Prefeitura idealiza e implanta Centro de Especialidades Municipal em Itamarandiba.

Com a criação do CEM muitos itamarandibanos não precisarão se deslocar à Diamantina, Belo Horizonte, Montes Claros e outros lugares para realizarem determinadas consultas. Os encaminhamentos são realizados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde. Tudo muito rápido e sem grandes filas!

No intuito de prestar e promover serviços de saúde diferenciado, rápido e de qualidade à população do município, a Prefeitura itamarandibana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, planejou e implantou em Itamarandiba o Centro de Especialidades Municipal (CEM); o qual vai garantir aos moradores da sede, distritos e demais comunidades, um atendimento preciso e instantâneo; facilitando assim a vida daqueles que muitas das vezes necessitavam recorrer a um atendimento particular ou especializado em outras municipalidades.

Instalado na região central da cidade, o espaço conta com profissionais altamente capacitados e vai ofertar mensalmente mais de 2.300 atendimentos em 08 especialidades, sendo elas: cardiologia, endocrinologia, pediatria, ginecologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e nutrição.

O ginecologista, Dr. Geraldo Rodrigues, e o cardiologista, Dr. Jailton Neves, fazem parte do corpo clínico que presta relevantes serviços no Centro de Especialidades Municipal. Por mês mais 2.300 consultas são ofertadas.

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, um dos articuladores na idealização do projeto, enfatizou que o CEM foi criado para humanizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, em especial àqueles que necessitam de atendimento fora do município, visto que agora muitas pessoas não precisarão se deslocar à Diamantina, Belo Horizonte, Montes Claros e/ou outras localidades para realizarem determinadas consultas. “Ao criarmos o Centro de Especialidades Municipal reforçamos nosso compromisso de sempre cuidar da saúde e qualidade de vida da nossa gente. Esse Centro, sem dúvidas, é um ganho para toda a sociedade. Com ele vamos aperfeiçoar a qualidade do atendimento aos cidadãos, facilitar o acesso à saúde e reduzir a espera por consultas especializadas.”, diz Alves.

Em funcionamento desde o mês de abril do corrente ano, porém inaugurado oficialmente na segunda quinzena de julho, o CEM tem prestado grande serviço à sociedade e com isso conseguido transformar a realidade da saúde de Itamarandiba. À frente da coordenação do Centro desde a implantação, a enfermeira Herícia Lima reconhece este feito e enalteceu o empenho da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde na condução do espaço e na busca de alternativas que possibilitem o aumento na oferta de consultas e de especialidades no lugar. “Por muito tempo era um incômodo, um cenário de filas e longos períodos de espera. Felizmente isso ficou no passado! Hoje ofertamos agendamento de várias especialidades a qualquer dia. Mas, para isso foi necessário uma série de investimentos. A cada dia estamos melhorando a infraestrutura, ampliando o atendimento para mais pacientes, capacitando e aumentando o número de funcionários. Tudo isso com uma única finalidade: proporcionar um atendimento digno e eficiente para a população de Itamarandiba.”, diz a coordenadora.

Inaugurado a poucos dias, o CEM oferta atendimento nas especialidades: cardiologia, endocrinologia, pediatria, ginecologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e nutrição. A expectativa é de que, em breve, novas especialidades médicas sejam disponibilizadas.

O Centro de Especialidades Municipal está situado na Travessa Tabelião Andrade, Nº 90, (próximo a Secretaria Municipal de Saúde) e os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira das 07:00 às 18:00 horas; em alguns sábados há atendimentos também. O paciente recebe o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), onde se iniciou o tratamento, e comparece ao CEM com dia e hora marcada. Tudo muito rápido e sem grandes filas!

Saiba mais dobre o Centro de Especialidades Municipal (CEM):

Atendimentos mensais:

• Cardiologia = 120
  • Endocrinologia = 70
  • Pediatria =100
  • Ginecologia= 260
  • Fonodiaulogia = 100
  • Fisioterapia= 1.500
  • Psicologia= 100
  • Nutrição= 60

Profissionais e cargos ocupados:

• Geraldo Rodrigues de Araújo = Ginecologista