Dados Geográficos

População estimada 2014 (1)

População 2010

Área da unidade territorial (km²)

Densidade demográfica (hab/km²)

Código do Município

Gentílico

Itamarandibano

Prefeito                                                                                                                                   Erildo do  Espirito Santo Gomes

População estimada 2014 (1) 34.033
População 2010 32.175
Área da unidade territorial (km²) 2.735,573
Densidade demográfica (hab/km²) 11,76
Código do Município 3132503
Gentílico Itamarandibano
Prefeito Erildo do Espirito Santo Gomes

Clima

O clima predominate é o tropical de altitude, com índice pluviométrico anual que ultrapassa os 1114 mm, clima ameno e agradável com temperaturas mínima anual de 15°C e a média anual de 20°C. O histórico do clima da cidade possui registros catalogados desde 1923, ano em que foi instalada a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (IMET) na cidade. São comuns no inverno baixas temperaturas que a colocam entre as cidades mais frias de Minas Gerais.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima registrada em Itamarandiba foi de 3,8 ºC, ocorrida no dia 26 de julho de 1973. Já a máxima foi de 37,0 ºC, observada dia 2 de novembro de 2007. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 137,7 mm, em 31 de outubro de 2009.

Hidrografia

O município de Itamarandiba é considerado a "caixa d'água" do Vale do Jequitinhonha por corresponder, junto a outros municípios da região, por grande parte do volume de águado Rio Araçuaí; servindo populações como a da Cidade de Araçuaí-Cidade Pólo do Médio Jequitinhonha.

O município de Itamarandiba possui grande número de nascentes, córregos, rios que são tributários da Bacia do Rio Jequitinhonha além de outros que são tributários da bacia hidrográfica do Rio Doce, estes últimos localizados mais a leste.

Principais mananciais

Rio Araçuaí este rio nasce no município de Rio Vermelho, numa das mais belas paisagens do Alto Jequitinhonha;
Rio Itamarandiba - O Rio Itamarandiba possui duas grandes nascentes, que após longo percurso no município se encontram formando o leito principal do Rio Itamarandiba, que é um dos principais rios do Alto Jequitinhonha, promovendo a integração regional, entre os municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina, Aricanduva entre outras localidades;
Rio São João : Este mancial tem suas cabeceiras próximas ao perímetro urbano de Itamarandiba, o que tadavia facilita a captação de água para abastecimento da cidade, entretanto sofre com os impactos ambientais negativos, como a poluição;
Rio Itacarambi; utilizado largamente pela atividade cafeeira e de grande importância econômica e ambiental no munucípio.
Ribeirão Santo Antônio; tem sua foz no Rio Araçuaí e sofre assim como os demais rios com as agressões ambientais;
Vegetação

O município de Itamarandiba, possui cobetura vegetal de dois grandes biomas brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado, nos domínios da Serra do Espinhaço - Reserva da Biofesra/UNESCO, é possível encontrar Matas de Galeria, Campos Rupestres, Extensas Áreas de Cerrado e fragmentos da Mata Atlântica. Apesar do incremento das atividades de extração vegetal e Silvicultura, representativos do desflorestamento para produção do carvão vegetal a partir de matas nativas e plantadas e da apresentação de Itamarandiba no 1º(primeiro) lugar no Ranking do desmatamento da Mata Atlântica em Minas Gerais no período analisado até 2005, como revelou o INEP, o município ainda detém significativas áreas de cobertura vegetal, que todavia requerem prevenção e proteção.

Parque Estadual da Serra Negra

O Parque Estadual da Serra Negra é uma das mais belas unidades de conservação do nordeste de Minas Gerais, a unidade de conservação(fechada) foi criada em 1998 a partir do Decreto nº 39.907 de 22 de setembro de 1998. Sua área é de 13.654 ha e tem como representativo de sua fauna e flora, o Lobo Guará e as Canelas D'ema Gigantes respectivamente, são dois símbolos da unidade de conservação. De grande exuberância e de importância vital para os Vales do Jequitinhonha e Rio Doce, o Parque Estadual da Serra Negra é um atrativo a parte em Itamarandiba e compõe o Mosaico do Espinhaço Meridional, de unidades de conservação.

Fontes:http://pt.wikipedia.org/

Última modificação em Segunda, 01 Junho 2015 13:39