Quarta, 04 Outubro 2017 06:00

Prefeitura de Itamarandiba inicia aração de terras, a baixo custo, para agricultores do município

Depois de 30 anos, Sr. Geraldo de Oliveira vê pela primeira vez um trator realizando serviço gratuito em suas terras. A Prefeitura de Itamarandiba custeou a metade dos gastos com a aração dos aproximadamente 1,5 hectares do terreno.

A Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Agropecuária e Meio Ambiente, elaborou e colocou em prática importante projeto de aração de terras que tem por finalidade beneficiar cerca de 2.000 (duas mil) famílias de produtores rurais do município; as quais irão receber apoio do governo municipal para cultivar as propriedades, tornando-as mais produtivas.

Com a Prefeitura pagando 50% do serviço contratado, o Programa Municipal de Aração de Terras prevê a disponibilização de 2.000 horas de trator de pneus com grade a serem usadas na preparação de terreno para o plantio de lavoura branca (feijão, milho, arroz, cana, etc), e, ainda, a concessão de 500 horas de retroescavadeira para se construir e limpar bacias de contenções e barraginhas.

Com objetivo de atender cerca de 2 mil famílias de agricultores, a patrulha agrícola é formada por 10 tratores e 01 retroescavadeira. O maquinário atenderá o homem do campo respeitando um cronograma preestabelecido.

De acordo com o gestor municipal de agropecuária, Herculano Campos Gusmão, a ação é mais uma iniciativa que comprova o quanto a Atual Gestão visa valorizar o homem do campo e busca alternativas que alavancam a produção rural do município itamarandibano. “O programa se estenderá aos quatro cantos da nossa municipalidade e terá custo viável aos produtores rurais, pois, a Prefeitura vai arcar com a metade das horas acordadas. Lembrando que cada produtor poderá contratar até 04 horas de serviços.”, ressaltou Gusmão.

Os trabalhos de aração de terras tiveram início na manhã do dia 03 de outubro, na Fazenda Santa Rita, região do Quebra Coco. Sob um sol escaldante, o Sr. Geraldo de Oliveira, popular Nego do Chicão, 77 anos, observava de perto o trator que arava cerca de 1,5 hectares da sua propriedade. No local o Sr. Geraldo pretende plantar milho e feijão de seca.

Primeiro produtor a ser contemplado com o Programa, Sr. Geraldo comentou ter contratado a máquina e equipamentos por 02 horas ao valor de 100 reais; o que, segundo ele, seria 200 reais, entretanto a Prefeitura arcará com os outros 100 reais. “Em 30 anos essa é a primeira vez que ganho horas de trator para arar um pedaço de terra. O dinheiro economizado vou usar para comprar adubo e, ainda, vai sobrar um pouquinho.”, comemora.

Ao lançar o Programa Municipal de Aração de Terras, a Prefeitura de Itamarandiba se compromete em custear 50% do serviço contratado pelos produtores da zona rural.

Para usufruir do benefício é preciso que o produtor, munido de documentos pessoais e de comprovante de posse do imóvel rural, procure a Secretaria Municipal de Agropecuária. No local o produtor será cadastrado e receberá um boleto, já com o desconto de 50% pagos pela Prefeitura, para ser quitado e apresentado no ato em que o maquinário chegar à sua região.

Considerado o maior projeto agrícola da história do município é certo que o Programa Municipal de Aração de Terras vai gerar grande demanda; sendo assim, a Prefeitura de Itamarandiba, através de criterioso processo de licitação, contratou 10 tratores e 01 retroescavadeira. As patrulhas agrícolas já iniciaram os trabalhos; sendo o trajeto 01 saindo da Fazenda Santa Rita sentido Onça passando por São Felipe, Barbados, Terça, Mandassaia e outros. Trajeto 02 saindo da região Fazendinha sentido Padre João Afonso passando por Ponte Santana, Ribeirão Comprido, Ribeirão Vermelho e outros.

Quer saber como participar do Programa, qual o cronograma de trabalho e/ou obter outras informações? Basta procurar a Secretaria Municipal de Agropecuária à Praça Afonso Pavie, 120, (ao lado da Igreja do Rosário) ou ligar (38)3521-3184.

Lido 1091 vezes Última modificação em Quinta, 19 Outubro 2017 13:15