Mutirão de limpeza: Prefeitura de Itamarandiba realiza limpeza dos Rios São João, Bexiga e Ponte de Terra

Limpeza dos Rios tem por objetivo combater a proliferação dos pernilongos e do Aedes Aegypti.

A Prefeitura de Itamarandiba está realizando a limpeza dos córregos que cortam a cidade. A intervenção faz parte do grande mutirão de limpeza que vem acontecendo, desde a segunda quinzena de agosto, em todos os bairros itamarandibanos.

Além da coleta do lixo e entulhos, previamente depositados nas vias pelos moradores locais, a força-tarefa está sendo realizada, também, nos Rios São João, Bexiga e Ponte de Terra; os quais estão recebendo carpina nas suas margens e vêm passando por minuciosa limpeza com a retirada do lixo e de plantas aquáticas que estavam cobrindo todo o leito; facilitando assim a existência de criadouros para o Aedes Aegypti e os pernilongos.

Assim como os Rios São João e Ponte de Terra, o Córrego Bexiga, próximo ao Hospital Municipal, passou por carpina e retirada de entulhos ao longo do seu leito.

A ação, denominada “Sono Bom”, acontece de maneira conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde e Obras e tem como objetivo central combater a proliferação dos pernilongos e do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Os trabalhos já passaram pelos bairros São Geraldo, 1º de Maio e Fazendinha; a previsão é que até o final de outubro todos os bairros da sede municipal sejam contemplados com o mutirão de limpeza.

Vale destacar que, além dos trabalhos de limpeza promovidos pela Prefeitura Municipal, os mananciais do perímetro urbano estão passando por processo de despoluição. Tal procedimento vem sendo realizado pela Copasa, a partir da instalação do sistema de captação de esgoto, inclusive em alguns pontos, de mencionados Rios, já é possível presenciar a melhoria da qualidade ambiental da água.

Última modificação em Sexta, 05 Outubro 2018 19:06