Comidas Típicas

Sabores da nossa terra!

Costuma-se dizer que não existe prato regional que se vá à mesa sem levar um pouco da história e cultura local. Em Itamarandiba esse ditado não foge à regra dos demais cantos culinários do Estado de Minas Gerais.

No nosso município a variedade de ingredientes e temperos garante um cardápio com cores e sabores inigualáveis. Quem aqui se arrisca nas guloseimas gastronômicas há de se arrebatar com pratos preparados nas panelas de ferro e barro que levam à mesa dos itamarandibanos e visitantes o que existe de melhor da comida mineira. Todas essas delícias, na sua grande maioria, são feitos nos fogões à lenha.

Iguarias do tipo arroz com pequi, canjiquinha com costelinha, torresmo, tutu de feijão com linguiça, ensopado de carne com mandioca, tropeiro e o frango caipira; sendo este acompanhado de ora-pro-nóbis, ao molho pardo, angu, quiabo e outros mais, são delícias que cativam o paladar de todos que amam uma boa refeição.

Na cozinha itamarandibana é possível saborear, também, guloseimas preparadas no tacho de cobre, tais como: doce de leite, pé-de-moleque, doce de mamão e muitos outros. Em nossa região a broa de fubá, biscoito de goma, pão de queijo, rosquinha de nata, com uma tradição culinária, passada de geração a geração, recebem personalidades distintas com sabores e texturas indescritíveis.

Com tantas opções de pratos e sobremesas podemos dizer veemente “O que aqui se prepara torna-se fartura em nossas mesas e alimenta nosso orgulho e nossa gente.”

Texto: Ernane Frois

© 2019 Prefeitura Municipal de Itamarandiba