Terça, 07 Mai 2019 19:15

Doença Diarréica Aguda: Secretaria Municipal de Saúde promove palestras nas Escolas do Município de Itamarandiba

Ministradas por estudantes de medicina, as palestras visam alertar e apresentar a população itamarandibana as medidas preventivas da DDA.

Recentemente os moradores de Itamarandiba foram surpreendidos por um surto de diarréia que acometeu principalmente pessoas residentes nos bairros Fazendinha, 1º de Maio e São Geraldo. No intuito de orientar a população quanto aos males e os cuidados a serem tomados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem promovido ações de educação em saúde que alertam para os cuidados preventivos da Doença Diarréica Aguda (DDA).

Objetivando neutralizar e/ou amenizar uma possível proliferação do surto em Itamarandiba, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem, 06 de maio, uma série de palestras que têm como público alvo alunos das Escolas Públicas do município. O projeto, supervisionado pelo setor da Atenção Primária da Saúde, tem como palestrantes os acadêmicos do 11º período de medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Isadora Ramires Bahia e Matheus Brum Rodrigues da Costa. Os dois são estagiários do programa de “Internato de Medicina de Família e Comunidade”; do qual a Prefeitura itamarandibana é parceira.

As palestras acontecem no período matutino e vespertino e já foram ministradas na E.E. Cel. Jonas Câmara, E.E. Mestre João Silvério, E.E. Prof. Teodorinho Fernandes, E. M. Criança Feliz, E. M. Gente Pequena, E. M. Paraíso Infantil e nas Creches Municipais Cantinho Feliz, Paraíso Infantil e Tatão Araújo.  Sendo; o CESEC Itamarandiba e as Escolas Estaduais São João Batista e Mestra Bezinha Gandra os próximos a receberem as palestras.

O secretário municipal de Saúde, Antônio Andrade e a coordenadora da Atenção Primária, Luciana Piovezan, ladeados pelos palestrantes, acadêmicos de medicina da UFVJM, Isadora Ramires e Matheus Brum.

Durante os encontros, Isadora Ramires e Matheus Brum argumentam ser extremamente necessário que as pessoas se atentem às medidas preventivas da DDA. Eles aproveitam o momento para darem algumas dicas. “São sugestões bem simples, mas que trazem grandes resultados. Sugerimos, por exemplo, que as pessoas se preocupem com a higiene pessoal, da casa e do ambiente de trabalho, que tomem água fervida e/ou filtrada, que evitem lixeiras nas cozinhas e que cubram bem os alimentos.”, comentou a discente Isadora.

Além das dicas mencionadas pelos palestrantes; é importante frisar que caso alguém esteja com diarreia ela deve evitar locais com grandes aglomerações de pessoas (escolas, empresas, igrejas, clubes etc.). Além disso, devem se atentar para:

• Ingerir mais líquido que o normal; evitando assim a desidratação;
  • Manter a alimentação, evitando assim a desnutrição;
  • Lavar as mãos com sabão frequentemente, principalmente antes das refeições, após ir ao banheiro, antes de cozinhar e depois de assuar o nariz;
  • Consumir apenas água potável e lavar bem as frutas e vegetais;
  • Evitar compartilhar toalhas, copos e talheres;
  • Redobrar os cuidados com a higiene, principalmente se houver alguém doente em casa.

Última modificação em Quarta, 15 Mai 2019 19:23
  • Image
  • Text
  • Additional info
  • Latest by author
  • Related items
  • Gallery

• Ingerir mais líquido que o normal; evitando assim a desidratação;
  • Manter a alimentação, evitando assim a desnutrição;
  • Consumir apenas água potável e lavar bem as frutas e vegetais;
  • Evitar compartilhar toalhas, copos e talheres;

Mais recentes de HernaneF

Itens relacionados (por tag)

Canal de vídeos