Sexta, 08 Março 2019 19:11

Hackers invadem sistema operacional da Prefeitura de Itamarandiba e causa transtornos a área administrativa

A invasão afetou diretamente setores essenciais ao desempenho operacional da administração pública; inclusive impossibilitou a Prefeitura de realizar o pagamento dos servidores da Atenção Básica da Saúde.

Os servidores da Prefeitura Municipal de Itamarandiba que chegaram para trabalhar na quarta-feira, pós-feriado de carnaval, depararam com o sistema operacional da área administrativa criptografado, com acesso negado seguido de uma mensagem sugerindo que os responsáveis pela gestão municipal fizessem contato via e-mail e avisando, ainda, que o sistema só seria liberado mediante pagamento em moeda virtual (bitcoins).

De acordo com o departamento de informática da Prefeitura, a invasão ocorreu por volta das 14:00 horas do sábado, 02 de março, e o problema afetou diretamente setores essenciais ao desempenho operacional da administração pública, a exemplo os departamentos de Licitação, Compras,  Recursos Humanos, Tributos, Tesouraria e outros.

O prefeito Luiz Fernando Alves explicou que a situação tem prejudicado os trabalhos internos e que isso pode promover uma reação em cadeia, visto que o problema impossibilita a Prefeitura de realizar compras, pagar fornecedores e honrar a folha de pagamento. “Os hackers bloquearam o trabalho em setores capitais ao funcionamento da máquina pública. Para se ter um ideia, ontem, 07 de março, iríamos pagar os servidores da Atenção Básica da Saúde. O dinheiro está na conta; mas devido o ciberataque não foi possível fazer o pagamento.”, lamentou Alves.

Tão logo o problema foi constatado, técnicos se empenharam nas tentativas para restabelecer o serviço; entretanto, até a tarde de hoje, 08 de março, todo o sistema operacional continuava sem funcionar. Foi lavrado um Boletim de Ocorrência e as investigações sobre o ataque já foram iniciadas.

Lido 1884 vezes Última modificação em Segunda, 25 Março 2019 13:06

Canal de vídeos