Padre João Afonso

Distrito de Padre João Afonso

Fundado em 14 junho de 1914 e situado a 42 quilômetros da sede municipal, o distrito de Padre João Afonso no início chamava-se Socorro em homenagem a nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira do lugar e consagrada no dia 27 de julho. O atual nome é em homenagem ao Padre João Afonso, que celebrou a primeira missa no lugar.

O distrito de Padre João Afonso possui alguns povoados, dentre eles: Divino, São Pedro, Cachoeira e Bom Sucesso. Na sede do distrito não existe grandes construções, porém, notamos duas árvores, veneradas pelo povo, de nome "TAMBORIL" plantada em 1904. Ao arredor do distrito muitas são as belezas naturais, destacando-se o Parque Estadual da Serra Negra o qual é um dos principais atrativos naturais do município e está protegido por unidades de conservação. O local conta com uma das matas mais preservadas de todos os parques Estaduais do Estado de Minas Gerais e a rica biodiversidade pode ser fotografada nas amplas e exuberantes paisagens.