área de cobertura do PSF Fazendinha);

29/09 a 04/10 = Continuação do Fazendinha, Quebra Tigela e Laranjeiras (área de cobertura do PSF Dr. José Pavie);

05 a 11/10 = bairros Bom Jesus, Centro e Florestal (área de cobertura do PSF Central).

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

A Prefeitura de Itamarandiba, por intermédio das Secretarias Municipais de Saúde e Obras, dará inicio, na próxima quinta-feira, 23 de agosto, ao programa “Sono Bom”; o qual consiste, dentre outros atos, em realizar grande mutirão de limpeza na cidade de Itamarandiba.

 

Para maior eficácia e menos transtornos à população, a Prefeitura disponibilizará caçambas que, respeitando cronograma preestabelecido, irão recolher os resíduos em todos os bairros. Além disso, haverá limpeza, capina e dedetização dos rios e ruas que sirvam de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti e pernilongos.

 

Vale destacar que a ação depende da participação e envolvimento dos moradores de toda a cidade; os quais deverão retirar de seus quintais todo o lixo acumulado e descartá-lo na rua somente no primeiro dia da data de cada bairro; visto que o caminhão de coleta passará uma única vez em cada rua.

 

Fique atento aos dias de cada região e suas respectivas áreas:

 

  • 23/08 a 03/09 = bairro São Geraldo (área de cobertura do PSF Dr. Sebastiao Gusmão);
  • 04 a 11/09 = Continuação do São Geraldo Cidade Jardim (área de cobertura do PSF São Geraldo)
  • 12 a 18/09 = bairro 1º de Maio (área de cobertura do PSF 1º de Maio);
  • 19 e 20/09 = Capão da Elena (área de cobertura do PSF Homem do Campo);
  • 21 a 28/09 = bairro Fazendinha (área de cobertura do PSF Fazendinha);
  • 29/09 a 04/10 = Continuação do Fazendinha, Quebra Tigela e Laranjeiras (área de cobertura do PSF Dr. José Pavie);
  • 05 a 11/10 = bairros Bom Jesus, Centro e Florestal (área de cobertura do PSF Central).

 

Ernane Frois

Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

Amanhã, terça-feira (21/08), a Associação Mineira dos Municípios (AMM) realizará, em Minas Gerais, grande mobilização que tem por objetivo mostrar à sociedade a caótica situação financeira das prefeituras mineiras após os constantes atrasos nos repasses devidos pelo Estado. Nesse contexto, a Prefeitura de Itamarandiba vem a público informar que em reunião realizada no dia 13/08/2018, onde estiveram presentes 56 (cinquenta e seis) prefeitos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, ficou definido a adesão dos integrantes da União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha (UMVALE) a tal movimento.

Sendo assim, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, usando da competência privativa que lhe confere o art. 66, VI da Lei Orgânica Municipal e demais dispositivos legais aplicáveis a espécie, assinou na data de hoje, 20/08, o Decreto de Nº 4263/18 que estabelece o dia 21 de agosto de 2018 como ponto facultativo no âmbito do Poder Executivo Municipal.

 

  • Entretanto, a Prefeitura de Itamarandiba esclarece que:

    1. Tal decreto é de validade apenas para esta terça-feira, 21 de agosto de 2018.
    2. As repartições da sede administrativa terão funcionamento interno.
    3. Este decreto não tem efeito às atividades inerentes à saúde pública, ou outras, que por sua natureza são consideradas indispensáveis. Ou seja, apenas as repartições administrativas da Secretaria Municipal de Saúde podem aderir ao ponto facultativo. Assim, por exemplo, o Hospital Municipal funcionará normalmente; já o Centro de Especialidades Municipal, CAPS, Vigilância Epidemiológica, Farmácia Básica, Odontologia e Unidades de Saúde irão funcionar até às 14:00 horas, sobretudo para garantir o regular andamento das campanhas de vacinação.
    4. As atividades essenciais da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos permanecerão inalteradas.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Evento, a ser realizado de 17 a 20 de outubro, é considerado o maior festival gastronômico dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

 

A Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas (ACITUPP), com incondicional apoio da Prefeitura itamarandibana e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, vai promover em Itamarandiba, nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro de 2018, o Festival Gastronômico e Cultural “Arte e Sabor”.

Idealizado com a finalidade de valorizar e promover os sabores dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o projeto chega à Itamarandiba já consolidado como o maior festival gastronômico da região. E para que o evento seja sucesso de público e crítica; organizadores e proprietários dos comércios participantes se reuniram, na última semana, para discutirem acerca do projeto, sua programação, bem como toda a logística de funcionamento dos comércios durante os 04 dias de festival.

O encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal de Cultura, contou com a presença do turismólogo responsável técnico da ACITUPP, Bruno de Sá, gerente municipal de cultura e turismo, Leda Rabelo, procurador do município, Pedro Afonso, membros do Conselho Municipal de Turismo e comerciantes dos estabelecimentos que participarão do Festival Gastronômico e Cultural “Arte e Sabor”, sendo eles: Restaurante Posto Bodão; Alambique Bar, Restaurante e Pizzaria; Arte Mineira Restaurante e Pizzaria; e Restaurante Mix Center Bat.

A gerente municipal de cultura, Leda Rabelo, enfatizou que a reunião serviu para acertar detalhes que tendem a contribuir com o sucesso do evento, dentre eles, a definição e cadastro dos pratos que cada restaurante irá servir, o estilo musical mais adequado para a ocasião e dicas de boas maneiras no atendimento. “É com muita felicidade que receberemos o Festival Gastronômico em Itamarandiba. o evento será em outubro, mas já estamos trabalhando arduamente para que itamarandibanos e visitantes tenham noites agradabilíssimas. Nossa ideia é propor e realizar o resgate cultural através de pratos típicos e apresentações musicais que retratam nossas origens.”, diz Rabelo. 

No decorrer do encontro, o turismólogo, Bruno de Sá, explicou passo a passo os procedimentos do projeto e como se dará a programação na Capital Brasileira do Eucalipto. Na oportunidade, ele informou que a ACITUPP irá custear parte dos cachês destinados aos músicos que se apresentarão nos estabelecimentos participantes durante o “Arte e Sabor.”.

 

Ernane Frois

ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Página 1 de 7

Endereço

Rede Social